TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Ensaios: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHAGUERA- UNIDERP

POLO CATALÃO - ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado como requisito parcial de nota nas disciplinas DE TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA na Universidade Anhanguera de Catalão - GO. Tutora Roberta Araújo de Jesus.

“A indústria de bebidas Pira passa por mudanças no modelo de gestão e busca soluções para o novo cenário que se apresenta”

Dentre as várias formas e composições administrativas uma das que mais se destacam são as empresas familiares, que ocupam um espaço importante no cenário econômico e social capitalista. Estas empresas surgem da iniciativa e empenho de indivíduos empreendedores e dos seus familiares. Um caso de empresa familiar é a Indústria de Bebidas Pira, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 por iniciativa de João Barroso.

O doutor João, como é conhecido dentro da empresa, é um senhor carismático, com uma história de vida repleta de superações. Chegou em São Paulo, vindo do Nordeste em 1956, ainda adolescente, com 14 anos, para trabalhar como vendedor de fumo e bebida, no Mercado Público Municipal de São Paulo.

Em 1965, o jovem João estava casado e com dois filhos, quando adquiriu um pequeno alambique para produção de cachaça e conhaque. Em pouco tempo, o processo artesanal de produção de bebidas foi substituído por equipamentos e sistemas mais robustos de armazenagem e envelhecimento. A demanda cresceu na mesma proporção que a empresa se consolidava no mercado regional. Hoje, a cachaça e o conhaque produzido pela indústria de Bebida Pira, é referência em sabor e qualidade em todo o Brasil.

A indústria de bebidas Pira é um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas, todavia enfrenta uma crise de gestão, pois o Dr. João está sentindo o peso da idade decidiu em assembleia com 138 funcionários presentes, anunciar que pretende se aposentar e transferir as responsabilidades da gestão para os filhos Paulo e Iran. Os funcionários foram pegos de surpresa, pois o Dr. João sempre conduziu com sobriedade e carisma a equipe, e todos temem que a falta de qualificação profissional de Paulo e Iran reflita no processo da empresa. Até então, os filhos desempenham funções gerenciais em todas as áreas da empresa, determinadas de acordo com as orientações do Dr. João.

Paulo e Iran sempre se dedicaram a empresa e respeitaram o conhecimento intuitivo e gerencial do pai, e este foi um dos motivos pelos quais não buscaram a qualificação profissional para gerenciar a empresa familiar. Embora o pai não tenha definido um prazo especifico para saída da empresa, os irmãos consideram pertinente contratar um escritório de consultoria empresarial para apresentar um plano de sucessão.

1-INTRODUÇÃO

Diante das considerações acima o presente trabalho tem por objetivo atuar no papel do escritório de consultoria , logo orienta-los para as ações que precisam ser implementadas para as mudanças na estrutura gerencial, a fim de mantê-la com referência de qualidade no mercado. Metodologia esta baseada no perfil dos gestores.

Para CHIAVENATO,2007, o ambiente em que as empresas operam é extremamente mutável e dinâmico, e nos processos de mudança organizacional a principal preocupação é manter a perpetuação do negócio. Implementar e liderar um processo de mudança organizacional é tarefa fundamental do administrador, a começar pelo executivo principal da empresa. Em consenso a fala do autor é inevitável concluir que o sucesso de um negócio fundamenta-se no grupo gestor, onde deve haver dedicação e conhecimento pra poder se manter em mercados cada vez mais competitivos. Em meio a esse cenário as empresas familiares passam muitas vezes por sérios problemas pra conseguir se manterem em seus respectivos segmentos de negócios sendo muito importante frisar a adequação e preparação de seus sucessores para continuidade de vida da empresa.

2-SUCESSÃO DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA

Êxito nesse processo de sucessão só terá eficácia se houver um planejamento onde todos deverão estar envolvidos: tanto o sucedido, o sucessor, a família e a própria empresa. Antes a sua saída definitiva da empresa o Dr. João dar melhor suporte junto com consultoria externa, até mesmo porque resultados adquiridos durante sua gestão até o momento se mostram significativos, tendo em vista que deve dar continuidade de atuação e desenvolvimento daquilo à que trabalha a empresa visto ao fato de que os mesmos já apresentam inclusive conhecimento dos setores da empresa em geral, mas que se mostra necessário a esse processo aprimoramento e capacitação para continuidade dos negócios da indústria de Bebidas Pira.

2.1 Perfil dos prováveis sucessores

Traçar o perfil do futuro sucessor é de extrema relevância nesse processo, pois assim é possível identificar os fatores que beneficiam e influenciam na escolha do futuro gestor; Assim pode-se identificar formação acadêmica, treinamentos, aptidão para aprimorar conhecimento, facilidade em se adequar as exigências de mercado e a empresa como um todo, organizando-a e repassando a todo sistema que forma a empresa de um modo geral de inclusão de todos os setores qual sua real situação, tendo que negociar e administrar conflitos que sempre existirão agindo de forma neutra para não criar atritos pessoais e assim podendo por em prática os objetivos da empresa de Bebidas Pira conforme até a continuidade e melhoramento da empresa desde seu fundador até sua posterior continuidade.

2.2 Tabela 01

Competências e Habilidades do Gestor IRAN PAULO

Pro atividade x x

Liderança - x

Motivação x -

Atitude empreendedora x x

Inovação - x

Trabalho em equipe x x

Ampliar conhecimento x x

Flexibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com