Desafio Profissional
Monografias: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Thaferraraz • 2/6/2014 • 1.367 Palavras (6 Páginas) • 316 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Educação e Diversidade
NOME COMPLETO DO ALUNO: - RA:
Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação da Tutora EAD Simone Anacleto Pariz
Desenvolvimento
Passo1
Documento:
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Bases
Da Educação Nacional
(LDBEN 9.394/96) A Educacao e dever da familia e do Estado baseada nos principios de liberdade e nos ideias de solidariedade humana.
Liberdade de aprender, para o aprendizado não tem idade, nem raça nem nenhuma qualquer outra desigualdade humana. Gratuidade do ensino publico falicitando assim a alfabetização de todos, desde a classe alta ate a media. Valorizacao do profissional da educação, para que com isso nunca venha faltar pessoas para educar nossa humanidade. Pluralismo de ideias e de concepcoes pedagogicas. Consideracao com a diversidade etnico-racial.
Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN)
Os direitos culturais, a criminalizacao da discriminacao atendem aspectos referentes a protecao de pessoas e grupos pertencentes a minorias etnicas e culturais;A escola e o espaco em que pode se dar a convivencia entre criancas de origens e nivel socio economico diferentes, com costumes e dogmas religiosos diferentes daqueles que cada uma conhece, com visoes de mundo diversas daquela que compartilha em familia e tambem e um dos lugares onde são ensinadas as regras do espaco publico para o convivio com as diferencas;os processos migratorios brasileiro colocam em contato grupos sociais com diferencas de fala, de costumes, de valores e de projetos de vida; Para a perpesctiva de ensino e aprendizagem e importante o carater interdisciplinar que constitui o campo de estudos teoricos da pluralidade cultural;Cabe a escola buscar construir relacoes de confianca para que a crianca possa perceber-se e viver como ser em formacao e para que a manifestacao de caracteristicas culturais que partilhe com seu grupo de origem pode ser trabalhada como parte de sua circunstancia de vida;Compreender a importancia das familias extensas, nas quais o referencial não se restringe ao parentesco, assim o fato de que lacos de amizade muitas vezes propiciam tanto ou maior apoio que os lacos de sangue;Conhecer e respeitar diferentes linguagens e decisivo para que o trabalho com este tema possa desenvolver atitudes de dialogos e respeito para com culturas distintas daquela que as crianca conhece.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Compreensao de que a sociedade e formada por pessoas que pertencem a grupo etnico-raciais distintos, que possuem cultura e historias proprias, igualmente valiosas e que em conjunto constroem, na nacao brasileira, sua historia; O rompimento com imagens negativas forjadas por diferentes meios de comunicacao, contra os negros e os povos indigenas; Excelentes condicoes de formacao e de instrucao que precisam ser oferecidas, nos diferentes niveis e modalidades de ensino, em todos os estabelecimentos, inclusive os localizados nas chamadas periferias urbanas e nas zonas rurais; Condicoes para professores e alunos pensarem, decidirem, agirem, assumindo responsabilidade por relacoes etnico-raciais positivas, enfrentando e superando discordancias, conflitos, constestacoes, valorizando os contrastes das diferencas; Cuidados para que se de um sentido contrutivo a participacao dos diferentes grupos sociais, etnico-raciais na construcao na nacao brasileira aos elos culturais e historicos; Inclusao de personagens negros, assim como de outros grupos etnico-raciais; Direitos a não serem desrespeitados; não sofrer descriminacao por ser descendente africano, necessidade de criancas, jovens e adultos sentirem-se contemplados e respeitados, em suas peculiridades, inclusive as etnico-raciais em programa e projetos escolares.
Referencial Curricular
Nacional para Educação
Infantil, Volume 1. Educar criancas especiais; O professor deve planejar e oferecer uma gama variada de experiencias que responda, simultaneamente, as demandas do grupo e as individualidades de cada crianca, e funcao do professor, considerar, como ponto de partida para sua acao educativa, os conhecimentos que as criancas possuem, advindo das mais variadas experiencias sociais, afetivas e cognitivas a que estao expostas. Detectar os conhecimentos previos das criancas não e uma tarefa facil. Implica que o professor estabeleca estrategias didaticas para faze-lo; Uma acao educativa comprometida com a cidadania e com a formacao de uma sociedade democratica e não excludente deve, necessariamente, promover o convivio com a diversidade que e marca da vida social brasileira; O trabalho com a diversidade e o convivio com a diferenca possibilitam a ampliacao de horizontes tanto para o professor quanto para a crianca. Isto porque permite a conscientizacao de que a realidade de cada um e apenas parte de um universo maior que oferece multiplas escolhas.
Passo 2
Título: Comemoracao dia dos pais.Trenzinho Educativo.
Disponível em:www.youtube.com
Acesso em: 12/08/2011
Analíse crítica
Na comemoracao do dias dos pais da escola citada acima, pude notar que as
Comemoracoes
...