DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Artigo: DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wesleylimaolivei • 2/3/2015 • 7.570 Palavras (31 Páginas) • 135 Visualizações
RESUMO
A administração financeira é a área responsável pela gestão financeira cotidiana de uma empresa.
Para desenvolver o seu trabalho, o administrador de finanças precisa conhecer as estruturas e finalidades de cada demonstração financeira e como saber analisar cada uma delas.
Estas análises oferecem uma visão clara da situação financeiro-econômica da empresa, identificando seus pontos fortes e fracos e mostrando sua evolução durante os anos.
Palavras – chave: administração financeira, demonstração financeira, análises.
SUMÁRIO
FOLHA DE APROVAÇÃO 02
DEDICATÓRIA 03
AGRADECIMENTOS 04
EPÍGRAFE 05
RESUMO 06
LISTA DE FIGURAS 07
LISTA DE GRÁFICOS 08
LISTA DE QUADROS 09
LISTA DE TABELAS 10
SUMÁRIO 11
INTRODUÇÃO 12
1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 17
1.1 O que são finanças? 18
1.2 O papel do administrador financeiro 18
1.3 Demonstrações Contábeis 18
1.3.1 Balanço Patrimonial 19
1.3.2 Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) 26
1.3.3 Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) 30
1.3.4 Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido 34
1.3.5 Notas Explicativas 38
2 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 39
2.1 Conceito 40
2.2 Análise Vertical 40
2.3 Análise Horizontal 44
2.4 Análise dos Indicadores Financeiros e Econômicos 47
2.4.1 Análise de Liquidez 48
2.4.2 Análise de Atividade 50
2.4.3 Análise de Endividamento 55
2.4.4 Análise de Rentabilidade 57
2.5 Alavancagem 59
3 ANÁLISE DO QUADRO CLÍNICO E PROJEÇÕES FINANCEIRAS 63
3.1 Quadro Clínico 64
3.2 Projeções Financeiras 74
CONCLUSÕES 77
REFERÊNCIAS 79
INTRODUÇÃO
As empresas desenvolvem suas atividades financeiras que precisam ser registradas. Estes registros demonstram a vida da empresa e possibilitam uma análise completa de sua situação.
A importância de saber como são estruturadas as demonstrações financeiras e como analisá-las, auxilia o administrador financeiro a tomar decisões que possibilitam grandes retornos financeiros e crescimento à empresa.
Saber estruturar os dados coletados e conhecer o significado de cada um, é um conhecimento que todo o administrador financeiro deve ter e para efetuar uma ótima análise financeira é preciso conhecer bem os indicadores utilizados e suas finalidades.
CAPÍTULO 1
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Demonstrações Contábeis
É de fundamental importância entender as demonstrações contábeis ou também chamadas de demonstrações financeiras para administrar bem o negócio em que a empresa está inserida. As demonstrações financeiras representam um canal de comunicação da empresa com diversos usuários internos e externos. Elas permitem uma rápida visão intuitiva da situação da empresa, um ponto de partida para análises posteriores e também servem de bases para planejar os negócios e elaborar os orçamentos internos.
Com a finalidade de apresentar informações acerca da entidade são elaboradas diversas demonstrações financeiras, as quais também sofreram alterações pela Lei 11.638.
A partir de 1° de janeiro de 2008 as Demonstrações Financeiras exigidas por lei são: Balanço Patrimonial (BP); Demonstração do Resultado do Exercício (DRE); Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA); Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL); Demonstrações de Fluxo de Caixa (DFC); Demonstrações do valor Adicionado (DVA).
1.3.1 Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial é a demonstração financeira que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa em dado momento, dentro de determinados critérios de avaliação.
A demonstração confronta os Ativos (bens e direitos) que a empresa possui com seus Passivos (obrigações) ou Patrimônio Líquido (o que foi fornecido pelos proprietários).
A grande importância do balanço reside na visão que ele fornece das aplicações de recursos feitas pela empresa (Ativos) e quantos desses recursos são devidos a terceiros (Passivos). Isso evidencia o nível de endividamento, a liquidez da empresa, a proporção do capital próprio (Patrimônio Líquido) e outras análises a serem vistas no decorrer deste trabalho.
No Balanço Patrimonial, os elementos do patrimônio serão agrupados de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa, portanto as contas do Ativo devem ser apresentadas na ordem decrescente de liquidez, ou seja, conforme a capacidade do Ativo de ser convertido em moeda corrente; assim um bem ou direito, quanto mais próximo estiver de se transformar em dinheiro, maior liquidez possuirá, enquanto que as contas do passivo devem obedecer à ordem decrescente das exigibilidades.
As contas do balanço classificam-se em vários grupos e subgrupos, cujo esquema é apresentado logo a seguir:
...