TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCASO COM A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Casos: DESCASO COM A EDUCAÇÃO NO BRASIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 3

Sabemos há muito que a educação brasileira é precária, ainda mais a pública. E isso é consequência de uma série de fatores. O sistema educacional brasileiro é falho, e os projetos criados para tentar superar as falhas também são ineficazes. A formação e a preparação de professores não são eficientes, e muitos chegam à sala de aula sem o suporte necessário. Para completar o ciclo, aquela educação que vem de casa também não é executada como deveria. Os pais não entendem que a educação é, acima de tudo, um processo que deve ser iniciado dentro do lar, junto com a família e continuado ao lado do sistema escolar. O resultado é que muitos alunos terminam o colegial mal sabendo escrever e ler um texto. E ler, não é só no sentido de juntar as letras, mas de entender o que é dito, de conseguir interpretar. Muitos alunos não se interessam pelos estudos, mas as políticas públicas também não incentivam. Os professores são tratados com muito descaso pelo governo. As condições de trabalho (salário, espaço, material, entre outros) são inaceitáveis. Não há como cobrar um bom serviço de um profissional oferecendo a ele uma base frágil.

A educação de crianças e jovens é crucial para construir uma sociedade menos desigual. Não é por outro motivo que não há um só país desenvolvido que não tenha investido seriamente em educação. Nossos professores e pedagogos querem formar “cidadãos conscientes”, mas não conseguem fazer com que nossas crianças e jovens aprendam a ler, escrever e fazer as quatro operações. O nosso analfabetismo funcional é alarmante e não por outro motivo estamos entre os últimos nos principais exames internacionais.

Mas, parece que despertamos para o problema nas últimas duas décadas. Com mais de um século de atraso, praticamente universalizamos a educação básica. Criamos fundos específicos de financiamento para auxiliar os municípios, avançamos, mas ainda não atacamos os problemas principais. O caminho para o Brasil é longo e tortuoso nesse campo porque simplesmente não conseguimos enxergar a raiz do problema. Não basta elevar para 10% do PIB o gasto com educação, se ele for mal feito. Mais dinheiro não implica necessariamente em mais qualidade. É preciso formar melhor nossos professores e investir na qualificação de gestores escolares. Não basta aumentar salários de forma igualitária é preciso gerar incentivos para que os professores se formem e ensinem melhor. É preciso parar de tentar formar esse anacronismo chamado “cidadão consciente” e começar a alfabetizar [de fato] nossas crianças. Enquanto isso não for feito, continuaremos gastando o dinheiro do contribuinte em avaliações que só provam o óbvio: a desgraça de nosso sistema de ensino.

É no mínimo cruel e penoso vermos toda uma geração de homens e mulheres que muitas vezes não sabe onde está nem para onde vai, em virtude da falta de perspectiva cada vez mais crescente nesse país de todos (os ricos). Nesse país em que um ministro da Justiça se torna um herói por simplesmente cumprir o seu papel. Se tivéssemos outra cultura, isso seria normal. Como pode uma nação se desenvolver do ponto de vista social se desprezam a educação? Instrumento fundamental para que o povo melhore a sua capacidade de julgar avaliar e decidir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com