Delitos de contaminação
Tese: Delitos de contaminação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ronaldomo • 25/9/2014 • Tese • 709 Palavras (3 Páginas) • 167 Visualizações
Crimes de Poluição
Lei 9.605/98 que deu um grande passo para a proteção do meio ambiente, resguardando bens que, até então, não eram tutelados penalmente.
Define como poluição "a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: a) prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população; b) criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; c) afetem desfavoravelmente a biota; d) afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; e) lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos".
A prevenção de danos ao meio ambiente tornou-se fundamental em matéria ambiental, sendo o combate e o controle da poluição de extrema e indispensável importância para a manutenção do equilíbrio ecológico. Comumente, caracteriza-se a poluição pela modificação das características do meio ambiente de modo a torná-lo impróprio às formas de vida que ele normalmente abriga.
Crimes de Poluição do Ar
A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais européias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todas os prejuízos advindos deste "progresso". Atualmente, quase todas as grandes cidades do mundo sofrem os efeitos daninhos da poluição do ar.
Sabemos que nas grandes cidades a poluição gerada são principalmente resultado, da queima de queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diesel ). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Por isso, deixá-los de lado atualmente é extremamente difícil.
Em conseqüência esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. A poluição também tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o tempo, monumentos históricos.
Apesar das notícias negativas, o homem tem procurado soluções para estes problemas. A tecnologia tem avançado no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não gerem poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. No Brasil, por exemplo, temos milhões de carros movidos a álcool, combustível não fóssil, que poluí pouco. Testes com hidrogênio tem mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão andar com um tipo de combustível que lança, na atmosfera, apenas vapor de água.
Exemplo de Recuperação Ambiental.
Projeto Carbono Zero – Bauru SP
Projeto
...