Curso Técnico de Massoterapia
Por: Priscila Sousa • 13/6/2017 • Projeto de pesquisa • 3.766 Palavras (16 Páginas) • 358 Visualizações
[pic 1]
PRONATEC
Curso Técnico de Massoterapia
LOURDES REIS
MARIA APARECIDA SILVA
PRISCILA SILVA DE SOUSA
RUBIA DOS SANTOS FRANÇA
SILVIA DAYANE
VANESSA DA SILVA
Sistema Tegumentar
Dermatite de Contato
São Paulo
Campus Chácara III/Noturno
Dezembro/2014
[pic 2]
PRONATEC
Curso Técnico de Massoterapia
LOURDES REIS
MARIA APARECIDA SILVA
PRISCILA SILVA DE SOUSA
RUBIA DOS SANTOS FRANÇA
SILVIA DAYANE
VANESSA DA SILVA
Sistema Tegumentar
Dermatite de Contato
Trabalho apresentado no Curso Técnico em Massoterapia, para o Projeto Integrado Multidisciplinar I.
São Paulo
Campus Chácara III/Noturno
Dezembro/2014
Sumário
1.Introdução 4
2.Objetivos do Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM 5
3. Materiais e Métodos do Projeto Integral Multidisciplinar – PIM 5
4. Descrição do Sistema Tegumentar e Dermatite de Contato 6
4.1Sistema Tegumentar 6
4.2 Epiderme 6
4.3 Derme 8
4.4 Anexos cutâneos 9
4.5 Dermatite de Contato 10
4.5 Fisiopatologia 11
4.6 Epidemiologia 12
4.7 Sintomas 12
4.8 Tratamentos 14
5. Considerações Finais 5
Anexo I – Resumo das Aulas Práticas de Anatomia – Sistema Tegumentar 6
Anexo II – Resumo das Aulas Práticas de Patologia – Dermatite de Contato 18
6. Validação Docente 22
Referências 21
Introdução
Neste presente trabalho abordaremos Sobre o Sistema Tegumentar e a Dermatite de Contato.
Mostraremos a importância do Sistema Tegumentar no nosso corpo e vida. O mesmo é o nosso maior órgão. Corresponde aproximadamente 16 % do nosso peso corporal. Ele reveste toda a superfície do corpo e é um excelente indicador da saúde de vários outros órgãos. Em um exame clínico, a cor da pele pode indicar a existência de várias condições patológicas.
A Dermatite de Contato é uma patologia que acontece dentro deste sistema. A mesma é um processo inflamatório da pele que induzida por exposição a agentes químicos, físicos ou biológicos, a epiderme é lesionada por irritações repetidas.
Os sintomas variam dependendo da causa, se a dermatite é devido a uma reação alérgica ou irritante, uma pessoa pode ter diferentes sintomas ao longo do tempo.
Dessa forma é necessária uma avaliação para poder verificar o motivo decorrente desse processo e providenciar o tratamento adequado.
A seguir desenvolvemos um conteúdo para esclarecimentos deste sistema e patologia.
Objetivos do Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM
O presente Projeto tem como objeto descrever o sistema Tegumentar e a patologia Dermatite de Contato com base nas aulas das disciplinas de Anatomia Sistêmica e Patologia correlacionando os conteúdos com o tema proposto buscando um maior aprofundamento e aprimoramento do tema Sistema Tegumentar e Dermatite de Contato com as disciplinas cursadas no Módulo I do Curso Técnico em Massoterapia.
3. Materiais e Métodos do Projeto Integral Multidisciplinar – PIM
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que auxiliou no aprofundamento do conhecimento prévio dos temas de Sistema Tegumentar e Dermatite de Contato.
4. Descrição do Sistema Tegumentar e Dermatite de Contato
4.1 Sistema Tegumentar
O sistema tegumentar reveste todo nosso corpo, protegendo-nos contra possíveis atritos, invasão de micro-organismos que possam desarmonizar nossa estabilidade, perda de água, e a radiação ultravioleta.
Converte moléculas precursoras em vitamina D e tem um importante papel na percepção do tato, na termo regulação, além de ser um indicador de como estão nossos outros órgãos.
Ele é composto pela pele (tegumento ou cútis) e os seus anexos: pelos, unhas, glândulas sebáceas, sudoríparas e mamárias. A pele é composta pela epiderme, de epitélio estratificado pavimentoso queratinizado, e pela derme, de tecido conjuntivo. Subjacente, sustentando a pele e unindo-a aos órgãos, há a hipoderme (ou tela subcutânea) de tecido adiposo. A pele apresenta diferenças segundo a sua localização. A palma das mãos e a planta dos pés, que sofrem um atrito maior, possuem uma epiderme com mais do que 5mm, constituída por várias camadas celulares e por uma camada superficial de queratina bastante espessa. Esse tipo de pele foi denominado pele grossa (ou espessa).
Não possui pelos e glândulas sebáceas, mas as glândulas sudoríparas são abundantes. A pele do restante do corpo tem uma epiderme de 1 a 2mm, com poucas camadas celulares e uma camada de queratina delgada, e foi designada pele fina (ou delgada).
4.2 Epiderme
Podem ser distinguidas quatro camadas no epitélio estratificado pavimentoso queratinizado da epiderme: a camada basal, a camada espinhoso, a camada granulosa e a camada córnea.
Camada Basal, Formada por células prismáticas ou cuboides, basófilas, encontradas sobre a membrana basal que separa a epiderme da derme (porção epitelial intermediária). Esta camada, por ser rica em células-tronco, também recebe o nome de germinativa. Apresenta intensa atividade de mitose, sendo responsável, juntamente com a camada seguinte (camada espinhosa), pela contínua renovação da epiderme. Estima-se que a epiderme dos humanos se renove a cada 15 a 30 dias, dependendo do local e idade da pessoa. As células desta camada possuem filamentos intermediários de queratina, que se tornam mais numerosos ao passo que a célula avança em direção à superfície.
...