Desafio Profissional
Pesquisas Acadêmicas: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DiogoRobson77Gma • 4/11/2014 • 1.894 Palavras (8 Páginas) • 316 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
Desafio profissional das disciplinas
Técnicas de negociação, Gestão do conhecimento e Desenvolvimento pessoal e profissional.
Lavras, 02 de junho de 2014.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
Atividade Prática Supervisionada apresentada na forma de Trabalho acadêmico na disciplina de Técnicas de negociação, Gestão do conhecimento e Desenvolvimento pessoal e profissional, do curso de Administração, 1º período, da Universidade Anhanguera - Uniderp.
Tutora: Karla Passos.
Curso: Administração.
Nome: Vitor Pereira Francisco.
RA: 8529964589
Lavras, 02 de junho de 2014.
Introdução
Neste trabalho iremos acompanhar o desenvolvimento de uma negociação entre uma associação de moradores muito conservadores por ser a maior parte constituída de pessoas de terceira idade, mais o bairro necessita de algumas melhorias e uma grande gravadora de influencia e que esta disposta a negociar sua instalação, com algumas melhorias no bairro. Na primeira negociação ficaram resolvidas algumas questões como a do barulho devido a gravadora possuir isolamento acústico e a de infraestrutura no transito com a implantação de placas e faróis de transito e a negociação junto aos órgãos competentes de uma obra de retorno junto a rodovia o que facilita o acesso de veículos ao bairro, ficando pendente a questão da segurança.
Ao saberem da intenção de uma grande gravadora de musica de se instalar no bairro a associação de moradores formada e com seu representante o líder/negociador, o senhor Carlos Henrique. Este levou até a prefeitura da cidade um manifesto para cancelar a instalação da gravadora no bairro.
Entre as alegações de Carlos Henrique para a não instalação da gravadora esta a falta de estrutura no transito, a falta de segurança por ser uma grande gravadora, além de afetar a tranquilidade por causa do barulho da gravadora, sendo o bairro habitado por pessoas de terceira idade.
Segundo o modelo de jung citado no PLT pagina 222, o SR Carlos Henrique e a associação dos moradores se encaixam no estilo restritivo, que se caracteriza pela falta de cooperação, independente do resultado para a outra parte, o que neste caso dificulta a solução do conflito.
Do lado da gravadora esta o senhor Jorge Andrade, gerente de negociação, que vem apresentar uma proposta boa para ambas as partes, sem prejuízo para a gravadora que já fez uma pesquisa onde se comprovou que o bairro seria o melhor local para a instalação e sem prejuízo para os moradores envolvidos tentando adquirir a confiança dos mesmos.
O senhor Jorge entende os questionamentos da associação de moradores e se propõe a responder a cada um mostrando aos mesmos que será vantajoso para o bairro a instalação da gravadora tentando deste modo conseguir a confiança dos moradores e a simpatia dos mesmos. Pode-se perceber, portanto, que de acordo com o modelo de Jung(pagina 223 do PLT), o estilo de Jorge é o amigável, a negociação tende a ter um estilo cooperativo, disposto a manter um bom relacionamento com a outra parte, facilitando o acordo e a busca de bons resultados para ambas as partes.
Em uma primeira reunião a Associação de moradores através do senhor Carlos Henrique levou alguns questionamentos mais temidos pela população ao senhor Jorge.
A primeira questão seria com respeito ao barulho que a gravadora de musica poderia propagar no bairro. O senhor Jorge argumentou que os estúdios da gravadora são a prova de som e que alguns moradores poderiam visitar a sede da gravadora para se certificarem disso. Proposta esta que foi aceita pelo senhor Carlos Henrique e que será acertada a data para visita.
O segundo ponto seria a respeito da falta de infraestrutura no transito, o que é muito temido pela população do bairro, uma vez que a gravadora aumentara muito o transito no bairro. Essa questão ficou acertada com implantação de placas de sinalização e faróis de transito e viabilização juntos as secretaria competentes de uma obra de retorno junto a rodovia o que facilita a entrada e saída de veículos no bairro.
O terceiro e ultimo ponto é a questão da segurança, a gravadora através de seu representante, propõe que após se estruturar no bairro com prazo estipulado pela associação de moradores irá viabilizar a instalação de câmeras de segurança ao longo do bairro e junto a policia militar solicitar um patrulhamento mais ostensivo na região, e usar de seu prestigio junto aos órgãos competentes para tentar a instalação de posto policial no bairro, alegando que devido sua instalação no mesmo o numero de moradores aumentou significativamente.
Sendo assim a negociação teve êxito para ambas as partes e todos saíram ganhando, a gravadora com a instalação em um ótimo bairro e os moradores com as melhorias em infraestrutura no transito e na segurança o que só agregou valor em seus imóveis, devido se tornar um dos melhores bairros para se morar da região.
Conclusão
Com a constante expansão nos negócios e com o aquecimento da economia Brasileira as empresas tendem a se expandir cada vez mais e longe dos grandes centros, assim mais perto de bairros, residências e com isso trazendo grande insatisfação dos moradores por receio de trazer consigo o movimento dos grandes centros, e a violência acabando assim com o “sossego” de todos, mas é preciso chegar a um meio termo para que não se prejudique o desenvolvimento das empresas, e nem deixe insatisfeito os moradores, para que seja bom para os dois
lados, o negociador Jorge Andrade propôs melhorias no bairro e na segurança do mesmo e mostrou que tem tecnologia avançada contra ruídos, sendo assim o desenvolvimento, não afetaria em nada na
...