Desafio De Economia E Teoria Adm
Pesquisas Acadêmicas: Desafio De Economia E Teoria Adm. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 30/9/2014 • 1.625 Palavras (7 Páginas) • 374 Visualizações
INTRODUÇÂO
O principal objetivo deste trabalho é mostrar como é importante a avaliação de habilidades e competências de determinados indivíduos no momento em que se faz necessário o processo de mudança dentro de uma organização.
Dentro da situação relatada, no caso a Indústria de Bebidas Pira a consultoria contratada para fazer as mudanças procurou identificar as habilidades e competências dos filhos do Doutor João, Paulo e Iran, mostrando em quadros as competências e habilidades de cada um deixando bem aparente quais as características dos próximos administradores.
Usando dos resultados dos quadros feitos agora posicionando quanto às habilidades e deficiências que apareceram e argumentado o porquê das suas deficiências.
Depois que foi estabelecido as suas características aparece um novo organograma para a empresa mostrando que o Dr. João irá permanecer no cargo por mais um tempo até que seus dois filhos possam adquirir mais conhecimento técnico e teórico para terem a capacidade de tomar decisões sozinhas sobre a empresa. E já terem reunidas todas as competências de um administrador para que possam alcançar maiores e melhores resultados à frente da empresa.
1 Busca para o novo modelo de gestão da indústria Pira.
Dentre as várias formas e composições administrativas uma das que mais se destacam são as empresas familiares, que ocupam um espaço importante no cenário econômico e social capitalista. Um caso de empresa familiar é a Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 por iniciativa de João Barroso.
A demanda cresceu na mesma proporção que a empresa se consolidava no mercado regional. A Indústria de Bebidas Pira é um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas, todavia enfrenta uma crise de gestão, pois o Dr. João está sentindo o peso da idade e decidiu em assembleia com 138 funcionários presentes, anunciar que pretende se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran. Até então, os filhos desempenhavam funções gerenciais em todas as áreas da empresa, determinadas de acordo com as orientações do Dr. João.
Paulo e Iran sempre se dedicaram a empresa e respeitaram o conhecimento intuitivo e gerencial do pai, e este foi um dos motivos pelos quais não buscaram a qualificação profissional para gerenciar a empresa familiar.
Diante dos fatos, nossa empresa de consultoria foi contratada para sugerir as ações que precisam ser implantadas para as mudanças na estrutura gerencial, a fim de mantê-la como referência de qualidade no mercado de bebidas alcoólicas.
Para dar início as avaliações foram elaboradas quadros, onde identificamos as deficiências as competências e habilidades dos filhos do Doutor João. Cada quadro representa individualmente os filhos de Dr.João deixando aparente a qualificação de cada um, mostrando assim o seu perfil e seu possível cargo.
Seguindo alguns elementos para traçar o perfil de cada um dos filhos do Dr. João, partimos do conhecimento, tanto o de aprendizado por cursos, assim como o adquirido com a experiência passada pelo pai, após, habilidades adquiridas, como motivação, trabalho em equipe e comunicação. Julgamento, vai se juntar ao perfil trazendo avaliação do sistema, julgador dos fatos, definir prioridades, a outra é atitude trazendo inovação, foco nos resultados e auto realização. Estes serão os elementos estudados para fazer o levantamento do perfil de Paulo e Iran, aparecendo assim nos quadros a seguir.
Quadro 1¬ - Competências e habilidades inerentes a Iran.
Conhecimento Habilidades Julgamento Atitude
Facilidade em gestão Facilidades com dados Forte senso de urgência. Personalidade forte
Facilidade de dar treinamento Ritmo acelerado nos pensamentos Curiosidade intelectual Precisão nos objetivos
Conhecimento em segurança do trabalho Proativo Independência Energia para os desafios
Facilidade com uso da tecnologia Alta capacidade comunicativa Estrategista Líder
Usa com frequência de software. Facilidade em liderar Capacidade analítica Ser competitivo
Desenvolvedor de propagandas da marca Lida com a pressão com facilidade É Ousado
Quadro 2¬ - Competências e habilidades inerentes a Paulo.
Conhecimento Habilidades Julgamento Atitude
Técnico em fabricação de bebida Trabalho em equipe Avaliador dos processos Persuasivo
Facilidade de transmitir o conhecimento Transmite motivação Preocupação com o cumprimento das tarefas Falta de Liderança
Facilidade com ensaios visuais Esta sempre inovando os processos Administra com facilidade as situações rotineiras Foco na qualidade do produto
Em processos operacionais Facilidade no manuseio de instrumentos Deixa emocional tomar conta em relação aos amigos. Busca incansável pelos bons resultados
Sem conhecimento em área software. Computação básica Dificuldade em julgar as atitudes dos empregados. Avalia com rigor o desempenho individual.
Dificuldade com levantamento de dados Conhecedor das normas Proativo
Abaixo, no quadro está distribuída com mais clareza as competências e habilidades de Paulo e Iran aparecendo habilidades distintas em algumas horas e em outras as mesmas habilidades para os dois gestores, mostrando que são dois administradores com potencial alto de gestão, mais em áreas diferentes.
Quadro 3¬ - Analise das competências e habilidade do Paulo e Iran.
Competências e habilidades do gestor Paulo Iran
1. Facilidade em gestão - X
2. Estrategista - X
3. É Ousado - X
4. Conhecimento Técnico em fabricação de bebida X -
5. Sem conhecimento em área software. - X
6. Facilidade no manuseio de instrumentos X -
7. Deixa emocional tomar conta em relação aos colegas de trabalho. X -
8. Esta sempre inovando os processos X -
9. Facilidade com ensaios visuais X -
10. Conhecedor das normas X -
11. Pró-ativo X X
12. Facilidades com dados - X
Legenda (X) competência e habilidade identificada: (-) deficiência de competência e habilidade.
1.1 Diagnósticos de Competências e Habilidades Deficitárias.
Feito o levantamento do perfil individual dos filhos do Dr. João, mostrado a analise das competências e habilidades, agora vamos fazer a analise no quadro abaixo mostrando os argumentos para cada uma das competências e habilidades que são deficitárias em Paulo e Iran. Deixando bem aparente onde cada um dos dois precisa de aperfeiçoamento tanto nos estudos quanto no envolvimento maior diretamente na fábrica.
Quadro 4¬ - Competências e Habilidades Deficitárias
Competências e Habilidades Deficitárias Paulo Iran Analise e argumentos
1. Facilidade em gestão - X Paulo tem dificuldade com gestão da área produtiva devido à falta de conhecimento
Estrategista - X Paulo não é dedicado a estudo de mercado e situação atual
É Ousado - X Paulo não é corajoso nas inovações em relação à gestão
Conhecimento Técnico em fabricação de bebida X - Iran não tem muito envolvimento com a área de produção e não tem conhecimento do processo
Sem conhecimento em área software. - X Paulo está sempre envolvido com a área operacional deixando de lado o conhecimento técnico com computação
Facilidade no manuseio de instrumentos X - Iran sempre mais envolvido com o escritório deixando de lado o conhecimento dos instrumentos
Deixa emocional tomar conta em relação aos colegas de trabalho. X - Iran não tem envolvimento com a área operacional não tendo apego com os colaboradores
Esta sempre inovando os processos X - Iran pouco vai ao chão de fabrica deixando as inovações de processo para o irmão
Facilidade com ensaios visuais X - Iran tem dificuldade com envolvimento na área produtiva
Conhecedor das normas X - Iran não esta tão presente com os trabalhadores então não possui este conhecimento
Proativo X X Paulo e Iran sempre adotam medidas para evitar problemas futuros pensando em conjunto para manter o negocio em pé
Facilidades com dados - X Paulo possui menos destreza com gráficos e números devido a estar menos no escritório.
2 MODELO PARA NOVA GESTÃO
Seguindo as análises feitas nos passos anteriores a falta de habilidades com área administrativa fica muito evidente, mesmo com o acompanhamento do Dr.João que era muito experiente e já estavam preparando os seus filhos para o cargo mesmo assim não desenvolveram habilidades suficientes para tomarem maiores decisões sozinhos deixando aparente que neste momento não serão grandes a administradores na empresa de seu pai especificamente no cargo de presidência.
Segundo Idalberto Chiavenato do livro ADIMINISTRAÇÃO (302) DO PLT PAGINA 3.
O que leva uma organização ao sucesso não são apenas produtos, serviços, competências e recursos. É o modo como ela arranja tudo isso e é administrada. A administração é o veiculo pela qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar a excelência em suas ações e operações para chegar ao êxito no alcance de resultados. Administração é antes de tudo alcançar resultados com os meios de se que dispõe. Fazer maravilhas com os resultados com os recursos e competências disponíveis. Esse é o encanto da administração: transformar recursos e competências em resultados tangíveis e extraordinários. Invenções, tecnologia, artefatos e ferramentas são uteis, mas dependem da administração que aponta como deverão ser utilizadas e transformadas em resultados. A administração significa inteligência organizacional, isto é, como a organização se articula, planeja, organiza, lidera e controla as suas operações para alcançar objetivo e conseguir resultados esplendidos.
E segundo ele ainda o administrador baseia-se em três habilidades que são:
• Habilidades técnicas: consistem em utilizar conhecimento, métodos, técnicos e equipamentos necessários para a realização de tarefas especificas com base em seus conhecimentos e experiências profissional.
• Habilidades humanas: consistem na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas e, por intermédio delas, saber comunicar, compreender suas atitudes e motivações e desenvolver uma liderança eficaz.
• Habilidades conceituais: consistem na capacidade de lidar com ideias e conceitos abstratos.
Todas as habilidades são importantes para o administrador. Contudo, elas são gradativamente abrangentes. Cada nível organizacional requer um conjunto de habilidades.
Sendo assim em qualquer cargo de importância em nível de hierarquia dentro da empresa não basta somente experiência precisa também de algum conhecimento teórico técnico para que o processo de administrar seja satisfatório, e empresas familiares como a do Dr. João podem ver que o que impera é a experiência e seus filhos sempre amparados por ele não perceberam a necessidade de desenvolvimento maior na área.
A aposentadoria do Dr. João será postergada já que de acordo com os levantamentos feitos com os quadros de deficiências e habilidades chegamos à decisão de mantê-lo por mais um ano de trabalho até que seus dois filhos tenham a oportunidade de procurar um aprendizado para desenvolver mais a capacidade de e um dos dois tomar o cargo da presidência.
Após apresentado às informações dos dois candidatos ao cargo, fica evidente que são pessoas com perfis bem distintos e ambos despreparados, apesar de terem certa bagagem e conhecerem como certas áreas da empresa funcionam, nenhum dos dois tem total conhecimento de como comandar a empresa, mas ambos são pró-ativos e conseguirão gerir certas áreas da empresa, então iremos descentralizar a diretoria formando um novo organograma que ficará da seguinte forma:
Com está nova estrutura dentro da empresa, cada filho do Sr. João ficará responsável pelas áreas que mais possuem entendimento, descentralizaremos a administração e criaremos um conselho onde ambos farão a gestão da empresa, onde trocarão informações sobre os aconteceres da empresa e aprenderão um com o outro, e juntos tomarão decisões dos
...