DIAGNOSTICO SITUACIONAL (CASE)
Casos: DIAGNOSTICO SITUACIONAL (CASE). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geisonf • 1/6/2014 • 1.928 Palavras (8 Páginas) • 1.636 Visualizações
RELATÓRIO GERENCIAL SOBRE O DIAGNOSTICO SITUACIONAL EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL
1) Exposição da Análise realizada
Foi efetuada visita à empresa de Papel para embalagens, “Paper Pix S/A, localizada em São Paulo. Esta se deu em 22/01/2012.
Ela tem como identidade restrita: papel, e embalagens.
Em inspeção e percurso na fábrica, foram expostos pelo anfitrião dados importantes para conhecimento dos processos-chave/fluxos da empresa. Percebeu-se durante todo o trajeto, um clima organizacional bastante agradável que permeia toda a organização e que favorece o efetuar das atividades pelos colaboradores. É indiscutível o cuidado, a preocupação e o respeito pelo time de trabalho, arraigados nas diretrizes empresariais.
Contudo, nosso time de auditores, conseguiu identificar alguns pontos de oportunidade de melhoria para um alcance de resultados ainda mais benéficos para a empresa.
Estaremos discorrendo, sobre os aspectos mais significativos ao olhar do grupo:
Ficou bem perceptível que a situação de coletas dos clientes na fábrica está sob descontrole. Percebe-se uma não padronização, e carência de regras mais específicas, definições, baseadas na falta de um estudo mais detalhado e que mensure corretamente o prejuízo ou benefício que esta operação lhe traz. Porém salientamos que esta pode ser uma questão estratégica da organização e tudo dependerá das diretrizes dela sobre o assunto. Em casos onde grandes clientes coletam em sua fábrica,mas tenham domínio de grande parte de seu faturamento é preciso ter uma visão macro, pois muitas vezes o desgaste com o cliente pode ser muito mais prejudicial do que esses próprios custos.
A infraestrutura da fábrica é muito boa, detentora de equipamentos bastante complexos e de caráter de ponta, porém identificamos uma organização falha no que diz respeito à disposição de armazenagem dos materiais *junto com os equipamentos de produção*. Deveria existir uma outra disposição para os produtos acabados (como uma área de armazenagem independente), isto para, uma melhor manutenção da Qualidade do item para venda e também para o uso dos preceitos do FIFO (primeiro a entrar, primeiro a sair), valorizando as características do material para este tipo de produto: quanto mais velho, melhor ao cliente (características peculiares de seu produto = papel).
Outro tópico relevante é a situação das estadias junto aos clientes. Existe a necessidade de criação de um procedimento com normas bem detalhadas para acontecimentos deste gênero, tanto para gestão com a transportadora, e para o informe/familiarização do cliente. Identificamos a falta de um acompanhamento rígido desses custos para negociação e envolvimento com a área Comercial.
Uma melhoria de performance na gestão dos Prestadores de Serviços Logísticos é exigida pois existem algumas lacunas no que concerne à parte de contratos, e mesmo à administração dos custos, modais, e busca de novas alternativas.
A comunicação pode ser mais eficiente dentro da empresa. Verifica-se a dificuldade de entendimento entre áreas com ligações extremamente importantes e dependentes: como a área comercial e logística. Uma maior integração, envolvimento de ambos proporcionará melhores resultados claramente.
Enfim, acreditamos que poderiam ser incluídas algumas métricas de atividades dispendiosas aos controles da organização. A estratégia da empresa assim como sua visão de futuro estarem mais presentes ao seu colaborador (apesar de todo desenvolvimento que é feito com este), pois visualizamos uma interrogação sobre a questão do crescimento da empresa, possibilidades de expansão etc.
Possivelmente estas respostas estejam respondidas e bem entendidas pela direção, porém devem ser mais disseminadas aos cargos gestores para se usufruir uma maior inclinação e segurança no desenvolvimento de novos projetos por parte destes (ex: terceirização de um CD e projeto de vendas mais agressivo).
2) Pontos fortes e fracos identificados
Levantamento de pontos Fortes:
Lead time do pedido ao faturamento
Set-up de produção
Sustentabilidade
Carteira de clientes
Giro de estoque
Localização
Rígidos valores de RH
Contratos globais
Qualidade reconhecida pelos clientes
Nível de serviços para OTIF
Fabrica altamente tecnológica
Clima organizacional agradável
Estrutura organizacional confere autonomia aos gerentes da planta
Margem de produto 48%
Levantamento de pontos Fracos:
Coletas FOB
Infraestrutura de armazenagem X Fábrica
Cobrança de estadias junto a clientes
Sinergia Logística x Comercial (S&OP)
Interface Comercial x Clientes
Administração de SLA para prestadores (contratos de prestadores)
Custo de frete analisado mensalmente
Planejamento estratégico
Custo fixo alto
Gestão de contratos com clientes
3) Melhorias sugeridas
A)Problema: Coletas FOB
Sugestões:
- Consignação
- EDI ((Eletronic Data Interchange) com visibilidade de pedidos de clientes
- Desconto Progressivo pela coletada na data programada
- Destaque custo armazenagem na planilha de custo
- Indicador de Margem projetado x realizado (* O objetivo destes indicadores é apresentar à alta direção o custo de armazenagem oculto dos pedidos FOB que não são retirados, visando apresentar a influência direta deste custo nas margens. E, assim,conscientizar buscando a viabilização de ações que envolvam
...