Departamento Pessoal
Pesquisas Acadêmicas: Departamento Pessoal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nina2014 • 8/4/2014 • 786 Palavras (4 Páginas) • 771 Visualizações
ESTUDO DE CASO-1: As Dificuldades de Roberto
Roberto é um excelente profissional, muito responsável e admirado por seus conhecimentos técnicos. Depois de diplomar-se em Administração, Roberto não parou mais de estudar e de tentar aplicar seus conhecimentos. Sabe melhor do que ninguém equacionar os problemas e definir as melhores soluções. Sua dificuldade maior é lidar com pessoas: não sabe explicar as coisas nem treinar ou argumentar, tampouco tem paciência com os subordinados. Apesar de seu excelente preparo técnico, Roberto não consegue progredir na empresa. Quer ser promovido a gerencia de equipe, mas fica na fila de espera. O que está acontecendo com Roberto?
ESTUDO DE CASO-2 - Joseleto sempre trabalhara em empresas tradicionais, nas quais o seu cargo e as responsabilidades eram simplesmente definidas pela direção no 1º dia de trabalho, e nunca mudaram. Agora que acabara de ingressar na Metrópolis, uma empresa inovadora e avançada, Joseleto foi chamado pelo seu diretor para traçarem juntos os objetivos e metas que deveriam alcançar. Isso soava estranho aos seus ouvidos. Nunca havia ouvido nada a respeito de objetivos. O diretor foi logo dizendo que a empresa adota a APO. O que você contaria sobre APO a Joseleto se estivesse no lugar do diretor?
Administração e o seus objetivos são um processo de entendimento dos objetivos de uma organização, de maneira que a administração e funcionário desempenhem as suas funções em função desses objetivos e que os compreendam.
Qualquer gestor facilmente encontra problemas em compreender e concordar com os funcionários, a respeito de o que se pretende atingir. A APO consiste, basicamente, num processo que requer a identificação e descrição precisas de objetivos (a atingir) e prazos para conclusão e monitorização. Tal processo exige que o gestor e o funcionário concordem no que a administração pretende atingir no futuro e que todos desempenharão as suas funções em função dos objetivos (de outra forma se conseguirá a noção de compromisso).
Por exemplo, independentemente do que for debatido entre gestor e funcionário no dia-a-dia, suponha-se que ambos concordam acerca da introdução de um indicador de performance que relate o desenvolvimento das vendas de uma parte da organização. Então, o gestor e funcionário necessitam discutir o que está a ser planejado, qual o prazo e as várias interpretações que indicador pode assumir. Por conseguinte, ambos devem certificar-se que o objetivo está a ser considerado e que será concluído no tempo estipulado.
Todas as organizações observam falta de recursos e, como tal, incumbe-se ao gestor que considere o nível de abastecimento mas também se os objetivos abordados em grupo pela organização serão os mais indicados e se representam a melhor alocação de esforço. Também, Sistemas de informação de gestão confiáveis são necessários para estabelecer objetivos relevantes e monitorar as taxas de sucesso, sob o ponto de vista dos objetivos.
Para obter o máximo lucro, uma empresa deve ter pelo menos quatro objetivos principais:
1. Prover o melhor serviço ao cliente.
2. Prover os mais baixos custos de produção.
3. Prover o menor investimento em estoques.
4. Prover os menores custos de distribuição.
Esses objetivos criam conflitos entre as áreas de marketing, produção e finanças, porque cada uma delas
...