CURSO: ADMINISTRAÇÃO GESTÃO DE CONHECIMENTO
Por: djjefferson29 • 28/5/2015 • Monografia • 705 Palavras (3 Páginas) • 249 Visualizações
[pic 1]
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DE CONHECIMENTO
Anápolis
2011
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
FERNANDO PARLANDI DOS ANJOS
JEFERSON AUGUSTO ALVES DE ARAUJO
LEONARDO ALVES FARIA
PAULO HENRIQUE CRUZ DE OLIVEIRA
ROSILEIDE DA COSTA MARINHO
SANDRA RAQUEL DE CARVALHO
SOLANGE SILVA OLIVEIRA
GESTÃO DE CONHECIMENTO
Material de apoio à normalização e elaboração do trabalho, organizado por: Prof. Maria de Lourdes
Anápolis
2011
Empresa Pesquisada
Razão Social: MPA MATERIAIS PARA CONTRUÇÃO LTDA
FANTASIA: MADENÁPOLIS DISTRIBUIÇÃO
CNPJ: 10.736.103.0001-78 INSC: 10.416.843-2
END:AV: BRASIL SUL Nº 3665 VILA POLULAR ANÁPOLIS-GO
A gestão do conhecimento na prática
Muito se fala sobre a importância do conhecimento no atual mundo dos negócios. Mas como nós, futuros administradores iremos encarar entre conceito e traduzi-lo em nosso dia-a-dia.
Estamos diante de um cenário de rara complexidade, no mundo corporativo e na sociedade em geral. Fenômenos econômicos e sociais, de alcance mundial, são responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios. A globalização da economia, impulsionada pela tecnologia da informação e pelas comunicações, é uma realidade da qual não se pode escapar.
É nesse contexto que o conhecimento, ou melhor, que a gestão do conhecimento (KM, do inglês Knowledge Management) se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas "saber muito" sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. É quando aliado a sua gestão que ele faz diferença. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas.
Termos como :
- capital intelectual;
- capital humano;
- capacidade inovadora;
- ativos intangíveis; e/ou
- inteligência empresarial
Mas tudo isso já faz parte do cotidiano de muitos executivos.
O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.
[pic 2]
Aplicação da Gestão do Conhecimento na empresa Madenápolis
Vimos que na empresa Madenápolis existe uma modelagem de processos corporativos a partir do conhecimento vivenciado no dia-a-dia. Ou seja, usam a estruturação das atividades organizacionais encadeadas interna e externamente, com base em parâmetros gerados pelo monitoramento constante dos setores. Dessa forma, fazem com que o sistema de gerenciamento corporativo se transforma em mais que um conceito gerencial do que uma ferramenta tecnológica.
...