Desafio Profissional
Dissertações: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alvarinacosta • 1/6/2014 • 1.422 Palavras (6 Páginas) • 303 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE MATEMÁTICA
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Educação e Diversidade
Alvarina Aparecida de Fátima da Costa
RA: 8962213945
Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação da Tutora EAD Renata Manfrin Schmidt
Leme/SP
2014
Introdução
O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre diversidade cultural e multiculturalismo. A diversidade cultural é uma das grandes preocupações que esta sendo discutida na Educação Brasileira, pois incentivando as crianças a conviverem com as diferenças teremos adultos que respeitaram ao próximo e as culturas que existem na sociedade.
O multiculturalismo descreve a existência das varias culturas na sociedade, é o reconhecimento das diferenças e da individualidade de cada um. As bases do multiculturalismo são questionamentos e reflexões sobre a sociedade e situações.
Desenvolvimento
Passo1
Documento
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional
(LDBEN 9.394/96)
De acordo com a LDBEN 9.394/96 titulo II artigo 2 a educação é tanto dever da família quanto do estado, inspiradas nos princípios de liberdade nos ideais de solidariedade humana, tendo a finalidade o pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para a cidadania e qualificação para o trabalho. No artigo 3 temos a indagação de que o ensino será ministrado com bases em alguns princípios. Abaixo alguns dos princípios:
I- igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
IV- respeito à liberdade e apreço a tolerância;
VII- valorização do profissional da educação;
XI- vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as praticas sociais.
Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN)
Os parâmetros curriculares nacionais são referencias para o ensino fundamental e médio, garantindo o direito do conhecimento necessário para o exercício da cidadania, tem por objetivo dar apoio ao trabalho do professor tendo por função orientar e garantir investimentos no sistema educacional. Cada instituição deve montar seu projeto pedagógico adaptando o conteúdo à realidade social do local onde esta inserida.
O processo de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais teve início a partir do estudo de propostas curriculares de Estados e Municípios brasileiros, da análise realizada pela Fundação Carlos Chagas sobre os currículos oficiais e do contato com informações relativas a experiências de outros países. A pluralidade cultural diz respeito ao conhecimento e valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais, das desigualdades.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
No ano de 2003 foi aprovada no Congresso Nacional a lei 10.639, que alterou a Lei das Diretrizes e Bases da Educação e tornou obrigatório o ensino da historia e cultura da África e das populações negras brasileiras nas escolas de todo país. Seu objetivo foi afirmar o direito à diversidade étnico-racial na educação, a superação da indiferença, da injustiça com que os negros, indígenas são normalmente tratados.
O ensino da historia e cultura afro-brasileira é desenvolvido na escola particularmente nas disciplinas Educação Artística, Literatura e Historia do Brasil, abrangendo desde iniciativas e organizações negras, historia dos quilombos, Palmares até os destaques e acontecimentos próprios de cada região, envolvendo o passado, o presente e o futuro.
Na cultura africana se destaca as contribuições do Egito para a ciência e filosofia ocidentais, as universidades africanas em pleno século XVI, as tecnologias da agricultura, a produção cientifica, artística, politica, denuncias de misérias e discriminações que atingem o continente são temas abordados.
É incentivado pelos sistemas de ensino pesquisas sobre processos educativos orientados por valores, visão do mundo, conhecimentos Afro-Brasileiro, indígenas para fortalecer e ampliar a educação brasileira.
Referencial Curricular
Nacional para Educação
Infantil, Volume 1.
Ao professor é dada a tarefa de particularizar as situações de ensino oferecido às crianças, visando suas capacidades e conhecimento que possuem. Considerando que as crianças são diferentes entre si, torna-se necessário proporcionar uma educação baseada em condições que respeitem suas necessidades e ritmos individuais, enriquecendo a capacidade de cada criança.
Os assuntos abordados com as crianças devem ser desenvolvidos especificamente respeitando cada faixa etária, proporcionando a amplitude das diversas experiências em relação do trabalho proposto. É função do professor conhecer portanto os conhecimentos que as crianças possuem, mas não é uma
...