DIREITOS FINANCEIROS E IMPOSTOS
Ensaio: DIREITOS FINANCEIROS E IMPOSTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: colourfulway2 • 27/8/2014 • Ensaio • 317 Palavras (2 Páginas) • 370 Visualizações
DIREITO FINCANCEIRO E TRIBUTÁRIO II
Aula 2
Caso Concreto
Determinada empresa prestadora de serviços de limpeza e manutenção de piscinas, sediada no Município de Guarapari/ES, pretende discutir judicialmente a incidência do ISSQN que lhe está sendo cobrado pelo Município de Vila Velha/ES.
Ocorre que esta mesma empresa recebeu notificação do Município de Vila Velha/ES para efetuar o pagamento do ISSQN dos serviços nesse Município realizados.
Inconformada, a empresa impetra mandado de segurança com pedido de liminar em face do Secretário das Finanças do Muncípio de Vila Velha/ES que a notificou, sob a alegação de a cobrança que está sendo feita ofende seu direito líquido e certo de efetuar o pagamento do ISSQN para o Município de Guarapari/ES, onde a empresa está sediada.
Distribuído o feito, o magistrado despacha no sentido de que apreciará a liminar após a vinda das informações, para o que manda oficiar à autoridade coatora impetrada.
Neste intervalo, a empresa recebe a visita de um agente da Administração Tributária Municipal, que a autua pelo descumprimento de certas obrigações tributárias acessórias.
a) O fato de a empresa ter impetrado mandado de segurança suspende a exigibilidade do crédito tributário?
R: Não. Caso o credito não seja suspenso, ele seja escrito na divida ativa para ser cobrado judicialmente, através da execução fiscal
b) Caso o magistrado tivesse concedido a liminar do mandado de segurança, o agente fiscal estaria impedido de realizar o auto de infração, pelo descumprimento da empresa das obrigações tributárias acessórias?
R: Não. Pois o que suspende é a exigibilidade do credito tributário, sob pena de multa pois a obrigação acessória se transforma em tributaria. Esta impedido de fazer o credito principal.
Questão Objetiva
Acerca da suspensão da exigibilidade do crédito tributário, assinale a alternativa INCORRETA:
a) autoriza a expedição de certidão positiva com efeitos negativos;
b) impede a Fazenda Pública de ajuizar a execução fiscal;
c) impede a Fazenda Pública de promover a inscrição do débito na dívida ativa;
d) impede a Fazenda Pública de promover o lançamento do respectivo crédito
...