Defina U, Estrutura Organizacional
Artigo: Defina U, Estrutura Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: glaubersenna • 9/9/2014 • 2.468 Palavras (10 Páginas) • 982 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Com o objetivo de proporcionar a investigação e o contato com profissionais já atuantes na profissão, visando à ampliação de percepção e do entendimento pessoal, atuação e oportunidade de trabalho do administrador.
Foram escolhidas duas empresas sobre as quais estaremos apresentando os seus perfis, sua histórias, operações e abrangências.
A Ricardo Eletro que hoje é A Máquina de Vendas, já distribuída em quase todo o Brasil, empresa de grande porte na área do varejo de eletroeletrônicos, e a Layser Moda Masculina, do setor industrial situada em Vila Velha.
2. APRESENTAÇÃO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS
2.1 Ricardo Eletro – Eletroeletrônicos
2.1.1 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
Proprietário: Ricardo Nunes
Gestor entrevistado: Flavia Magnago
Ramo: Varejo de eletroeletrônico
Atividade Principal: Venda de eletroeletrônicos e móveis.
2.1.2 HISTÓRICO
A Ricardo Eletro, pertencente a varejista Máquina de Vendas, é uma rede brasileira de varejo especializada em eletrodomésticos, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi fundada por Ricardo Nunes em 1989, com a primeira loja na cidade de Divinópolis, MG tendo apenas 20m², atualmente possuindo sob sua marca mais de 265 lojas espalhadas por nove estados do país, sendo eles: Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Alagoas, Sergipe, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo e divididas em 3 modelos diferenciados; lojas de rua, lojas de shopping e megastore. Além disso, são cinco grandes centros de distribuição localizados estrategicamente e garantem a entrega em todo o país. Em 2007, o Ricardo Eletro comprou as Lojas
Mig, o que expandiu sua abrangência no mercado do interior brasileiro.
Mudanças: No dia 29 de março de 2010 a rede Ricardo eletro se juntou a rede de varejo Insinuante. Empresa que fora fundada em Vitoria da Conquista, Bahia e começou a operar em 1959 e atualmente possui 268 lojas, em todos os Estados do Nordeste mais Rio de Janeiro e Espírito Santo. Inicialmente a previsão é de que sejam mantidas ambas as bandeiras. Os então donos das duas empresas passaram e ser sócios em uma nova empresa, a Máquina de Vendas, que por sua vez passa a ser proprietária tanto da Ricardo Eletro quanto da Insinuante, totalizando cerca de 528 lojas.
2.1.3 PESQUISA DE CAMPO
1. A estrutura organizacional da empresa é adequada às suas necessidades?
Sim, atualmente a estrutura organizacional da Ricardo Eletro supre todas as necessidades no sentido de crescer e se desenvolver no mercado atual.
2. Qual tipologia de estrutura organizacional é adotada pela organização?
A Ricardo Eletro segue por vários tipos de estruturas, ela adota a estrutura em redes, pois depois da junção com outras empresas se tornou uma Holding e tem a finalidade de manter a ações de outras empresas, e agir como acionista principal das empresas afiliadas podendo, inclusive, ter a gestão administrativa dos negócios. A Estrutura Matricial que é multidimensional. E combina a clássica estrutura vertical funcional, com outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal: a dos projetos.
3. A estrutura organizacional da empresa denota uma distribuição de autoridade adequada às responsabilidades dos vários órgãos e, dentro
deles, dos vários escalões?
Sim. Percebe-se que cada funcionário tem certo nível de autoridade e responsabilidade atribuído à sua função. A autoridade muitas vezes é delegada, permitindo um aumento na produtividade da equipe e uma maior interação entre as unidades organizacionais.
4. A estrutura organizacional da empresa condiciona a cooperação e o intercâmbio pleno e ágil de informações entre as várias unidades de trabalho?
Sim, principalmente considerando o fato de que a Ricardo Eletro é uma fusão, a comunicação e cooperação são itens fundamentais para o bom andamento dos negócios, inclusive a organização utiliza recursos de Tecnologia da Informação para que essa possa ser acessada de forma ágil e no tempo certo.
5. Quais os modelos de departamentalização são utilizados pela organização?
Departamentalização funcional: Organização feita com base nas funções que requerem atividades similares e que são agrupadas juntas.
Departamentalização por produtos: Percebe-se a divisão de departamentos entre os diversos produtos: Informática, linha branca, eletroeletrônico, entre outros.
Departamentalização territorial: Por se tratar de uma organização presente
em vários estados brasileiros, há um agrupamento de atividades de
acordo com a localização de cada filial.
6. São feitas análises periódicas da organização de procedimentos, práticas, normas e regulamentos, de tal forma que a organização mantenha-se em condições de satisfazer os objetivos do negócio o mais eficazmente possível?
Sim, esse tipo de análise é realizado freqüentemente na Ricardo Eletro para que seja possível
identificar e avaliar se a empresa continua respondendo às demandas do mercado e se tem eliminado as barreiras para manter o cliente como foco principal da organização.
7. Os empregados da empresa são adequadamente informados sobre
suas posições na estrutura organizacional, os objetivos e funções específicas de suas unidades de trabalho, os objetivos e as expectativas da empresa em relação a seus cargos, e sobre os modos de proceder desejados pela empresa?
Sim, esse papel é desenvolvido pelos líderes, que informam aos subordinados sobre as expectativas da empresa com relação ao trabalho deles, buscando influencia-los e principalmente, proporcionar um ambiente adequado para que todos exerçam suas tarefas da melhor forma possível.
8. Quais os tipos
...