Desafio Profissional
Artigos Científicos: Desafio Profissional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: SILSDS • 4/6/2014 • 1.380 Palavras (6 Páginas) • 698 Visualizações
Introdução
Este trabalho busca abordar alguns aspectos principais sobre a temática; Multiculturalismo e a Diversidade na educação.
Os principais aspectos serão abordados através da leitura e reflexão dos seguintes documentos: LDBEN 9.394/96, PCN’s – Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.
Diversidade cultural contempla as diferenças culturais existentes entre as pessoas, considerando sua linguagem e tradições, bem como, a sua concepção da moral e da
religião. Multiculturalismo ou pluralismo cultural é uma designação que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade, estado ou país, sem que uma delas predomine, porém separadas geograficamente.
Desenvolvimento
Passo1
Documento:
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) Diversidade – A Lei aborda aspectos importantes e de grande relevância, dando ênfase à liberdade do pensar, a aceitação de uma ampla variedade de possibilidades e caminhos para a prática do ensino nas escolas. Ao abordar os aspectos do Art. 3° - III–pluralismo de ideais e de concepções pedagógicas e VIII – gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; esta caminhando junto com a diversidade. Pois a diversidade diz respeito à variedade, a diversidade filosófica, de opiniões, de pontos de vista sobre certo assunto, de soluções para um mesmo problema, sabendo conviver com ideias variáveis e de democracia. Multiculturalismo – O Multiculturalismo abraça a Diversidade e devem estar em sintonia, caminhando juntos. A LDBEN aborda alguns aspectos que nos remete ao multiculturalismo. No TÍTULO II, Dos Princípios e Fins da Educação Nacional vemos a lei valorizar o Estado e a Família, com metas de exercício da cidadania e qualificação profissional. Art. 3°- I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. É claramente visível a Lei expressar que nenhuma criança ou adolescente pode ser negligenciado por sua etnia, condição social, valores, crenças, cor, etc., enfim por sua diversidade. O respeito às diferenças deve fazer parte do dia a dia da escola e sociedade.
Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN)
Os PCN trazem à tona as discussões atinentes aos temas transversais (a diversidade cultural, étnica, linguística, religiosa e sexual, direitos humanos e cidadania, questão ambiental, política, ética, trabalho, consumismo etc.). Esse documento oficial preconiza a abordagem dessas temáticas com o propósito de levar o aluno a refletir acerca de questões de cunho social, contribuindo, assim, para sua formação.
O objetivo da Pluralidade Cultural é respeitar os diferentes grupos e culturas que compõem o mundo, incentivando o convívio dos diversos grupos e fazer dessa característica um fator de enriquecimento cultural. Com ela propomos respeitar as diferenças, enriquecer-se com elas e, ao mesmo tempo, valorizar a própria identidade cultural.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
Referencial Curricular
Nacional para Educação
Infantil, Volume 1. Considerar que as crianças são diferentes entre si. O professor deve oferecer situações diversas de aprendizagem, considerando o grupo e as diferenças individuais e origens socioculturais diversas.
Diversidade: Ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática, promover o convício com a diversidade, que é marca da vida social brasileira. Aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes. A criança que conviver com a diversidade poderá aprender muito com ela. Respeito ao vários tipos de estruturas familiares. Assumir um trabalho de acolhimento às diferentes expressões e manifestações da crianças e suas famílias significa valorizar e respeitar a diversidade.
Passo 2
Título: Comemoração do dia dos Pais da escola Dom Bosco.
Disponível em: http://www.dombosco.com.br/dombosco/frontend/ei/dicas-de-aulas-e-projetos/pais-2013/visualizar/2596
Acesso em: 15/04/2014
Analise crítica (máximo de 20 linhas)
O projeto Resgatando Valores - Pai, da Escola Dom Bosco, sugere a celebração entre “pais” e filhos com a certeza de que essa relação, quando bem conduzida, pode transformar o grupo onde vivem seus protagonistas, atribuindo mais significado ao dia-a-dia das famílias.
Ao ler e refletir acerca do texto, atividades e do projeto em geral, obsevei alguns desencontros. No meu olhar a escola não conseguiu conquistar o seu objetivo de projeto.
As famílias de um modo geral sofreram alterações significativas nas suas constituições e por isso a escola tem o dever de acompanhar estas mudanças, dando oportunidades para que as crianças sintam-se a vontade, fazendo parte daquele contexto. Neste projeto a Escola sita apenas a figura masculina, não abrindo espaço para outro tipo de constituição familiar.
O texto utilizado como texto base para a realização do projeto, fala da invenção da data e continua dado ênfase a figura masculina como pai na constituição da família.
A Escola Dom Bosco é uma escola de classe alta, mas sabemos que a diversidade esta em qualquer camada social. A Escola tem o dever de oportunizar este momento para os seus alunos, para que os mesmo sintam que tem espaço para todo o tipo de constituição familiar.
...