DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Por: italovalu • 11/4/2019 • Dissertação • 633 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Maria Beatriz Ferreira Gurian
Centro Universitário Clarentiano
RIO DE JANEIRO
2017
1- Uma pessoa é considerada obesa quando apresenta aumento de, pelo menos, um dos três parâmetros que são: índice de massa corpórea, porcentagem de gordura corporal ou circunferência abdominal, e pelo fato de João consumir alimentos ricos em açúcar e, principalmente, os alimentos gordurosos favorecendo o acúmulo de gordura no abdome, chamada de obesidade androide, central ou “em maça” e ainda ser sedentário fez com que João desenvolvesse a síndrome metabólica.
2- Pelo fato de João ter 104 cm de circunferência abdominal a chamada gordura ‘’visceral”, localizada nos órgãos internos do abdome e nos vasos, pode causar no caso dele a doença cardíaca coronariana, derrame cerebral, hipertensão arterial e diabetes.
3- A PA do João indica que ele pode estar com uma pré-hipertensão, que são pacientes que figuram com pressão sistólica entre 120 e 139 mm/hg ou pressão diastólica entre 80 e 89 mmhg, o colesterol está 60 mg/dl (decilitro) acima do recomendado, o HDL , que é benéfico se encontra abaixo do ideal de 45 mg/dl, e o LDL que é dito como o “vilão” está 30 mg/dl acima do considerado normal. O triglicérides que são as gorduras propriamente ditas que estão nos alimentos e no sangue está 10 mg/dl acima do normal e por fim a Glicose levando em consideração que João fez o exame clínico em jejum o valor indica que está acima do ideal que seria em torno de 100mg/dl, podendo estar com a diabetes Mellitus.
4- Sim, para a melhora da resistência insulina, redução de peso, aumento do percentual de massa corporal magra, diminuição de gordura corporal, melhora da capacidade aeróbica e ganho de força muscular são alguns dos exemplos da importância da atividade física.
Especificamente para João que é uma pessoa sedentária, o início das atividades físicas regulares irá fazer com que consiga de imediato juntamente com uma dieta e reeducação alimentar, a redução da circunferência abdominal bem como a redução de seu percentual de gordura, maior disposição para realizar atividades do dia a dia e melhora da condição cardiovascular e respiratória.
Atividades aeróbicas regulares com uma frequência de 4 vezes por semana, sendo realizada através de caminhada na esteira e na rua, bicicleta “indoor” e natação com uma intensidade entre 50% a 70%. Exercícios resistidos com cerca de 50 minutos de duração três vezes na semana com uma intensidade de 3 a 4 de acordo com a escala de Borg com sessões de 8 a 10 repetições.
5- Avaliação antropométrica: coleta de dobras cutâneas por meio de plicometria ou balanças de bioimpedância, avaliação neuromuscular: análise de força de membros superiores e inferiores e flexibilidades e anamnese a cerca das informações para uma melhor prescrição de atividades para o indivíduo.
6- João deverá ter 4 atividades aeróbicas sendo dividido da seguinte forma: segunda-feira na esteira e sexta-feira caminhada outdoor com duração de 35’ e intensidade
...