Curso de Filosofia Clinica
Por: jasr • 15/4/2016 • Bibliografia • 269 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
Curso de Formação em Filosofia Clínica – Início 21 de maio
O curso de Formação em Filosofia Clínica oferecido pelo Instituto Interseção e coordenado pela professora Monica Aiub é aberto para graduados em quaisquer áreas e habilita à pesquisa. Nele são estudados métodos filosóficos e sua aplicação a questões cotidianas; os primeiros eixos do instrumental da filosofia clínica (Exames Categoriais e Estrutura de Pensamento); semiologia psiquiátrica (sinais e sintomas de casos que necessitem de acompanhamento médico); introdução aos submodos (procedimentos clínicos) e ao planejamento clínico; introdução à Filosofia da Mente; trabalho com grupos (em especial a aplicação da filosofia clínica à Educação); metodologia da pesquisa filosófica.
A proposta metodológica consiste em leituras de textos da filosofia (Wittgenstein, Schopenhauer, Aristóteles, Descartes, Kant, Merleau-Ponty, Gadamer, Buber, Ryle, entre outros) observando como os métodos filosóficos construídos no decorrer da história da humanidade podem ser utilizados para nos auxiliar com as questões cotidianas. As aulas são dialogadas e os participantes são convidados a refletir sobre as questões em suas próprias vivências.
Durante o curso o estudante escolhe um tema, dentro do instrumental da filosofia clínica, para pesquisar e desenvolver um trabalho monográfico orientado.
São 18 meses de curso, com aulas em um final de semana ao mês (sábado e domingo das 9 às 16 horas), após os quais, cumpridas as exigências de frequência e pesquisa, o estudante será certificado como pesquisador, podendo utilizar o instrumental em suas área de atuação.
Para os graduados em filosofia, há a possibilidade de dar continuidade aos estudos, buscando a habilitação à clínica, no Curso Avançado de Formação em Filosofia Clínica.
Para mais informações, clique aqui, escreva para monica_aiub@uol.com.br ou ligue para (11) 97045-3499.
...