Curso De Administração Gestão Do Conhecimento
Dissertações: Curso De Administração Gestão Do Conhecimento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: neuzany • 28/9/2014 • 461 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
Porque as empresas que tentam controlar o conhecimento criam barreiras e podem cair em precipícios?
Segundo os estudiosos na área de administração, Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, o conhecimento é criado pelos indivíduos, dos mais simples ao mais alto executivo, por meio das experiências que viveram, mas que não declararam e que são essenciais para na criação do conhecimento. Por meio de teorias e modelos dos autores é possível entender como acontece o processo de criação do conhecimento nas organizações, compreender a diferença entre dados, informações e conhecimento é necessário para entender o funcionamento dessas teorias; dados são informações da realidade do mundo, podemos dizer que é o que o mundo representa e pode ser físico, psicológico social, organizacional ou qualquer outra forma de realidade. Ao serem organizados de acordo com as preferências, os dados são transformados em informações definindo assim seu contexto e sentido. No entanto o conhecimento depende de interação humana capaz de absorver e relacionar informações que ao ser integrada a pessoa é transformado em conhecimento. A sobrevivência da empresa depende da capacidade de saber transformar informações, (sejam elas externas ou interna) em conhecimento novo, como um organismo vivo. A interação organizacional com o ambiente externo, segundo os autores Nonaka e Takeuchi, necessita de um processo continuo que favoreçam o pensamento novo e a criação do conhecimento organizacional com objetivo de provocar tensão criativa propondo metas desafiadoras, o chamado “caos criativo”. Um dos motivos apontados para o sucesso da 3M e do Google se refere à abordagem inteligente do tempo dos funcionários dispondo de 15 a 20% de tempo livre para desenvolverem projetos próprios sendo a 3 M a pioneira nesse segmento. Tanto a 3M, quanto o Google entendem que errar é inerente ao processo de inovar. Na empresa Google, os lideres compartilham que se errar; erre rapidamente e tente novamente. E assim conseguiram desenvolver centenas de novos produtos (nem todos se tornaram sucessos comerciais), Outra potencialidade compartilhada pelas empresas acima é a estratégia de atrair e reter talentos, criar conhecimento novo é um processo difícil de prever e de controlar, as empresas que tentam controlar o conhecimento acabam por criar barreiras individuais e organizacionais prejudicam o conhecimento.
São duas as barreiras á criação do conhecimento novo:
Barreira individual: são ligadas a barreira mental que obstruem o desempenho do funcionário como a baia capacidade de acomodação à preocupação e a auto-imagem.
Barreiras organizacionais: São quatro
1) Linguagem legitimada
2) Historias organizacionais
3) Procedimentos
4) Paradigma da empresa considerada a mais importante por estar ligadas intimamente aos valores, missão e visão da empresa. È necessário transpor todo tipo de barreiras eliminando os ruídos e seguir rumo ao crescimento através do conhecimento novo.
Concluo que quando os administradores entenderem que precisam apoiar mais do que controlar a criação do conhecimento novo evitaram que a empresas corram riscos de caírem em precipícios.
...