Decretação Imissao De Posse
Exames: Decretação Imissao De Posse. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gssp • 29/8/2013 • 238 Palavras (1 Páginas) • 568 Visualizações
Em quais hipóteses poderá ser decretada, em favor da Administração Pública, a imissão provisória da posse do bem em processo de desapropriação?
R: A imissão provisória na posse pode ocorrer desde que a administração pública – expropriante - declare motivo de urgência e faça o depósito de quantia fixada nos termos da lei.
O expropriado deve receber indenização justa, que corresponda ao real valor do bem, de forma que não tenha seu patrimônio diminuído. Este valor devem estar corrigido e incluir as taxas de juros moratórios e compensatórios, os honorários de advogado e demais despesas com o procedimento de desapropriação.
A desapropriação se consuma apenas após o pagamento da indenização e, enquanto não consumada, cabe à entidade da administração pública a possibilidade de desistir do procedimento, desde que devolva o bem e indenize o proprietário dos prejuízos sofridos. No caso onde o pagamento se dá através de títulos, a transferência do bem ocorrerá apenas após a emissão do título.
Direito de extensão é o caso em que o antigo proprietário (expropriado) pode exigir do Poder público que a desapropriação e a indenização atinja a totalidade do bem desapropriado, quando a parte remanescente tiver seu valor reduzido ou não mais tiver valor econômico.
Já a Desapropriação por zona é a desapropriação de área maior que o necessário para a execução da obra ou do serviço público. Abrange áreas contíguas ou que vierem a sofrer valorização em decorrência da obra ou serviço público.
...