Departamento de Lógica Transcendental
Resenha: Departamento de Lógica Transcendental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LNDP • 20/11/2013 • Resenha • 249 Palavras (1 Páginas) • 236 Visualizações
Primeira Divisão da Lógica Transcendental – Analítica Transcendental
Esta analítica é a decomposição de todo nosso conhecimento “a priori" nos elementos do conhe¬cimento puro do entendimento. É preciso levar em conta os seguintes pontos: 1.° que os conceitos sejam puros e não empíricos; 2.° que os mesmos não pertençam à intuição e à sensibilidade, mas ao pensamento e ao entendimento; 3.° que sejam conceitos elementares diferentes dos derivados ou dos que são compostos; 4.° que seu quadro seja completo e abarque todo o campo do entendimento puro.
Esta perfeição de uma ciência não pode ser admitida com toda confiança, se ela não for mais do que um agregado formado por simples tentati¬vas: ela só é possível por meio de uma idéia do todo do conhecimento “a priori” devida ao enten¬dimento, e, pela divisão, precisa por isso mesmo dos conceitos que a constituem, em uma palavra, por meio de sua ligação em um sistema. O enten¬dimento puro não se distingue somente de todo elemento empírico, mas ainda de toda sensibilida¬de. Ele forma uma unidade que existe por si mes¬ma, que subsiste em si mesma, e que não pode ser acrescida por qualquer adição de elemento estra¬nho.
O conjunto de seu conhecimento formará, pois, um sistema compreensível e determinável, sob uma só idéia e cuja totalidade e organização servem para provar a legitimidade e valor de todos os elementos constitutivos do conhecimento. Mas esta parte da Lógica transcendental se divide em dois livros, compreendendo um os conceitos e ou¬tro, os princípios do entendimento puro.
________________________________________
...