TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CÁLCULO E CONTABILIZAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E SEUS ENCARGOS.

Artigos Científicos: CÁLCULO E CONTABILIZAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO E SEUS ENCARGOS.. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  7.020 Palavras (29 Páginas)  •  1.380 Visualizações

Página 1 de 29

RESUMO

Tendo em vista a quantidade de informações referente ao estudo sobre Folha de Pagamento, o presente trabalho de forma geral irá apresentar alguns conceitos relacionados a proventos, descontos, salários e encargos sociais com o intuito de trazer esse conhecimento aos interessados por este assunto.

A folha de pagamento é um documento comprobatório onde o empregado tem acesso as informações referente aos descontos que são incidentes sobre o salário de sua categoria, é também de caráter fiscal onde é demonstrado de forma lícita o crédito ou pagamento ao trabalhador. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar de forma geral o cálculo, bem como os descontos e proventos salariais de forma contábil.

Na folha de pagamento do empregador é calculado impostos, bem como tributos exigidos por lei onde abordaremos no presente trabalho de forma construtiva analisar a contabilização dos mesmos.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O presente trabalho tem como objeto trazer o conhecimento da contabilização da folha de pagamento, e de salários contendo os encargos sociais que incidem sobre o provento dos mesmos, com o intuito de viabilizar o processo e a elaboração de memória de cálculo de sua contabilização no que tange os demais tributos incisos no fechamento da folha de pagamento.

Entretanto, os conceitos que serão abordados, são baseados nos principais proventos e descontos que são incidentes na folha de pagamento, contudo, tem-se como objetivo analisar o entendimento dos descontos e proventos de forma geral simulados na folha de pagamento que será narrado durante este trabalho.

Tendo em vista a folha de pagamento, a mesma de forma conceituosa faz parte da Gestão estratégica de Pessoal, por um dado tempo fora intitulada como Departamento De Pessoal. A folha de pagamento se trata de um documento de emissão obrigatória para efeitos de fiscalização trabalhista e previdenciária onde aplica as leis trabalhistas e administrativas.

Toda entidade tem como obrigação confeccionar a folha de pagamento, a fim de demonstrar de forma segura e correta a remuneração paga, a todos os empregados a seu serviço de acordo com a legislação trabalhista e órgãos correlatos ao assunto.

Às empresas atuais tem tido cautela no que tange os demonstrativos de pagamentos aos funcionários de acordo com a execução de suas categorias, pois a fiscalização trabalhista de forma eficiente tem buscado melhorias ao trabalhador neste aspecto.

Portanto, vale ressaltar na demonstração de folha de pagamento, o intuito é mostrar ao empregado os descontos provenientes relacionados ao termo de contrato de trabalho que é vigorado por lei.

OBJETIVOS GERAIS

O objetivo deste trabalho é analisar de forma sucinta a demonstração da memória de cálculos de folha de pagamento, a fim de viabilizar o entendimento onde serão aplicados os tributos provenientes a contabilização dos salários e descontos dentre outros como tributos incidentes que de inteira responsabilidade patronal.

A pesquisa se trata do estudo da folha de pagamento cuja descrição se refere aos proventos e descontos de forma lícita e contábil, com ênfase no setor privado de forma a melhorar o conhecimento geral do assunto em questão.

METODOLOGIA

O presente trabalho fora realizado através de coleta de dados em livros acadêmicos e sites contendo informações correlacionadas a folha de pagamento, bem como de seus proventos e descontos dentre outros relacionado à pesquisa.

A mesma tem caráter qualitativo onde apresenta opiniões e informações para obtenção de análise a fim de transparecer a coleta de dados relacionada ao assunto em questão.

FOLHA DE PAGAMENTO

A folha de pagamento e um documento obrigatório para efeito de fiscalização trabalhista.

Nela se utiliza os cálculos das obrigações das empresas com os seus funcionários. Destacando as remunerações que os funcionários têm direito no período em que exerceram suas atividades.

Uma folha de pagamento deve ser formada de maneira em que cada setor da empresa identifique os nomes e funções dos funcionários, salários, seus proventos e descontos.

No ponto de vista das empresas a folha de pagamento é a somatória de todos os registros financeiros:

Ex: Salários, bônus, descontos e vencimentos de suas obrigações.

Já na contabilidade, folha de pagamento refere-se à quantia paga aos empregados por parte de serviços prestados durante um determinado período de tempo e essa responsabilidade e do departamento pessoal.

SALÁRIOS

O salário e a parte fixa recebida pelo funcionário em contraprestação devida pelo empregador em função do serviço prestado. Seu valor é determinado pelo mercado de trabalho, em função da demanda de mão de obra.

Assim, o salário tem o seu valor fixado de acordo com a lei da oferta e da procura, sempre respeitado o mínimo legal. O salário deve constar obrigatoriamente no contrato de trabalho.

O pagamento do salário não pode ser estipulado acima de um mês. Quando se contrata um funcionário no contrato de trabalho estará estabelecida a forma de pagamento não atingindo acima do quinto dia útil conforme o (art.459, 1º, da CLT).

SALÁRIO LÍQUIDO

O calculo do salário líquido serve basicamente para somar a retenção do INSS e do IRPF. O valor retido para o IRPF é calculado com base no salário bruto menos a contribuição para o INSS.

A alíquota retida na fonte varia até 27,5 %, dependendo do valor da base de cálculo. O IRPF não tem um limite, ou seja, quanto mais ganhar mais terá de pagar.

A contribuição para o INSS é calculada com base no salário bruto, esta contribuição varia dependendo do seu salário, se ganhar mais desconta mais e vice-versa. A alíquota de contribuição varia entre 8% a 11%, conforme o valor do salário.

CONTABILIZAÇÃO DO SALÁRIO

A contabilização do salário e a escrituração contábil ela e contabilizada no próprio mês a que se referem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com