DIDATICA - PROJETOS
Artigos Científicos: DIDATICA - PROJETOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elaine40 • 15/10/2013 • 1.160 Palavras (5 Páginas) • 414 Visualizações
PROJETO
LEIA COMIGO
Público alvo: 3 e 4 anos - Educação Infantil
Duração: 2 meses
OBJETIVOS GERAIS
Incentivar o desenvolvimento do hábito da leitura no ambiente familiar.
Estimular o gosto pela leitura desde a Educação Infantil.
Envolver os pais no processo de desenvolvimento cognitivo dos seus filhos (as).
Desenvolver os aspectos: Afetividade, Raciocínio, Censo crítico, Imaginação, Criatividade e a Linguagem oral.
Formação de valores.
Tornar a leitura um ato prazeroso
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover momentos de contação de histórias.
Proporcionar diariamente momentos de leitura e de manifestações da oralidade, nos quais as crianças possam escolher espontaneamente os livros e manuseá-los.
Estimular as crianças a lerem imagens e construírem histórias a partir delas.
JUSTIFICATIVA
A infância é um momento em que as crianças estão mais propicias a desenvolver hábitos que serão seguidos futuramente. É de fundamental importância apresentar as crianças, que o ato de ler pode ser mágico.
A leitura é significativa em nossas vidas desde o momento em que começamos a compreender o mundo a nossa volta. Tendo em vista que, o adulto é o ponto de referencia da criança, suas atitudes e gestos serão copiados, por isso o momento mais propício para o desenvolvimento de hábitos de leitura é nos seus primeiros anos de vida. Então, é nessa idade que é possível auxiliar a criança a compreender a si mesma, seu corpo, seus gostos e principalmente estimular hábitos desejados pelos adultos.
Ressaltamos que o gosto pela leitura de livros literários possa ser desenvolvido na vida das crianças desde bem cedo. É durante os primeiros anos de vida da criança, que mesmo não sabendo ler histórias, poderá ouvi-lás, manusear livros, visualizar imagens, através do contato com a magia da leitura.
METODOLOGIA
Em dias alternados a professora apresentara três livros ,os alunos escolhem o livro, ou seja a história que mais chamou a atenção.Desenvolvendo uma ação prazerosa com a leitura e escrita de textos, tendo acesso a livros para manusea-los. Apresentar na roda de história; leitura de imagens, histórias cantadas, CDs de historinhas infantis, dentre outras;
Participação ativa das crianças nas histórias colaborativas;
Brincar com histórias e personagens (dramatização);com fantoches ,teatro de sombra e etc.
Culminância: produto final; confecção de um livro coletivo o qual será apresentado na reunião de pais.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Linguagem oral e escrita Natureza e Cultura, Artes e Movimento
Para garantir a relação do trabalho será organizado em temas:
Histórias;
Parlendas;
Receitas;
Bulas;
Cartas;
Paródias;
Contos e cantigas populares
AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua possibilitando que as crianças acompanhem seus trabalhos de modo a vencerem suas dificuldades e chegar à aprendizagem. Ela terá como objetivo intervir e modificar a prática docente e garantir uma aprendizagem dinâmica e significativa. Serão utilizados registros espontâneos, portfólios e o livro coletivo produzido ao longo do projeto pelas crianças.
REFLEXÃO SOBRE A VIVÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR
A sala é composta por 24 alunos de 3 e 4 anos. Algumas crianças são calmas, relacionam-se com tranqüilidade tanto com os colegas, como o professor. Enquanto a maioria das crianças resiste às regras e não cumprem os combinados, sendo necessário uso excessivo de conversas e aplicação de sansões.
A educadora é muito dócil, e seu afeto pelo grupo é visível.
O grupo por sua vez chama a atenção com gritos e muitas birras.
Nas atividades, a concentração geral das crianças é bem pequena, pois se dispersam e se distraem com muita facilidade.
A sala também tem uma criança que constantemente “rouba a cena’’, com birras e choros intermináveis”. Nesse momento a educadora foi orientada pela coordenadora para que saia da sala com a criança para outro espaço, até que se acalme o grupo fica com uma auxiliar de classe, até que a mesma volte. A estratégia foi boa, porém os alunos, nesse momento ficam prejudicados no processo de aprendizagem. A educadora procura através de estratégias como: contar histórias que apresentem um tema para que juntos possam discutir e pensar sobre combinados e regras de convívio , propiciando a afetividade do grupo.Entre outras atividades: de pintura ,colagem, escultura com massa de modelar , jogos e brincadeiras interativas.
PLANO
...