Desafio Profissional
Trabalho Escolar: Desafio Profissional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: clebersouto136 • 25/5/2014 • 1.505 Palavras (7 Páginas) • 394 Visualizações
Desafio Profissional
Empreendedorismo
e
Comportamento Organizacional
Empreendedorismo
e
Comportamento Organizacional
Nome do Aluno RA
Fulano de Tal 000000
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional, do curso de Administração, turno Noite, da turma de Terças e Quintas da Universidade Anhanguera ministrado pelas professoras Renata Dalpiaz e Helenrose Pedroso.
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 4
2 - ORIGENS DO RESTAURANTE SMAK 4
3 - ANÁLISE SWOT 6
4 - DIAGNÓSTICO DO RESTAURANTE SMAC 7
5 - CONCLUSÃO 9
6 - REFERÊNCIAS 10
1- INTRODUÇÃO
O trabalho atual apresenta-se o desfio profissional identificar problemas que afetam os negócios do restaurante Smak, e propor soluções para que Irena proprietária do restaurante desenvolva uma gestão mais profissionalizada, mais próxima dos clientes em potencial e dos colaboradores que estão diretamente envolvidos com o negócio.
Sabe-se que ser empreendedor não expressa somente abrir um comércio, mas, do mesmo modo idealizar algo novo e desigual, sendo produto, serviço ou tecnologia ou, até, modificar e transformar valores seja munindo produtos ou serviços de forma desigual como de forma restaurada e única, uma reinvenção do já conhecido. Um plano de negócio adequando é de suma importância e indispensável na implantação de uma empresa, sendo uma ferramenta de gestão para o planejamento e desenvolvimento inicial de uma empresa. É uma ferramenta que tem como objetivo estruturar as principais ideias e alternativas que o empreendedor analisará para definir quanto à viabilidade da empresa a ser idealizada. E deste modo é o instrumento adequado para delinear uma representação fiel do mercado e do produto, oferecendo segurança para o que pretende iniciar. Assim, o plano de negócio proporciona maiores condições de sucesso do negócio a ser criado.
Pode-se entender que empreendedor é aquele que do início a algo novo, que vê o que ninguém vê, por fim, aquele que cumpre antes, que sai do espaço da fantasia, do anseio e parte para a batalha. Um empreendedor é um indivíduo que idealiza, desenvolve e desempenha visões. O empreendedor é esse que proporciona certas capacidades e competência para criar, abrir e administrar um negócio, gerando resultados positivos.
Deste modo o plano de negócios apresenta uma estrutura a qual será seguida para a sua elaboração:
2- ORIGENS DO RESTAURANTE SMAK
O município Vale da Felicidade é povoado por descendentes de imigrantes poloneses que migraram em meados da década de 1950. A economia do município se sustenta principalmente pela agricultura familiar e a atividade turística, que explora os passeios semanais com a tradicional Maria Fumaça que outrora transportava trabalhadores da mineração. Hoje, o passeio de trem é uma ótima opção para aqueles que buscam a beleza das paisagens naturais e que desejam curtir ao lado da família e amigos a nostalgia de um passeio a moda antiga.
Os passeios ocorrem aos sábados e domingos e dura praticamente o dia inteiro, com pequenas paradas para observação dos vales, pequenas cachoeiras, da fauna e da flora que é amplamente preservada na região. O embarque dos passageiros ocorre na Estação Felicidade, localizada próximo a uma antiga mina de carvão desativada, distante três horas de trem do centro da cidade. Pontualmente às 11h30min os passageiros desembarcam no centro da cidade, para fotografar as casas de arquitetura típica e almoçar em um dos quatro restaurantes da cidade. Um destes estabelecimentos é de propriedade de Irena Partala, viúva, sem filhos e que vive na casa dos fundos do pequeno restaurante na companhia dos pais idosos.
Embora o restaurante da família Partala tenha uma excelente localização e tradição em comidas típicas polonesas, cujo prato principal é o pierogi, é o restaurante menos frequentado tanto por turistas quanto pelos habitantes locais. Os outros restaurantes da cidade servem comidas a quilo, churrasco e lanches prontos. A fachada do restaurante ostenta seu nome, Smak, entalhado em madeira, com arquitetura típica polonesa, mesas rústicas de cedro, cardápios escritos à mão em língua polonesa e interiormente decorada com as cores branca e vermelha, compondo a identidade do restaurante.
Infelizmente nos últimos anos Irena não tem conseguido bons ganhos com o negócio, e isto se deve aos novos restaurantes que surgiram logo que os passeios turísticos de Maria Fumaça iniciaram. Com o falecimento do seu esposo, que outrora assumia a cozinha e a gestão do local, Irena teve que contratar um cozinheiro e um garçom para auxiliá-la no atendimento aos clientes. Seu garçom, Lorival, é um antigo amigo da família que estava desempregado há bastante tempo devido um problema de saúde, e procurou por Irena para pedir uma oportunidade. Muito carinhosa Irena não hesitou em contratá-lo. Seu cozinheiro, um rapaz bastante tímido, chamado Ademir, tem grande experiência na culinária, mas só pode fazer exatamente o que Irena determina no cardápio, já que ela faz questão de definir as refeições, desde o falecimento do seu esposo.
Durante os dias da semana o restaurante opera com um número reduzido de clientes. É quando Irena aproveita para realizar algumas atividades como compras, cotação e pagamento de fornecedores. Inclusive estas são atividades que Irena não se sente muito à vontade para realizar, pois acaba sempre se esquecendo de fazer um pedido ou pagar um boleto. Já no final de semana, com o aumento de clientes, Irena tem que se desdobrar entre as atividades da cozinha, do caixa e da limpeza das mesas. Quase não há tempo para descansar.
A vida desta viúva
...