Danieli Zuffo
Exames: Danieli Zuffo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielizuffo • 2/4/2014 • 1.791 Palavras (8 Páginas) • 351 Visualizações
Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores deTecnologia(PROINTER)
Relatório Parcial
Proposta para implantação de um Sistema de Triagem, Reutilização e Reciclagem dos resíduos de construção civil (RCC).
Pirassununga/São Paulo
2013
Proposta para implantação de um Sistema de Triagem, Reutilização e Reciclagem dos resíduos de construção civil (RCC).
Professor tutor presencial: Vinicius Bonifácio Cavalcante
Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia emRecursos Humanos na Faculdade Anhanguera, sob aorientação da Tutora EAD Vinicius BonifacioCavalcante
Pirassununga/São Paulo
2013
I. Apresentação
Este trabalho de proposta para implantação de um Sistema de Triagem, Reutilização e Reciclagem dos resíduos de construção civil (RCC), será efetuado na cidade de Porto Ferreira-SP.
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância das inovações na área da gestão ambiental, buscando alternativas para o aproveitamento dos resíduos de construção e demolição, por meio de sua incorporação em novos materiais, possibilitando um novo destino para os rejeitos de construção, preservando o meio ambiente e diminuindo os problemas causados pelo possível despejo deste material no meio ambiente.
II. Descrição da situação pesquisada
O aumento da produção mundial vem causando inúmeros impactos negativos no nosso meio ambiente e os recursos naturais estão cada vez mais escassos. Para garantir a sustentabilidade, a necessidade das empresas inovarem em seus produtos e processos para minimizar esses impactos se torna importante e iminente.
Uma das conseqüências da atuação deste setor é a geração de resíduos específicos, conhecidos como Resíduos de Construção Civil (RCC), constituídos de materiais chamados de inertes, como cimento, areia, terra, pedras, britas, cerâmicas em geral, entre outros.
O resíduo sólido de construção e demolição é responsável por um grande impacto ambiental, e é freqüentemente disposto de maneira clandestina, em terrenos baldios e outras áreas públicas, ou em aterros, tendo sua potencialidade desperdiçada. Estima-se 70 milhões de toneladas de resíduos que são despejados anualmente em aterros ilegais, nas margens de rios, córregos, estradas ou em terrenos baldios.
Em decorrência deste processo de produção, formou-se um mercado secundário para o transporte e a deposição dos resíduos gerados por esta atividade (caçambas estacionárias).
2.1. Nome do Negócio
A empresa na qual vamos efetuar este estudo chama-se TransLimp esse nome teve origem da união das palavras transporte e limpeza. Tendo como proprietários os irmãos Marcos Longo (advogado) e João Longo (Administrador).
Neste projeto teremosalgumas possibilidades de reciclagem para este resíduo e as vantagens específicas de cada uma.
2.1.1 Pavimentação: A forma mais simples de reciclagem do entulho é a sua utilização em pavimentação (base, sub-base ou revestimento primário) na forma de brita corrida ou ainda em misturas do resíduo com solo. A eficiência desta prática, já comprovada cientificamente, vem sendo confirmada pela utilização, na prática, por diversas administrações municipais como São Paulo e Belo Horizonte.
Vantagens- é a forma de reciclagem que exige menor utilização de tecnologia o que implica menor custo do processo; permite a utilização de todos os componentes minerais do entulho (tijolos, argamassas, materiais cerâmicos, areia, pedras, etc.), sem a necessidade de separação de nenhum deles; economia de energia no processo de moagem do entulho (em relação à sua utilização em argamassas), uma vez que, usando-o no concreto, parte do material permanece em granulometrias graúdas e possibilidade de utilização de uma maior parcela do entulho produzido, como o proveniente de demolições e de pequenas obras que não suportam o investimento em equipamentos de moagem/ trituração.
2.1.2 Agregado para Concreto: O entulho processado pelas usinas de reciclagem pode ser utilizado como agregado para concreto não estrutural, a partir da substituição dos agregados convencionais (areia e brita).
Vantagens - utilização de todos os componentes minerais do entulho (tijolos, argamassas, materiais cerâmicos, areia, pedras, etc.), sem a necessidade de separação de nenhum deles; economia de energia no processo de moagem do entulho (em relação à sua utilização em argamassas), uma vez que, usando-o no concreto, parte do material permanece em granulometrias graúdas; possibilidade de utilização de uma maior parcela do entulho produzido, como o proveniente de demolições e de pequenas obras que não suportam o investimento em equipamentos de moagem/ trituração e possibilidade de melhorias no desempenho do concreto em relação aos agregados convencionais, quando se utiliza baixo consumo de cimento.
Desvantagens - a presença de faces polidas em materiais cerâmicos (pisos, azulejos, etc.) interfere negativamente na resistência à compressão do concreto produzido e consumo de água em quantidade bastante superior devido à grande absorção do entulho.
2.1.3 Agregado para Argamassa: Após ser processado por equipamentos denominados "argamasseiras", que moem o entulho, na própria obra, em granulometrias semelhantes as da areia, ele pode ser utilizado como agregado para argamassas de assentamento e revestimento.
A partir da mistura de cimento, areia e água, a fração mineral do entulho é adicionada a uma caçamba de piso horizontal, onde dois rolos moedores girando em torno de um eixo central vertical proporcionam a moagem e homogeneização da mistura que sai do equipamento pronto para ser usada.
Vantagens - utilizado do resíduo no local gerador, o que elimina custos com transporte; efeito pozolânico apresentado pelo entulho moído; redução no
...