Cultura Organizacional
Ensaios: Cultura Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: katia07 • 30/9/2014 • 1.149 Palavras (5 Páginas) • 269 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A Cultura Organizacional é um termo desenvolvido a fim de explicar os valores e crenças de uma determinada empresa. Falando de forma mais ampla, podemos entender que ela é a forma como indivíduos se comportam sob determinadas normas dentro das organizações. Através desta análise é possível entender a forma como os indivíduos relacionam-se dentro do ambiente corporativo e como esta forma de interação reflete no relacionamento com fornecedores, nos produtos e serviços oferecidos pela organização até a sua chegada à sociedade.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Avaliar a relação entre a Antropologia e A Cultura Organizacional aplicadas nas empresas.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Avaliar:
• Benefícios da Cultura Organizacional
• Antropologia aplicada aos negócios
• Influência na sociedade
3 CULTURA ORGANIZACIONAL
A Cultura Organizacional é um tema constantemente abordado por pesquisadores dos campos da Sociologia e Antropologia assim como a própria administração tem procurado entender e explicar o assunto. Mesmo não havendo uma definição exata para o tema, o entendimento mais aceito para o tema é do autor Edgar Schein, que define a Cultura Organizacional da seguinte forma:
“O padrão de premissas básicas que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprender a resolver seus problemas de adaptação externa e de integração interna e que funcionarem bem o suficiente a ponto de serem consideradas válidas e, portanto, de serem ensinadas a novos membros do grupo como a maneira correta de perceber, pensar e sentir com relação a esses problemas.”
Com uma Cultura Organizacional bem definida, as empresas conseguem proporcionar uma série de benefícios para a própria organização e para a sociedade como os listados a seguir:
• Maior competitividade;
• Maior desempenho dos empregados;
• Coesão da equipe;
• Alto nível de alinhamento na busca da realização de objetivos.
• Maior qualidade no serviço oferecido ao cliente
• Responsabilidade social
• Disseminação da cultura
Cultura no Discurso Empresarial, no sentido antropológico é bastante utilizado, porém é um sentido contestável, comunica-se a um universo, ambiente fechado que não pode ser mudado, que caracteriza uma população.
As empresas passam a ser vistas como uma entidade social, capazes de desenvolver suas próprias regras, costumes, hábitos, linguagem, ou seja, uma entidade capaz de produzir sua própria cultura.
A responsabilidade pela disseminação da Cultura Organizacional deve partir dos próprios executivos da organização, ou seja, deve vir de cima para baixo, mas não pode ser difundida sem a colaboração dos funcionários, pois são os colaboradores das empresas que são responsáveis pelas praticas das políticas estabelecidas e sua manutenção.
4 ANTROPOLOGIA APLICADA ÀS EMPRESAS
A Antropologia é a disciplina que estuda o ser humano de forma ampla através de métodos científico e humanístico. Através dela é possível estudar o homem e a humanidade de forma que seja possível abranger todas as suas dimensões, mas de que forma ela é aplicada nas organizações?
Hoje em dia as empresas possuem uma cultura corporativa onde é possível identificar através de ferramentas e estudos as relações de seus colaboradores com a empresa e suas atividades, canais de comunicação, valores coletivos e individuais dentro de uma organização.
A gestão de pessoas é outro fator importante da Antropologia empresarial. Através dela é possível identificar talentos, desenvolver o potencial das pessoas, e diminuir o turnover. A diversidade é ponto estratégico e sensível, pessoas de várias personalidades, não só com perfil de liderança, mas também de seguidores são de suma importância para as empresas. Garantir a harmonia entre as diferentes personalidades é importante em um ambiente de trabalho com responsabilidade social corporativa, além de enriquecer a empresa que terá colaboradores com os mais diversos perfis.
A antropologia empresarial também está ligada direta ao marketing ao produto final chegado ao mercado. Todas as fases do marketing, do desenvolvimento à localização e aplicação da publicidade são baseadas nos conhecimentos da antropologia.
Pesquisas de mercado, análises demográficas e pesquisas qualitativas, são formas de identificar o comportamento de clientes a fim de verificar o impacto de determinadas marcas no consumidor.
Portanto a antropologia empresarial analisa o comportamento do individuo dentro das organizações até a forma como os serviços prestados por ele possuem conotações e valores que vão muito além de suas valias tangíveis no produto ou serviço entregues a sociedade.
5 CULTURAS INFLUÊNTES
...