Cultura Organizacional
Ensaios: Cultura Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sulin • 19/1/2015 • 449 Palavras (2 Páginas) • 301 Visualizações
RESUMO
Abordagens e conceitos na cultura organizacional, considerando as transformações ocorridas ao longo do tempo e a grande competitividade no mundo globalizado.
Palavras-chaves: Cultura, Organização.
Entendendo a Cultura Organizacional e seu funcionamento, sendo assim vamos observar que cultura esta ligada a comportamentos das pessoas que dela participam trabalhando em prol de um objetivo. A cultura em uma organização é dinâmica e mutável, promovendo modificações constantes em seu ambiente. A denominação cultura organização é nova, iniciou na literatura inglesa em meados de 1960 e posteriormente ficou conhecida através do livro de Terrence Deal E Allan Kennedy em 1982. Neste momento inicia o surgimento de referencias para o estudo as organizações a partir da cultura de seus integrantes, considerando passado e presente.
Smircich (1983) compreende a organização como um organismo adaptativo que existe por meio de processos de trocas com o ambiente. Na visão da autora a organização é também um sistema de conhecimento. A noção de organização repousa sobre a rede de significados subjetivos que os membros partilham e que parecem funcionar de uma maneira regular.
Uma das varias abordagens em Cultura Organizacional, expondo os pontos de vista de estudo. Para Fleury (1989), é possível distinguir três tipos de postura com referencia à investigação dos fenômenos culturais das organizações. A primeira seria a empirista, ou do fotografo social, e implica considerar a sociedade como a somatória de indivíduos e a cultura como a somatória de opiniões e comportamentos individuais. A segunda seria a do antropólogo, em que o pesquisador penetra na vida organizacional como observador. A terceira seria do clinico ou terapeuta, que tem a organização como cliente ou objeto de estudo, e busca obter insights que auxiliarão na resolução de queixas por ela apresentadas.
Uma organização é construída a partir das pessoas que compõe com sua cultura, desejos e seus temores. È através destes que a organização vai crescendo e se transformando de acordo com o trabalho e empenho dos seus integrantes, sem o qual não haverá progressão.
A Cultura de uma organização pode ser expressa através da apresentação das empresas, informando sua missão, ética, valores e sua forma no tratamento interno e externo evidenciando assim seus pontos fortes e suas vulnerabilidades relacionadas com a cultura de seus integrantes.
As organizações não dependem das atividades as quais está inserida, ela vai dinamizar e produzir ações necessárias ao crescimento das instituições. Pires e Macedo (2005), descreve-nos que colaboradores da organização, realizam intercâmbios entre esses ambientes (organizacional e social) o que propicia o desenvolvimento organizacional.
Quando estudamos uma organização nos deparamos com a historia de seus membros, envolvendo sua religião, costumes e hábitos do dia a dia. Dessa forma podemos identificar os possíveis problemas estruturais advindos do comportamento de seus integrantes.
Referencias:
http://www.moodle.ufop.br/file.php/10109/CULTURA_ORGANIZACIONAL_EM_ORGANIZACOES_PUBLICAS.PDF
...