Controle Interno
Artigo: Controle Interno. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinebds • 16/10/2013 • 404 Palavras (2 Páginas) • 610 Visualizações
Contorle interno
Segundo Lima, “O controle interno é exercido por órgãos da administração da entidade auditada ou por seus delegados.” Onde eles utilizam métodos e medidas de avaliação para verificar a veracidade dos dados apresentados, são responsáveis por manter em ordem e organizado o sistema de contabilidade, é com base nesse sistema que é fundamentado o trabalho do auditor.
O estudo e a avaliação do controle interno pelo auditor tem a finalidade de estabelecer uma base em que se apoiar para verificar a natureza e a época mais adequada para a aplicação dos testes de auditoria. O controle interno se subdivide-se em controle interno contábil e controle interno administrativo.
O controle interno contábil é feito com base nos procedimentos da organização diretamente relacionados com ativos e registros financeiros, e o controle interno administrativo é relacionado ao plano da organização referente à eficiência operacional e diretriz administrativas.
Lima ainda afirma que “ as pessoas físicas ou jurídicas, publicas ou privadas, sujeitam-se à atuação do sistema de controle interno do poder executivo federal, mediante os seguintes processos:”
Tomada de contas: no caso dos ordenados de despesa das unidades da administração direta federal; daqueles que arrecadem, gerenciem ou guardem dinheiro, valores e bens da união, ou que por eles respondam; e daqueles que derem causa e perda, subtração, extravio ou estrago de valores, bens e materiais da união pelos quais sejam responsáveis; e
Prestação de contas: no caso dos dirigentes das entidades supervisionadas da administração indireta federal; dos responsaveis por entidades e organizações, de direito publico ou privado, que utilizem contribuições para fins sócias, recebam subvenções ou transferências à conta do tesouro; e das pessoas físicas que recebam recursos da união, para atender as necessidades previstas em lei.
Princípios do controle interno:
Relação custo beneficio:
Qualificação adequada, treinamento e rodízio de funcionários:
Delegação de poderes e determinação de responsabilidades:
Segregação de funções:
Instruções devidamente formalizadas:
Controle sobre as transações:
Aderência as diretrizes e normas legais:
Ainda segundo Lima, “parte importante desse processo é acompanhar os controles internos referentes ao fluxo de tomada de decisões, seus registros e suas conseqüências”
“O auditor identificará se as funções do sistema de controle interno estão sendo executadas de maneira adequada e se as revisões e aprovações estão devidamente evidenciadas em documentos. Qualquer exceção será objeto de analise da ocorrência”
O auditor deve ter conhecimento geral das atividades da empresa, com base e m investigações internas externas, como conferencia de papeis de trabalhos anteriores, correspondências, reunião com funcionários, para assim ter um conhecimento detalhado dos registros.
...