Departamento Pessoal
Casos: Departamento Pessoal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ldiadias • 20/5/2014 • 1.545 Palavras (7 Páginas) • 359 Visualizações
Departamento Pessoal - Teste
Responda as questões abaixo. Há apenas uma alternativa correta em cada questão, não havendo "meio-termo".
Boa Sorte !
QUESTÕES
01. A partir de 05/10/88, com a promulgação da nova Constituição Federal, a jornada de trabalho semanal foi reduzido para:
A) 48 horas
B) 44 horas
C) 40 horas
Resposta: (b) è Desde 05/10/88, a jornada de trabalho semanal foi reduzido de 48 para 44 horas, equivalente a 7:20 hs diárias, 220 hs mensais.
02. Engenheiros, Químicos e Arquitetos, tem a jornada diária de trabalho de:
A) 4 horas
B) 5 horas
C) 6 horas
Resposta: (c) è Entre outras profissões regulamentadas, os engenheiros, químicos e arquitetos, tem a jornada diária de 6 horas. Por ter uma jornada limitada a 6 horas, somente tem um intervalo de 15 minutos, após a 4a. hora.
03. A prorrogação máxima da jornada diária de trabalho é de:
A) 2 horas
B) 1 hora
C) 4 horas
Resposta: (a) è A prorrogação da jornada diária de trabalho, não pode exceder a 2 horas, além de seu horário normal que é de 7:20 hs. Esta prorrogação não é permitida aos menores de idade.
04. Para formalização da compensação de horas semanais do menor de 18 anos se faz através de:
A) Acordo de prorrogação de horas
B) Acordo Individual de compensação de horas semanais
C) Acordo Coletivo de compensação de horas semanais, assistida pelo sindicato profissional.
Resposta: (c) è Ao menor é permitido compensar as horas durante a semana, tendo-se o limite de 2 horas, para o descanso noutro dia da mesma semana. A formalização é feita através de Acordo Coletivo de Compensação de Horas Semanais, devidamente assistida pelo Sindicato Profissional.
05. O funcionário sujeito a chamadas por BIP ou Telefone Celular, 24 horas ao dia, tem o seguinte adicional:
A) Horas Extras durante o período em que faz o atendimento
B) 1/3 sobre o seu salário normal
C) 1 salário mínimo mensal.
Resposta: (b) è A jurisprudência trabalhista, manda pagar 1/3 do seu salário. Não seria correto pagar horas extras, pois o fato de estar a disposição de chamadas, não significa dizer que está trabalhando.
06. A exemplo do Carnaval, a empresa que desejar compensar os dias-pontes, para não trabalhar no respectivo dia, poderá fazê-lo de que maneira ?
A) Elaborar uma lista com assinaturas dos funcionários, concordando com a compensação;
B) Convidar o fiscal do trabalho, para uma mesa redonda
C) Formalizar um acordo com o sindicato da categoria.
Resposta: (c) è A Portaria nº 1.120/95, reconheceu e oficializou as chamadas "compensações extralegais", desde que seja acordada junto ao sindicato profissional.
07. Todos os empregados, em qualquer regime de contrato de trabalho, tem um intervalo mínimo entre uma jornada e outra. Qual seria este intervalo ?
A) 24 horas
B) 8 horas
C) 11 horas
Resposta: (c) è Entre uma jornada de trabalho e outra, o empregado deve descansar 11 horas no mínimo . Exemplo: se o empregado saiu do trabalho as 23:00 hs de um dia, não poderá entrar ao serviço antes das 10 horas, do dia seguinte.
08. A exemplo de uma telefonista, que trabalha 6 horas por dia, tem um intervalo durante a sua jornada diária de trabalho. Qual é este intervalo ?
A) Excepcionalmente a telefonista, não tem o respectivo intervalo
B) O intervalo é de 1 hora após a 4ª hora
C) O intervalo é de 15 minutos após a 4ª hora.
Resposta: (c) è Para jornada de trabalho diário de 6 horas, é obrigatório um descanso de no mínimo 15 minutos a partir da 4a. hora.
09. A jornada de trabalho noturno (urbano), é compreendido no período:
A) das 22 as 5 hs
B) das 21 as 4 hs
C) 22 as 4 hs
Resposta: (a) è A jornada de trabalho noturno urbano tem inicio as 22 horas e término as 5 horas. Já no setor rural, o horário é das 21 as 4 horas.
10. A marcação do ponto é obrigatório nas empresas:
A) Que tem mais de 10 empregados
B) Que tem acima de 50 empregados
C) Independente de qualquer número de empregados.
Resposta: (a) è As empresas que possuem mais de 10 funcionários, estão obrigadas a manterem o registro de ponto, que podem ser: manual, mecânico ou eletrônico. Qualquer opção que se faça, não há necessidade de prévia autenticação junto ao DRT, bem como o modelo é de livre escolha.
11. O registro do intervalo, no registro de ponto:
A) deixou de ser registrado a partir deste ano
B) deixou de ser registrado a partir de 14/11/91
C) tornou à ser obrigatório a partir de 14/11/91
Resposta: (c) è Com o advento da Portaria nº 3.626/91, a partir de 14/11/91, a marcação do intervalo no registro de ponto, tornou-se obrigatório à todas empresas obrigadas
...