Custo Logístico: Conceitos e custos de armazenamento e movimentação
Por: paquitony • 5/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.289 Palavras (6 Páginas) • 326 Visualizações
2. Etapa 1. Logística Integrada.
Passo 2: Relatório e aspecto da Empresa.
Nome fantasia: M.D. V Materiais para construção do básico ao acabamento.
Inscrição 078/213523 CNPJ 41.658.321/0001-41
Cidade SP
Av. Duque de Caxias n° 500 – Bairro central/ SP CEP 15.789.000
Fone/Fax: (019) 9 7825 4595/ (019) 3834-1010
E-mail mdv@hotmail.com.br: Site: www.mdv.construçao.com.br
Tamanho / Porte Médio
Missão: Atender os clientes de pequeno e médio porte, com qualidade e preços baixos.
Visão: Atingir um alto nível de desenvolvimento, competitividade, buscando excelência e qualidade.
Os produtos serviços: Vendas de Materiais de Construção.
Publico alvo: Comércio de Materiais de Construção atuará na área de vendas de materiais de construção em geral desde o inicio da construção até o acabamento proporcionando Agilidade e Praticidade para o cliente que vai construir ou reformar
Nomes e cargos: Denis Luiz, Logístico e financeiro, Veronica, marketing e vendas, Maria Flaviana, Comercial e supervisora.
3. Passo 3: Lista das atividades logística (inbound / outbound).
Toda operação logística ou processo logístico é o resultado de uma série de atividades relacionadas, a somatória de um conjunto de sub processos internos e externos a fim de atingir um único objetivo a necessidade do cliente. O gerenciamento dos processos logísticos é essencial para a competitividade no mercado globalizado e o conhecimento desses processos e a mensuração dos custos financeiros e de tempo possibilita de maneira clara a maximização dos resultados.
O desafio é atender a necessidade do cliente e suas exigências quanto à qualidade e é inversamente proporcional a sua fidelidade pela marca. Nem sempre foi assim, porém o avanço dos estudos na área da logística pôde identificar aspectos que são fundamentais para o sucesso de uma empresa.
Fatores como a verticalização do gerenciamento e a identificação das etapas que compõem o fluxo do produto para construir uma visão de processos dentro da organização, que possibilitam uma melhoria nos mecanismos de controle e indicadores de desempenho. Uma cooperação de atividades distintas para a realização de um objetivo global, orientado ao cliente final que lhes é comum. Um processo é repetido de maneira recorrente dentro da empresa. No mercado atual as empresas enfatizam as melhorias contínuas e para tanto é necessário que os processos sejam flexíveis, porque o mercado consumidor é variável e a rápida adaptação é um diferencial competitivo. Toda divisão implica em identificação de responsabilidades, o diferencial ocorre quando a empresa trabalha com a corresponsabilidade entre os departamentos de maneira integrada e harmoniosa praticando o ciclo do PDCA (planejar, fazer, verificar, identificar e corrigir possíveis falhas) como garantia de qualidade.
INBOUND – abrange a aquisição de insumos, materiais, componentes e informações necessárias para produção, desde o pedido aos fornecedores até a disponibilização para a linha de manufatura. Tem como atividades correlatas, por exemplo, a armazenagem de MP, a inspeção dos insumos adquiridos, etc.
MANUFATURA – envolve toda a atividade realizada nas linhas de produção e montagem até a entrega do PA. Esta etapa é planejada cuidadosamente no PPCP para garantir um fluxo correto de informações como requisição de MP, as ordens de produção etc. Podemos citar a estocagem e movimentação de MPs e PAs como atividades correlatas.
OUTBOUND – saída do PA da empresa até a chegada ao consumidor. Nessa etapa é realizada a armazenagem dos PAs, a separação dos pedidos, a embalagem, a expedição, o transporte e a entrega para o consumidor final.
Os processos orientam o comportamento da empresa com comprometimento nas decisões, para tanto ao tomar uma decisão deve-se considerar os custos e ter uma visão por partes do processo produtivo.
Uma decisão errada causa impacto no processo como um todo. Abastecimento, Planta e Distribuição. Iremos discorrer sobre esses processos como Entradas (Inbounds), Manufatura (planta/produção) e Saídas (Outbounds). Os processos supracitados são abertos, portanto há outra gama de sub processo a eles ligada que formam elos na cadeia de valor, são atividades necessárias para alcançar a eficiência e a eficácia. A gestão dos processos logísticos tem foco em equilibrar a eficiência e a eficácia, planejando, executando e gerenciando de maneira sistêmica, reduzindo custos e melhorando o lead time. É um processo contínuo.
4. Etapa 2. Custo logístico: Conceitos e custos de armazenamento e movimentação.
Passo 1.
O transporte, no plano nacional ou internacional, é considerado como um dos sub processos mais relevantes da Logística.
Envolve o deslocamento externo do fornecedor para a empresa, entre plantas e da empresa para o cliente, estando eles em forma de material, conjunto, subconjunto, produto semiacabado, peças de reposição ou produtos acabados. É um fator na utilidade de tempo e determina com que rapidez e consistência um produto move-se de um ponto a outro. Os objetivos da qualidade nos transportes devem estar relacionados aos objetivos finais da empresa, portanto,
...