Desafio Profissional
Exames: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: le4ndr0 • 16/9/2014 • 2.069 Palavras (9 Páginas) • 445 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHAGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCACÃO A DISTANCIA
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINAS: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO, GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL
DESAFIO PROFISSIONAL
TUTOR (EAD): ALAN DOURADO DE SÁ
VALPARAISO DE GOÍAS – GO
03 DE JUNHO DE 2014
INTRODUÇÃO
A negociação faz parte da vida de todos os seres humanos e, conseqüentemente, de todas as áreas do conhecimento. Em algumas profissões existem mais exigências quanto ao domínio desta competência. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar e demonstrar uma proposta de negociação, apresentar alguns aspectos fundamentais para a compreensão do processo de negociação entre uma Gravadora de Música X associação de Moradores. Tal relação é estendida por manifestação e conflitos, juntos a Prefeitura local. Destacam-se entre pontos os diversos benefícios e malefícios para uma comunidade ao receber a filial de uma grande empresa próximo de suas residências.
Na busca de um consenso, tendo uma negociação sistêmica, através de negociadores para que possam ter sucesso criando um planejamento para que sejam beneficiadas ambas as partes, com as estreitas ligações entre as partes, as correntes da negociação. Apresentando uma abordagem fundamental para as relações mais duradoras e eficazes.
1° PASSO
PERFIL DOS OPONENTES: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a Construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da Ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança, e Infraestrutura (trânsito)
Informações relevantes: público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos de Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
PERFIL DO NEGOCIADOR – A GRAVADORA
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O Progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
2° PASSO
Carlos Henrique líder e representante da associação dos moradores do bairro, não aceita a construção da gravadora de música, questionando que a instalação desta empresa ira incomodar a população devido ao barulho, afetará a segurança dos moradores devido à quantidade de pessoas estranhas que irão frequentar o local e o transito ficará mais perigoso com aumento de veículos.
Outra questão é que o bairro por sua maioria são pessoas idosas e que são bastante controladoras e prezam pela tranqüilidade para o descanso.
Segundo o modelo de JUNG1, os moradores do bairro representados pelo Carlos Henrique, adotam um modelo restritivo, pensam em seus próprios interesses sem levar em consideração as necessidades da gravadora, ou mesmo seu modelo de tratamento com o bairro onde estão planejando trazê-los para uma visita a sede da empresa.
JUNG a idéia de introversão e extroversão são as mais usadas. Jung descobriu que cada indivíduo pode ser caracterizado como sendo primeiramente orientado para seu interior ou para o exterior, sendo que a energia dos introvertidos se dirige em direção a seu mundo interno, enquanto a energia do extrovertido é mais focalizada no mundo externo.
Em defesa de seus interesses eles se apóiam em questão fundamental sem respaldo, pois os pontos negativos da gravadora são irrelevantes em consideração aos benefícios, onde no caso eles usam um representante em defesa de seus interesses e tentam rebaixar as vantagens da gravadora a fim de conseguir barrar sua instalação.
De outro lado, Jorge Andrade gerente de negociação e representante da gravadora que vem em defesa da liberação da instalação da gravadora do bairro. Com isso, vem apresentar uma proposta para fazer uma negociação amigável, sem prejuízos para a população envolvida no caso.
Pelo modelo padrão de Jung, o negociador da gravadora tem um perfil confrontador, onde apesar de ter um ponto contrário sendo favorável a criação da montadora do bairro, apresenta-se amistoso e colaborativo, explanando os prós do projeto e confiando na mudança de postura dos moradores do bairro.
O modo de tratamento do negociador da gravadora é considerado o ideal, pois colocar pontos fortes do projeto ao mesmo que sabe defender as críticas dadas pelos pelo grupo de moradores do bairro, mas sem ser agressivo, dando margem a respostas e definindo limites na negociação e eliminando itens desnecessários, como o problema do barulho.
1 “Carl Gustav JUNG nasceu em 26 de julho de 1875, em Kesswil, Cantão da Turgóvia, às margens do lago Constança na Suíça.
3° PASSO
A gravadora insiste após análise de mercando envolvendo os 4 Ps do Marketing (Preço, Praça, Produto e Promoção), explanando os seus conceitos de uma forma geral temos;
• Preço: É o volume de dinheiro cobrado por um produto ou serviço. Preço é a quantidade de O consumidor ao comprar um produto paga o preço e recebe os benefícios dele, apenas uma parte do custo total que os clientes pagam numa troca, que inclui vários outros fatores para tomada de valor;
• Praça: Após um produto ser produzido, com o seu preço estabelecido, ele precisa ser distribuído no mercado até os pontos de vendas. A praça ou distribuição de um produto no mercado tem um importantíssimo papel no Mix de marketing.
• Produto:
...