DESAFIO PROFISSIONAL SUSTENTÁVEL
Trabalho Universitário: DESAFIO PROFISSIONAL SUSTENTÁVEL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: netto2100 • 26/3/2015 • 2.215 Palavras (9 Páginas) • 208 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA (CEAD)
Curso de Administração
Responsabilidade social e meio ambiente
Teoria da Contabilidade
Ciências Sociais
Desafio Profissional Equipe 07
Equipe:
Felipe de oliveira Pereira RA: 2731593195
Francisco Magalhães de Lima RA: 9573414518
Série: 2º Semestre
Tutor: Ma. Grasiele A. Lourenço
Sobral – Novembro
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................................3
2. MODELO DE SUSTENTABILIDADE ..........................................................................4
3. SUSTENTABILIDADE ECONOMICA..........................................................................5
4. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL...........................................................................6
5. SUSTENTABILIDADE SOCIAL....................................................................................8
6. CONCLUSÃO................................................................................................................10
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..........................................................................11
1. INTRODUÇÃO
A indústria da construção civil é uma atividade de grande importância para a economia e o desenvolvimento do País, e ao mesmo tempo causadora de grande impacto ambiental ao longo de sua cadeia produtiva.
Inicia-se na ocupação de terra para a construção de casas e edifícios, utilização e extração de matérias primas, transporte de materiais, resíduos sólidos pós-construção, aumentando os impactos ambientais e contaminando o meio ambiente.
Segundo Ricardo Alvim professor e pesquisador da UESC, a construção civil é responsável pelo consumo de grande parte dos recursos naturais extraídos do planeta. Como 60% de toda a madeira extraída (dados da FAO), 40% de toda energia consumida e 15% de toda água potável.
No Brasil, estimam-se em 30% as perdas de materiais durante o processo de construção, além dos materiais consumidos e dos resíduos gerados. Muitos estudos estão sendo realizados para diminuir estes impactos, pois o desenvolvimento e o crescimento econômico não vão deixar de existir.
Para Bardella: Camarini (2006)
“A busca do paradigma do desenvolvimento sustentável, obtido pela produção da maior quantidade de bens com a menor quantidade de recursos naturais e menor poluição. Neste sentido, é necessário compreender a necessidade de uma gestão ambiental a partir da consciência da dimensão que os impactos do setor da construção civil causam ao meio ambiente. Procurando disponibilizar conhecimentos e informações para as empresas construtoras envolvidas, pois a consciência com a relação sustentável até o momento ainda não é suficiente para desencadear ações ambientalmente positivas por parte das empresas construtoras que ainda não se interessam efetivamente pelas implementações de sistemas de gestão”
Nosso desafio profissional é contextualizar a atitude do Sr. Manoel, gerente da L&Construção que discutindo com sua equipe de colaboradores a fim de elaborar um programa de sustentabilidade para ser apresentado aos proprietários da empresa. Sentindo que chegou o momento de mudar os conceitos de construir e partir na frente dos concorrentes, ofertando a seus clientes um produto que mesmo explorando os recursos planetários (naturais ou não) faz de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele depende para existir. Seguindo os fundamentos do modelo de sustentabilidade proposto por Elisa Coral (2012).
2. MODELO DE SUSTENTABILIDADE
FONTE: Desafio profissional Anhanguera 2º semestre Administração.
Segundo CORAL (2002, pag.129) “O modelo de planejamento estratégico para a sustentabilidade, baseia-se nas premissas do desenvolvimento sustentável para a industria, buscando a viabilidade econômica, ambiental e social de uma empresa”.
A maior contribuição deste modelo é sua estrutura informativa que se apresenta de forma detalhada sustentado em três pilares (econômico, ambiental e social) para que os clientes percebam os valores ambientais e sociais praticado pela empresa.
O pilar econômico, está voltado para os custos, resultados, vantagem competitiva, é o pilar que dá sobrevivência a empresa.
O pilar ambiental é as ações voltadas para a preservação do meio ambiente, utilizando os recursos de forma inteligente e diminuir os resíduos e impactos ambientais.
O pilar social, são as ações de responsabilidade social que a empresa tem com a sociedade, um compromisso com o bem estar humano e nas melhorias das condições de vida da população.
3. SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA
A sustentabilidade econômica e a questão ambiental, tem levado o empresariado da
construção civil a buscar novas formas de produzir
...