Desafio Profissional
Exames: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: c1r2i3s4 • 16/9/2014 • 2.965 Palavras (12 Páginas) • 307 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO CEAD 2
CURSO DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
CRISTIANE
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE EMPREENDEDORISMO, ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
TUTORA EaD ANDRÉA LYDIA AHLERT
SOBRADINHO / DF
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. AMBIENTE, ATITUDES EMPREENDEDORAS E KNOW HOW 4
3. PLANEJAMENTO E PLANO DE NEGÓCIOS 7
4. PARÂMETROS ÉTICOS 13
5. RELAÇÕES DE TRABALHO 14
6. RECOMENDAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
ANEXO 17
1. INTRODUÇÃO
De acordo com Timmons (1990), o empreendedor segue um processo empreendedor, que se inicia com a captação de uma oportunidade, seguido pelo plano de trabalho, obtenção de capital e gerenciamento do negócio. Aqui, propõe-se um exercício de processo empreendedor, iniciando-se com o autoconhecimento, reflexão sobre isso e sobre uma oportunidade hipotética e elaboração do plano de trabalho dentro da área de prestação de serviços odontológicos.
2. AMBIENTE, ATITUDES EMPREENDEDORAS E KNOW HOW
Um empreendedor é o profissional que gerencia seu negócio contando com características peculiares, tais como a capacidade de perceber oportunidades, saber liderar e ser sensível ao contexto em que está inserido. Dentre muitas habilidades e competências de um empreendedor, é de suma importância que ele se autoconheça e tenha conhecimentos sobre o que deseja fazer. Sendo assim, é fundamental que sempre haja um esforço no sentido de se atualizar estudar, conhecer novas técnicas e avaliar o que precisa ser reforçado e o que precisa ser mudado em suas atitudes e nas atitudes da equipe (TIMMONS, 1990).
A primeira etapa para que se tenha um empreendimento é a análise das oportunidades. Para isso, é necessário a observação e o conhecimento sobre o local em que se pretende instalar o negócio. Sendo assim, é importante, antes de uma busca de campo, reconhecer quais são os próprios pontos positivos e negativos para, então, encontrar uma oportunidade que esteja adequada ao ponto de partida do empreendedor, que explore os seus potenciais e que mostre ser um bom caminho. Por isso, é importante realizar uma auto avaliação do perfil empreendedor (anexo 1).
Como resultado da auto avaliação,, o perfil empreendedor é razoável, sendo descrito como “você possui muitas características empreendedoras e às vezes se comporta como um, porém você pode melhorar ainda mais, se equilibrar os pontos ainda fracos com os pontos já fortes”.
Dentre os pontos fortes que se pode destacar estão o esforço em melhorar o negócio, o comprometimento e a ética, que são bons atributos para um empreendedor. Todavia, ainda há necessidade de aperfeiçoar outros tópicos como a capacidade de correr riscos e ser proativo. Essas características podem ser desenvolvidas com a aquisição de experiência no mercado e com estudos mais aprofundados de situação, para que aumente o nível de conhecimento e a segurança na tomada de decisões e sugestão de ideias.
Tendo o perfil empreendedor traçado, o próximo passo é a busca por oportunidades. Em Planaltina-DF o setor de serviços tem crescido em relação a demanda, principalmente pelo aumento da população com a criação de novos bairros e a migração de classes sociais. Uma das áreas de grande demanda é a da saúde, pois o serviço público da cidade não consegue atender a demanda de toda a população, que ainda recebe pessoas do entorno para tratamentos. Nesse sentido, há grandes oportunidades de negócio no âmbito de oferta de serviços em saúde. Uma das ramificações dessa grande área é o serviço odontológico.
Na cidade há diversas clínicas e consultórios odontológicos, mas a maioria se concentra no centro da cidade, em dois bairros, e parte da população precisa se deslocar distância consideráveis para obter o tratamento desejado. Sendo assim, a abertura de um consultório odontológico descentralizado na cidade, mas ainda em uma parte movimentada de um bairro com menor concorrência, pode ser uma boa oportunidade de empreendimento.
Quanto ao retorno econômico, há uma perspectiva positiva. O investimento inicial não é muito alto e o retorno é rápido, pois como se trata de questões da saúde e de estética, as pessoas se engajam no tratamento com maior facilidade. A localização pretendida traz possibilidade de uma vasta clientela, pois é um ponto comercial em frente a uma para de ônibus e um supermercado com alto fluxo de clientes. A perspectiva é que em cinco ou seis meses já haja o retorno do investimento inicial.
Para transformar a oportunidade em algo concreto, será necessário um ambiente de médio a pequeno porte, mas com possiblidades de expansão (por exemplo, um apartamento em bloco comercial, em que exista a possibilidade de alugar a sala do lado). Todo o equipamento odontológico e estrutura específica hidráulica e elétrica apropriados para os equipamentos e disposições dos mesmos no ambiente. Por inicialmente ser um consultório pequeno, com apenas um dentista trabalho, é necessário também apenas uma funcionária para realizar o serviço de recepção e auxiliar, quando necessário, nos procedimentos odontológicos. A perspectiva de crescimento é gradual, de acordo com a demanda da população.
O empreendedor deve sempre tentar iniciar um empreendimento em uma área que já lhe seja familiar de alguma maneira, para que tenha mais segurança nas escolhas e compreenda melhor as etapas e o desenvolvimento do projeto. No caso desenvolvido aqui, o empreendedor possui ampla noção da área odontológica, apesar de não atuar nesse ramo, tem contatos com muitos dentistas, inclusive dentro da família, sendo comum a discussão sobre assuntos como tratamentos, custos, oportunidades de negócios e possíveis funcionários.
A abertura de um consultório
...