Cultura Organizacional
Trabalho Universitário: Cultura Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FranAA • 29/4/2014 • 548 Palavras (3 Páginas) • 437 Visualizações
Cultura Organizacional
Pelo conceito entendemos que a cultura organizacional é fundamental para que todo o funcionamento da organização aconteça, pois, dentro dessa cultura é que se mede o clima e o grau de satisfação de um funcionário, além de desenvolver uma serie de atividades como treinar, motivar, desenvolver pessoas e mantê-las dentro das organizações analisando a melhor forma de adequar-se as possíveis falhas que podem surgir no caminho seja ele de comportamento ou administrativo e observar com qualidade a melhor atividade desenvolvida para realizar uma analise do clima e da cultura organizacional com o objetivo de solucionar possíveis problemas de conflitos dentro da organização.
No mundo organizacional, lidamos com processos de mudanças, stress constantes no trabalho, certas atitudes ou percepções que as vezes afetam nossa relação com o próximo, dentre vários fatores, mediante cada situação, as pessoas tente a ter uma reação diferente, porque cada pessoa tem seu jeito, sua personalidade e um comportamento diferente, e é a partir daí, que percebemos a importância da pesquisa de clima e cultura organizacional com seu conjunto de valores, crenças, entendimentos e normas a serem seguidas pelos membros da organização, é uma maneira de fazer com que as situações e as pessoas de comportem de acordo com as normas, com o que foi determinado pela empresa.
A pesquisa de Edgar Schein busca evidenciar, prioritariamente, a dinâmica de carreira, cultura organizacional (assunto que contribuiu muito enquanto teórico), processo de pesquisa, além da organização de mudança.
Uma de suas principais obras, publicada no ano de 2009, foi o livro Cultura Organizacional e Liderança, em que expõe a forma de fazer com que o conceito abstrato de cultura seja utilizado de uma forma prática e necessária, tanto para os estudantes, quanto para os administradores. Em sua obra, Schein proporciona uma visão didática de como ocorre a dinâmica das organizações e das mudanças que nela ocorrem e/ou podem ocorrer. O autor pesquisador sobre a cultura organização, revela que existem, na realidade, três níveis de cultura, quais sejam:
Os artefatos: estão visíveis na cultura.
As crenças e valores expostos: São as estratégias e os objetivos metas compartilhadas por um grupo.
As suposições básicas: São os sentimentos que alguém assume como se fossem verdadeiros.
De acordo com o autor, esses três níveis de cultura se referem ao patamar de cada fenômeno cultural, e que estão visíveis aos observadores. Para Edgar Schein, os artefatos são elementos que se podem identificar em uma empresa, ou seja, são aqueles elementos que se chamam de tangíveis, quaisquer que sejam. Podem ser identificados por pessoas que não estão naquela cultura e integram, por exemplo, as regras de vestimenta, a arquitetura do escritório, os móveis.
As atividades que completam um processo de inovação são, de alguma forma, estruturadas. A questão saber quais caractersticas da cultura organizacional favorecem ou impedem o surgimento de inovações.
A cultura de uma organização nos leva a valores nos quais se baseiam os comportamentos e atitudes dos membros de uma organização, e que estão relacionados com a história da empresa.
...