D. PROC. CIVIL II
Artigo: D. PROC. CIVIL II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NEIDOCA10 • 26/10/2013 • 200 Palavras (1 Páginas) • 667 Visualizações
SEMANA 12
1a questão:
Sílvio propôs ação de alimentos em face de Caio, tendo o réu, na contestação, negado a paternidade. O pedido foi julgado procedente, sob o argumento de ter sido comprovada a paternidade por exame de DNA, no curso do processo. Não houve recurso. Posteriormente, Caio, por sua vez, propôs ação declaratória negativa de paternidade em face de Sílvio, em outro processo. O réu alegou que o processo deveria ser extinto sem resolução de mérito, sob o fundamento de que sobre a matéria da paternidade já havia coisa julgada, mesmo porque até o exame havia sido realizado. Esclareça as espécies e limites da coisa julgada incidente no caso.
RESPOSTA: A QUESTÃO PRINCIPAL ERA ALIMENTO E NA INCIDENTAL ERA A PATERNIDADE, ART. 469 CPC. É PREJUDICIAL NA AÇÃO DE ALIMENTO E NÃO FAZ COISA JULGADA, CABE AÇÃO CONTESTATORIA, A IP É UMA PREJUDICIAL.
2a questão:
Leia o enunciado e opte pela melhor alternativa. Em determinado processo, foi proferida a chamada "sentença liminar", contra a qual não foi interposto recurso, cujo prazo já se esgotou. Logo:
a) Deu-se apenas coisa julgada formal;
b) Deu-se apenas coisa julgada material;
Xc) Deram-se a coisa julgada formal e a coisa julgada material;
d) Ainda não há coisa julgada incidente no caso.
...