Custo- logistico
Por: rcmelo • 16/4/2015 • Relatório de pesquisa • 1.232 Palavras (5 Páginas) • 230 Visualizações
Os custos logísticos são diversos e a divisão por unidades possibilita que sejam classificados e contabilizados de maneira eficaz. Esses custos abrangem transportes, perdas, depreciações, avarias, custos com serviços, entre outros, que quando mensurados por um centro de custo podem ser controlados buscando o equilíbrio no processo, permitindo que se verifique a lucratividade da empresa.
As UNs têm responsabilidades e competências distintas, porém são apenas um elo na rede do processo da empresa. Os gestores devem ter autoridade para tomada de decisões frente às mudanças no mercado fornecedor e consumidor, essas decisões precisam ser coordenadas para trazer benefícios que mantenham ou diminuam os custos preservando a qualidade e,sobretudo devem estar atentos aos números, pois uma UN não pode aumentar custos e prejudicar o valor final da empresa.
Para Ana Cristina de Faria e Maria de Fátima Gameiro da Costa (2008) a Unidade de Negócio (UN) é um tipo de Centro de Investimentos, um segmento da empresa onde os gestores têm a autoridade e responsabilidade de gerar e controlar os seus custos, obter receitas e controlar investimentos em ativos, de maneira que possam mensurar a eficiência e eficácia de sua utilização, bem como o retorno obtido em cada investimento efetivado. É como se a UN fosse uma empresa independente, exceto pelo elo com a empresa como um todo.
A divisão dos segmentos logísticos em UNs são estruturadas como: divisão de Abastecimento, de Planta e de Distribuição. Cada qual com suas competências que se relacionam estabelecendo uma rede de informação e transações de compra e venda entre as unidades buscando a satisfação econômica da empresa.
Portanto, o valor da empresa como um todo está diretamente ligado aos resultados econômicos gerados nas decisões das UNs, o que nos leva a expressar a importância das ações dos profissionais de Logística capacitados pelos gestores.
Como reduzir custos logísticos
Em meio à crise mundial que vivemos reduzir custos é fundamental para sobrevivência de qualquer empresa.
Na área do comercio Exterior contratar os serviços de uma assessoria aduaneira ou operador logístico é o inicio na redução de custo, assim como boa parte das empresas que se dedicam a exportação e importação. Com a terceirização dos serviços aduaneiros e da logística, a empresa pode se dedicar a sua atividade fim, isso deve levar em conta a direção da empresa ao contratar um operador logístico. Aempresa passa a contar com profissionais especializados, infraestrutura adequada e acumula ganhos ao poupar recursos e gastos, e poupa tempo com treinamentos. Analisando tudo isso, as empresas tendem só a ganhar contratando o serviço de um operador logístico.
Pesquisas feitas recentemente mostram que a maioria das empresas do Brasil mantém um índice de terceirização de serviços de logística semelhantes ao EUA e EUROPA.
Principalmente no que diz a respeito a transporte. Na maioria dos casos, a empresa ganha uma significativa melhora da eficiência operacional.
Apesar da crise, o futuro para os operadores logísticos é tentador, pois as empresas buscam a redução de custos, novos projetos, e melhores condições operacionais. O operador logístico deve oferecer melhores soluções, custos reduzidos, sem perda da qualidade e velocidade no atendimento.
Algumas fontes de redução de custos macro e micro logístico são rotina na Votorantim
Cimentos:
* Desligar qualquer estação de trabalho que estiver por bom tempo em inatividade (apagar lâmpadas e desligar computadores);
* Diminuir a quantidade de impressões de papel (imprimir em ambos os lados);
* Aplicar corretamente a coleta seletiva (reciclar o que for reaproveitável);
* Diminuir o índice de horas extras (desnecessárias por gestão ineficiente ou por falta de trabalhadores);
* Treinar e capacitar operadores de empilhadeira quanto à movimentação e estocagem dos produtos (evitar avarias);
* Reprocessamento de cimento empedrado em Big Bags;
* Manutenções corretivas e preventivas em máquinas duas vezes por semana (evitando quebras constantes);
* Fidelização de transportadores (transformar transportadores eficientesem transportadores cativos com frete mais baixo, porém em contrapartida oferecendo vantagens como convênios e prioridade no carregamento e agenciamento dos pedidos em carteira);
* TK11 nos fretes (transação autorizada via sistema SAP que consiste em reduzir centavos ou até reais em fretes que estejam acima da média).
* Controle do Orçamento Matricial Logístico (indicador de desempenho que mede o quanto é disponibilizado para a Unidade e qual a meta a se atingir.
Enfim, esses são apenas alguns pontos que levantamos com o intuito de mostrar que o controle nos custos sejam eles humanos ou de operação não são novidades na Votorantim Cimentos.
Indicadores do e-commerce em organizações de venda de livros
O mundo de hoje está extremamente globalizado e informatizado, onde a “correria do dia-a-dia faz com que as pessoas busquem na Internet informações sobre os mais diversificados assuntos. É aí que entram os sites de compra e venda individual ou coletivo e-commerce, onde efetuam-se transações via web facilitando a aquisição ou distribuição de bens.
Atualmente o sistema e-commerce de compra e venda
...