DESAFIO PROFISSIONAL
Casos: DESAFIO PROFISSIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: solange101272 • 14/11/2014 • 4.255 Palavras (18 Páginas) • 347 Visualizações
1 - MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Na fusão das empresas RER – Caldeiraria e MHI – Estruturas Metálicas formou-se a INOXBEL, que expandiu suas atividades no Brasil tendo 6 plantas industriais, com vários clientes importantes se preocupando em aprimorar competências gerenciais, bem como buscar melhoria de processos e á otimização dos resultados organizacionais. Atende a demanda de diversos setores da economia nacional, produtos e equipamentos de porte, reformas em geral, manutenção preventiva e corretiva, soldas, desenvolvimento de projetos, serviços de calandragem dentre outros. A cobrança tem sido grande dos grandes clientes sugerindo que a empresa busque certificações para que continue a fornecer. A empresa sempre se preocupou com a qualidade de vida de seus colaboradores.
Para resolver seus problemas de gestão e melhoria dos processos vamos elencar algumas prioridades a serem adotadas pela mesma.
A empresa INOXBEL pode aperfeiçoar-se e se adaptar as mudanças globais implementando pensamento sistêmico; atuação em rede; aprendizado organizacional; inovação; agilidade; liderança transformadora; olhar para o futuro; conhecimento sobre clientes e mercados; responsabilidade social; valorização das pessoas e da cultura; decisões fundamentadas; orientação por processos; geração de valor, garantindo uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, além de proporcionar uma visão sistêmica da gestão, do mercado e do cenário local ou global onde a empresa atua ou se relaciona.
A grande maioria das empresas, além de visarem os lucros buscam uma forma cada vez mais eficiente de redução de custos, por isso é fundamental que os gestores consigam manter as informações das diversas áreas da empresa integradas evitando uma gestão de improvisos, fazendo com que a empresa alcance seus objetivos e atenda as necessidades dos seus clientes internos e externos.
A empresa estava com seus esforços direcionados ao produto, não se preocupando com a gestão de qualidade. Existiam pessoas qualificadas, porém em locais inapropriados para a realização de tarefas de inspeção, sendo que com um gestor de qualidade poderiam aumentar a produção e melhorar o serviço.
A Gestão Inovadora atua em seus clientes desenvolvendo projetos transformadores que introduzem modelos de gestão apoiados por tecnologias para mudar significativamente a maneira com que os processos são executados e monitorados, trazendo:
- ampliação da capacidade de gestão;
- redução de custos;
- aumento da eficiência operacional;
- maior agilidade organizacional;
- maior assertividade;
- resultados para o cliente e para os seus colaboradores.
Buscar melhorias dos processos considerados falhos buscando nos fornecedores e matérias-primas as causas da perda de qualidade dos produtos sendo inspecionados desde o inicio da fabricação até o pós venda buscando a melhoria na qualidade de produtos.
Abaixo segue o top 10 das ferramentas gerenciais:
1. Benchmarking
2. Planejamento Estratégico
3. Declarações de Missão e Visão
4. Gestão do Relacionamento com o Cliente
5. Terceirização
6. Balanced Scorecard
7. Gestão da Mudança
8. Competências Centrais (empate com gestão de mudança)
9. Alianças Estratégicas
10. Segmentação de Clientes
A pesquisa apresenta algumas conclusões interessantes. Ao longo dos anos (a pesquisa acontece desde 1993) percebeu-se que em momentos de recessão econômica as ferramentas gerenciais são cortadas e seu uso é bastante diminuído pelas empresas. Também ocorre um aumento do uso de ferramentas específicas como downsizing, fusão e aquisição e terceirização, sendo a primeira a que possui a menor satisfação de uso pelos executivos de todas as 25 ferramentas citadas na pesquisa.
Observa-se também que três ferramentas são as mais utilizadas não importa em que momento econômico os países se encontrem: benchmarking, planejamento estratégico e declarações de missão e visão.
Há também a classificação das 10 ferramentas por satisfação dos usuários:
1. Planejamento Estratégico
2. Declarações de Missão e Visão
3. Gestão pela Qualidade Total
4. Segmentação de Clientes
5. Alianças Estratégicas
6. Gestão do Relacionamento com o Cliente
7. Gestão da Lealdade e Satisfação
8. Balanced Scorecard
9. Competências Centrais
10. Gestão de Supply Chain
É comum ouvir discursos emocionados e enfáticos de executivos sobre as qualidades e pontos positivos de suas organizações. Sobre seus produtos, serviços e clientes. Sobre suas conquistas e prêmios. E mesmo assim ainda continuam não passando confiança ao mercado, clientes, acionistas e até mesmo aos funcionários.
Geralmente, as indústrias multinacionais instaladas nos países subdesenvolvidos já tiveram que se adaptar a legislação ambiental em seus países de origem. Desta forma, as políticas ambientais adotadas pelas matrizes são passadas às filiais para evitar danos à imagem mundial da organização, bem como, para prevenir a futuros contratempos nos países em que estão instaladas as suas filiais.
Por outro lado, a maioria das pequenas e médias empresas (PMEs) vende seus produtos para as grandes empresas. Atualmente, as grandes empresas já possuem a certificação NBR ISO 14001 e começaram a exigi-la de seus fornecedores. Desta forma, para as PMEs, a certificação ambiental significa o fortalecimento da sua imagem e a garantia de sua permanência na cadeia de suprimentos a qual pertence. O Quadro 1 descreve alguns fatores motivadores para as PMEs adotarem a NBR ISO 14001.
Fator Motivador Descrição
Melhoria
...