Crianças: princípios e métodos
Seminário: Crianças: princípios e métodos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: magali111 • 13/11/2014 • Seminário • 329 Palavras (2 Páginas) • 429 Visualizações
ETAPA 4
Passo 1: leitura do livro–texto (PLT) - OLIVEIRA, Zilma R. de (org.). Educação infantil: fundamentos e métodos. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Anotações sobre o trabalho desenvolvido com crianças com necessidades especiais
• A formação continuada dos professores para conhecer melhor o que se sabe a respeito das possibilidades de trabalho pedagógico de promoção do desenvolvimento de todas as crianças com necessidades especiais educacionais especiais, bem como auxiliar essas crianças ma construção de conhecimento cada vez mais ampliados significativos acerca do mundo de si mesmas.
• Qualquer atividade de uma criança com deficiência dever ser compartilhada com um professor o qual tenha uma relação de estimulo e confiança, “a fim de evitar que ela construa um sentimento de inferioridade”.
• Criar formas de acolher com naturalidade as novas possibilidades trazidas por essas crianças.
• Capacitar professores de classes comuns de que as crianças com necessidades educacionais especiais são iguais como todas as outras.
• Os pais das crianças com necessidades educacionais especiais representam outro grupo de atores do processo educacional cuja contribuição para a mudança de paradigmas deve ser garantida.
• É necessário que as crianças tenham oportunidade de aprender com as contribuições de cada um de seus colegas, em uma relação de alteridade.
Passo 2: Resenha do Parametro Curricular Nacional da Educação Infantil – “respeito a diversidade” disponível em http://200.156.28.7/Nucleos/media/common/Downloads_PCN.PDF
Respeito à diversidade dos alunos é parte integrante da proposta de ensino-aprendizagem, para que seja incorporada pelas crianças. A atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na escola. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de religião, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas. É tarefa primordial da escola a difusão de conteúdos, não abstratos, mas vivos e concretos, da realidade social.
Passo 3: Consultar o site Direcional educador.com. disponível em http://www.direcionaleducador.com.br/curso-livre-sequencia-didatica-na-educacao-infantil/a-sequencia-didatica-no-planejamento-da-rotina e elaborar uma sequencia didática para trabalhar a poesia de Pedro Bandeira.
...