DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL
Artigos Científicos: DIAGNOSTICO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JOSILENESOUZA • 14/5/2014 • 1.550 Palavras (7 Páginas) • 496 Visualizações
Os consumidores procuram produtos ou serviços disponíveis para atender suas necessidades e as empresas devem disponibilizá-los no momento e ponto de venda. Para Las Casas (2002, p.216), “do ponto de vista do consumidor, a distribuição proporciona utilidade de lugar e tempo. Um produto será o preferido pelo consumidor se proporcionar o maior nível de utilidade. Utilidade é um conceito de economia que significa satisfação.” É com esse ponto de vista do consumidor que a Boutique procura sempre trabalhar com marcas bem conceituados no mercado de confecção e calçados, se fosse possível definir precisamente o processo de compra a empresa se encacharia na venda direta, onde a boutique Dessalee seria o consumidor final, geralmente essas vendas diretas são realizadas através de showroons, quando o fornecedor entra em contato com a empresa, onde é determinado uma data e horário para uma mini exposição de mercadorias, o fornecedor apresenta todos os lançamentos e tendências para que assim seja fechado uma cartela de mercadorias com uma diversificação de modelo.
Ao adquirir um produto da Boutique Dessalee o cliente também adquiri; qualidade, design, status, serviços, garantias, devoluções (de acordo com as leis estabelecidas pelo PROCON)
PREÇO
Segundo Dias (2003, p. 254), “o preço está associado ao processo de tomada de decisões estratégicas da empresa, na medida em que seus resultados financeiros são parcialmente dependentes do preço praticado no mercado”. Ainda segundo esse autor, o preço sofre variâncias tão relevantes para a empresa que, quando os preços no mercado não desempenham de forma satisfatória seus papéis na alocação dos recursos, torna-se apenas uma forma de alocação interna da função de produção. Algo que a Dessalee sempre buscou foi trabalhar a realidade financeira local, através do departamento de compras da empresa são realizados reuniões para tomada de decisões onde será averiguado como será fixado o preço na mercadoria, muitas vezes a empresa trabalha com o preço Fixo tabelado ou seja, o preço sugerido pelo fornecedor, e outras vezes quando o departamento de compras acreditar que o preço de tabela ultrapassar o preço da concorrência tonando o produto mas caro é realizado um desconto entre 5 á 8 % no preço de tabela. Kotler (2003, p. 180), contudo, adverte as organizações: “depois de fixar o preço, não o utilize como argumento de vendas. Baseia-se no valor para o cliente”. Logo, cada cliente tem uma percepção e difere-se o valor percebido. Um preço adotado pode ser entendido por diferentes clientes como ponto positivo ou negativo, em uma negociação, dependendo da percepção pessoal. Por isso mesmo que o produto tenha um preço tabelado, ou abaixo da tabela muitas vezes é necessário que exista um desconto como é trabalhado na Boutique Dessalee, é como Kotler adverte por mais que a organização já tenha um preço tabelado ou abaixo da tabela esse meio não se pode torna um argumento de venda, pois desse modo poderá ocorrer resultados negativos. Por isso a organização sempre ensinar aos seus vendedores que é necessário uma negociação para reavaliar o preço quando existe uma resistência por parte do cliente para finaliza a compra.
PRAÇA
A Empresa é multimarcas e possui prédio próprio, e os produtos são entregues de imediato, cliente finaliza o processo de compra e já sai da empresa com a mercadoria.
PROMOÇÃO
Kotler (2003, p. 30) define a promoção como “a parte da comunicação que se compõe das mensagens destinadas a estimular as pessoas a tomar consciência dos vários produtos e serviços da empresa, interessando-se por eles e comprando-os”. Entretanto a promoção pode ser dividida de diversas formas de acordo com sua estrutura. Com relação à estrutura da promoção, McCarthy e Perreault Jr. (1997) a separa em venda pessoal, venda em massa e promoção de vendas.
A Estrutura de venda, mas realizado pela boutique Dessalee é a venda pessoal e a venda em massa, primeiramente é a venda pessoal que é realizada através da comunicação oral direta entre o vendedor e o cliente potencial, esse tipo de venda acontece de forma instantânea, a partir do momento que a promoção é realizada pela empresa os vendedores utilizam suas agendas de contatos, onde durante dias o vendedor trabalha primeiramente com um marketing interno, convidado todos os clientes potencias para conferir a queima de estoque. Em seguida é realizada a venda em massa, geralmente a empresa adota inicialmente a venda pessoal, pois antes de ser iniciada a venda em massa a promoção e a porcentagem do desconto é enviado para a publicidade da empresa, onde serão desenvolvidos comerciais para TV e adesivos para vitrine da loja. Outra forma de divulgar essa venda em massa é através das mídias sociais como Facebook e Instagran.
No final a promoção sempre trazem resultados financeiros positivos para empresa, pois mais de 60% das mercadorias que entram em oferta é pago de forma a vista no dinheiro.
PRINCIPAIS CARACTERISCAS DO PUBLICO ALVO
Apesar de a Boutique Dessalee trabalhar com segmentos para o publico masculino e feminino, a maioria dos clientes são mulheres com uma faixa etária a partir dos 16 anos de idade, e a maioria das clientes é empresarias, medicas, advogadas ou donas de algum empreendimento, ou seja, mulheres independentes financeiramente, com situações financeiras instáveis e que vive na classe social entra a classe media e classe alta, são clientes ativas e sempre frequenta nossas lojas. Por isso nosso grupo maior de clientes são mulheres geralmente jovens ou de meia idade, que sempre aguardam com ansiedade o lançamento da moda, elas possuem um pode aquisitivo mais elevado e se preocupam em estar na moda e sempre querendo usar o que está nas revistas de moda e vitrines das boutiques.
CARACTERÍSTICAS, GOSTO E COMPORTAMENTO DOS CLIENTES
Uma das ações realizadas pela gerencia para estudar as características, gosto é comportamento dos clientes se realiza da seguinte
...