Desafio Profissional
Ensaios: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julianopires2014 • 26/5/2014 • 2.250 Palavras (9 Páginas) • 357 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. PERFIL DOS OPONENTES - PASSO 1 3
3. HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES - PASSO 2 4
4. ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO - PASSO 3 5
5. CULTURA ORGANIZACIONAL - PASSO 4 6
6. PRÉVIA DAS NEGOCIAÇÕES - PASSO 5 7
7. PROPOSTA FINAL - PASSO 6 8
8. REFERÊNCIAS 10
2
1. INTRODUÇÃO
Tomando-se por base o contexto atual, onde a competitividade e a evidência são fatores de permanência nos negócios, identifica-se um período de contínuas transformações na sociedade, onde pressões econômicas, sociais, políticas, tecnológicas, culturais e educacionais estão afetando de forma significativa a vida das pessoas e o desempenho das organizações, sociedades e países.
Compreender este processo de constante transformação é fundamental para a sobrevivência das organizações, que poderão evitar fracassos na medida em que adaptarem-se e anteciparem-se às mudanças.
A adaptação nos transforma procurando tornar-nos melhores em tudo que fazemos a nossa proposta se abrange na melhoria de vida da nossa rua, do bairro, da nossa cidade.
Segundo Berley (1984) negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns e anatômicos se reúnem para confrontar e discutir propostas explícitas com o objetivo de alcançarem um acordo.
A responsabilidade de se fazer o melhor atribui-se ao dialogo, debates visando chegar ao melhor entendimento possível entre as partes relacionadas em uma negociação. O instrumento documental visa complementar a atuação de seus representantes contribuindo para o aperfeiçoamento do direito humano junto com o conjunto da sociedade.
PALAVRAS CHAVES: competitividade, transformações, mudanças e negociação.
3
2. PERFIL DOS OPONENTES - PASSO 1
2.1. Perfil do Negociador da Associação de Moradores do Bairro
A associação de moradores será representada pelo senhor Carlos Henrique, formado em administração. Tem como objetivo, impedir a construção da gravadora no seu bairro, pois alega que isso irá perturbar a ordem pública, causando barulho, afetando a segurança e Infraestrutura no transito. O bairro é constituído por pessoas conservadores e questionadoras, que presa a tranquilidade, sendo a maioria de 3ª idade. Para o senhor Carlos Henrique, o bairro não necessita dos progressos advindos do empreendimento da gravadora.
2.2. Perfil do Negociador - A Gravadora
A gravadora será representada pelo senhor Jorge Andrade, estrategista de Negócios e experiência em negociar em meio a conflitos. Tem como objetivo obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro. Irá alegar que o progresso é inevitável. O empreendimento pode pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
Fonte: AZEVEDO, Carlos E.; HENRIQUE, Raquel de O. Desafio Profissional de Técnicas
de Negociação e Comportamento Organizacional . [Online]. Valinhos, 2014, p.
01-12. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: 17 de fev.
2014.
4
3. HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES - PASSO 2
Carlos Henrique – Seu estilo é do tipo restritivo, pois não é cooperativo, está focando apenas a sua própria vantagem. Dificultará o processo de negociação, pois quer continuar usufruindo da relativa tranquilidade que o bairro apresenta. Podemos afirmar, segundo Jung, que este negociador é do tipo psicológico Introvertido, pois não possui o seu foco de interesse voltado para o mundo exterior. Pelo contrário, é reservado e voltado para si próprio e o seu interior.
Tática a ser adotada por Jorge Andrade
Neste caso, deverá agir de acordo com o interesse da outra parte, definir o que pode fazer para atendê-lo, sem deixar de lado o seu objetivo, que é estabelecer a nova instalação da gravadora.
Jorge Andrade – Seu estilo de negociador é do tipo confrontador, é cooperativo e questionador. Busca entrar em um acordo segundo com as circunstâncias dadas. Ao mesmo tempo em que contesta, busca chegar a um acordo. Utiliza com táticas um misto de colaboração e confronto. Neste caso, quem negocia com este tipo de negociador, deverá procurar firmar compromissos que atende ambas as partes. No caso do senhor Carlos Henrique, é propor uma ideia que venha a agradar e atender os objetivos do senhor Jorge Andrade. Ao avaliar o tipo psicológico do senhor Jorge Andrade, segundo Jung, este é do tipo extrovertido, pois se expõe e se apoia no mundo exterior.
5
4. ANÁLISE DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO - PASSO 3
Toda e qualquer obra por menor que seja ela tem uma grande representatividade à visão da população, agregando valor à cidade e fazendo com que a gestão seja lembrada pelos grandes feitos em prol do bem maior, a melhoria da vida das pessoas.
Principais pontos a serem negociados: Gravadora: Liberação da obra junto ao secretaria responsável
...