DIAGNÓSTICO SITUACIONAL NA COORDENAÇÃO DE PATRIMÔNIO DO IFAL CAMPUS MAL.
Por: ajsjpirata • 30/1/2016 • Trabalho acadêmico • 7.402 Palavras (30 Páginas) • 466 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE ECONOMIA. ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Antonio Joaquim dos Santos Junior
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL NA COORDENAÇÃO DE PATRIMÔNIO DO IFAL CAMPUS MAL. DEODORO COM OBJETIVO DE DESENVOLVER UM TRABALHO DO USO CONSCIENTE DOS RECURSOS PATRIMONIAIS.
Maceió, 2016
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE ECONOMIA. ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Antonio Joaquim dos Santos Junior
DIAGNÓSTICO SITUACIONAL NA COORDENAÇÃO DE PATRIMÔNIO DO IFAL CAMPUS MAL. DEODORO COM OBJETIVO DE DESENVOLVER UM TRABALHO DO USO CONSCIENTE DOS RECURSOS PATRIMONIAIS.
Diagnóstico situacional elaborado como requisito parcial da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica do Curso de Especialização em Administração Pública, ministrado pela Prof. Dra. Natallya de Almeida Levino.
Maceió, 2016
- SUMÁRIO
Pág.
1. INTRODUÇÃO 01
1.1 Antecedentes 02
1.2 O problema 05
1.3 Justificativa 06
1.4 Objetivos 06
1.4.1 Geral 06
1.4.2 Específicos 07
2. METODOLOGIA 08
3 . DIAGNÓSTICO SITUACIONAL 09
3.1 Análise do contexto externo da organização 09
3.2 Análise do contexto interno da organização (Pontos Fortes e Pontos Fracos); 09
3.3 Análise das Perspectivas (Financeira, Mercado, Processos e Pessoas) 10
3.4 Fluxograma do setor/serviço/processo 11
4. RESULTADOS ESPERADOS 16
5. CRONOGRAMA DA ELABORAÇÃO DO DIGNÓSTICO SITUACIONAL 18
REFERÊNCIAS 19
GLOSSÁRIO 20
Apêndice ..............................................................................................................................22
Anexo....................................................................................................................................24
- 1. INTRODUÇÃO
A Coordenação de Patrimônio do Instituto Federal de Alagoas Campus Marechal Deodoro tem como missão e finalidade registrar, controlar e fazer que cada bem permanente cumpra sua função socioeducacional dentro do Campus MD, em harmonia com a legislação em vigor e os Princípios da Administração Pública.
Como visão e objetivo deste trabalho, deseja criar uma nova cultura de uso e guarda, dos bens móveis e deste IFAL Campus MD, tendo em vista a origem tributária, economicidade e sustentabilidade, por meio do uso consciente dos recursos patrimoniais existentes para cumprir a finalidade educacional técnica e profissional do Instituto.
A Coordenação encontra-se atualmente instalada na sala de multisetores, dividindo espaço com a Coordenação de Projetos e Obras, Coordenação de Contabilidade e finanças, Coordenação de Contratos, Coordenação de Orçamentos. Seu quadro de servidores consta apenas um para atender toda demanda de serviço e controlar 12.874 bens.
Para a obtenção das informações que embasam o primeiro capítulo deste projeto foram realizadas as algumas ações fundamentais como entrevista ao servidor da Coordenação, consulta a documentos e relatórios da auditoria, consulta ao outros servidores, alunos e professores do campus por meio de questionário para avaliar como eles utilizam e se os bens do campus contribuem de alguma forma para o aprendizado e para executar as atividades, se tem conhecimento sobre o funcionamento da Coordenação de Patrimônio do Campus MD.
O Serviço Público, de uma forma geral, tem fama de oferecer serviço de péssima qualidade. Sendo assim, acreditamos que no IFAL Campus MD, não seja diferente, por duas rações: primeiro por não ser possível agradar a todos; segundo pelas deficiências inerentes a prestação dos serviços, principalmente do que se refere este trabalho. Acredita-se que quando a gestão não oferece as condições necessárias a Coordenação de Patrimônio para realizar suas atribuições, também está usando mal os recursos patrimoniais devendo ser submetida a uma orientação sobre o uso consciente do patrimônio público.
Para tanto se aplica neste trabalho pesquisa bibliográfica e pesquisa de Campo. Diante do número pequeno de livros que trata do tema de recursos patrimoniais, foi buscado apoio nas Leis e Instruções Normativas que orientam a administração de material permanente. A pesquisa de Campo foi realizada por entrevista ao Servidor da Coordenação de Patrimônio e questionários aos usuários do serviço público local contendo perguntas como conhecimento de sobre o funcionamento da Coordenação de Patrimônio, se saber utilizar os recursos patrimoniais existentes no Campus como os eletroeletrônicos e se tem cuidados na utilização dos demais bens, contribuído para o bom uso, satisfação como a qualidade, estado de conservação e se atende às expectativas.
Diante do exposto pretende-se com esse trabalho de diagnóstico situacional, mostrar que nem servidores, nem usuários cuidam bem dos recursos patrimoniais e elabora, para solucionar ou mudar o comportamento, uma campanha de uso consciente dos recursos patrimoniais, tento em vista razões tributárias, econômicas e sustentáveis.
- 1.1 Antecedentes
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas foi criado em 23 de setembro de 1909, pelo então Presidente da República Nilo Peçanha. A sua primeira sede foi inaugurada em 21 de outubro de 1910, instalada em um sobrado na rua Conselheiro Lourenço de Albuquerque, transferindo-se, logo após, para a Praça Sinimbu, onde hoje funciona o Espaço Cultural da Universidade Federal de Alagoas. No ano de 1956, a Escola passou a funcionar no atual prédio ocupado pelo IFAL – Campus Maceió, arquitetado pelo renomado Oscar Niemeyer.
...