DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA E APOIO DOS RECURSOS PARA TREINAMENTO / TRABALHO ADMINISTRATIVO (TICS)
Projeto de pesquisa: DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA E APOIO DOS RECURSOS PARA TREINAMENTO / TRABALHO ADMINISTRATIVO (TICS). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karlasanches • 1/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.187 Palavras (5 Páginas) • 2.302 Visualizações
SUMÁRIO
RELATÓRIO 2
1. DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA E DOS RECURSOS DE APOIO PARA O TRABALHO DOCENTE/ADMINISTRATIVO (AS TICS) 3
2. DEPOIMENTO DOS PROFESSORES 4
3. PLANILHA COM OS RESULTADOS QUANTITATIVOS SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TICS 6
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERENCIAS 8
RELATÓRIO
"O principal objetivo da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram; homens que sejam criativos, inventores e descobridores; o segundo objetivo é formar mentes que possam ser críticas, que possam analisar e não aceitar tudo que lhes é oferecido". (Piaget-1970)
O uso das novas tecnologias da comunicação e informação representa uma grande inovação na educação, pois propicia o desenvolvimento das produções em colaboração, podendo instigar o espírito investigativo tanto dos alunos quanto dos professores sendo que estes poderão apropriar-se do uso das tecnologias para mediar os trabalhos dos estudantes, sentindo-se desafiados a buscar condições mais adequadas para o processo de aprendizagem interativo e dinâmico.
Em uma sociedade onde cada vez menos a aquisição de informação depende do professor, caberá a este orientar o uso das tecnologias, ensinando os alunos a melhor forma de utilizá-las para obtenção de conhecimentos, passando a ser um orientador/mediador em sua prática educativa.
Nesse contexto, conhecendo as múltiplas possibilidades que o uso da tecnologia pode oferecer ao professor buscamos informações concretas entrevistando dois professores da rede municipal de educação do município de Belo Horizonte – MG, para saber como estão utilizando os recursos tecnológicos presentes no dia a dia dos alunos e disponíveis na sua escola e salas de aula.
Segundo Barbosa et all (2004, p.5), o desenvolvimento da sociedade depende, hoje, da capacidade de “gerar, transmitir, processar, armazenar e recuperar informações de forma eficiente”. Para isso, é necessário que as escolas tenham acesso às TIC, ampliando, assim, a capacidade de produzir e desenvolver conhecimentos. Isso requer da escola o uso eficiente e inteligente dessas tecnologias.
Nome da escola – Escola Municipal Luiz Gatti
Nível de ensino – Ensino Fundamental
Período em que foi feita a pesquisa – 25 a 28 de Fevereiro de 2014
1. DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA DA ESCOLA E DOS RECURSOS DE APOIO PARA O TRABALHO DOCENTE/ADMINISTRATIVO (AS TICS)
• Alimentação escolar para os alunos
• Laboratório de informática
• Laboratório de Ciências
• Biblioteca
• Cozinha
• Dependências adequadas para alunos com deficiência
• Quadra de esportes coberta
• Água filtrada
• Sala de diretoria e professores
• Água, esgoto, energia elétrica em rede pública
• Coleta de lixo seletiva
Equipamentos:
Aparelho de DVD
Impressora
Copiadora
Retroprojetor
Televisão
Data SHOW
Computadores e Internet:
Internet
Banda larga
Computadores para uso dos alunos
Computadores para uso administrativo
2. DEPOIMENTO DOS PROFESSORES
De acordo com Moran (2007, p. 6) “As tecnologias permitem um novo encantamento na escola... O processo de ensino-aprendizagem pode ganhar assim um dinamismo, inovação e poder de comunicação inusitado”.
Ao ser indagada sobre qual a importância das TIC´s no processo de ensino-aprendizagem, a professora “A” entrevistada ressalta os benefícios que as novas tecnologias trazem para o processo ensino-aprendizagem, como formas de incluir docentes e discentes no mundo globalizado e digital, melhorando assim a qualidade do ensino. Em seu relato a educadora afirma: “É inconcebível falar de ensino-aprendizagem sem inserir nos currículos das escolas a internet, grande aliada nesse processo”.
Ainda segundo a educadora, ela tem utilizado muito as TIC´s em sala de aula, mesmo não estando segura quanto a sua utilização, mas tem conseguido de um modo geral chamar a atenção de seus alunos para assuntos que são importantes, mas que na maioria das vezes não são de grande interesse para os alunos.
Pode-se concluir das falas da Professora “A”, que as TIC além de serem um recurso pedagógico interessante e importante para o professor, é uma ferramenta que torna a aprendizagem das crianças mais significativa e mais prazerosa, contribuindo inclusive para a felicidade da criança na escola e estimulando-a a vir para a escola.
A professora “B” afirma que a sua formação inicial, deixou muito a desejar e que foi insuficiente no que diz respeito à formação para o uso das tecnologias educacionais em sala de aula, tanto teoricamente, como na prática. Sendo assim, ela acredita que essa temática deveria ser abordada de forma relevante, com o objetivo de fornecer os conhecimentos teóricos e também práticos suficientes
...