Desafio Profissional
Trabalho Escolar: Desafio Profissional. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Japalu • 4/11/2014 • 1.604 Palavras (7 Páginas) • 291 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso Superior de Pedagogia
(Polo Taboão da Serra)
“ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA e EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE”
Professor Tutor Presencial e a Distância:
TABOÃO DA SERRA 24 de ABRIL de 2014/ SP
INDICE
INTRODUÇÃO 03
ETAPA 1 - 04
ETAPA 2 - 07
ETAPA 3 08
CONSIDERAÇÕES FINAIS 09
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO
Este desafio retrata o multiculturalismo e ás diversidades no âmbito escolar e no Projeto Pedagógico Curricular das escolas com o fim de proporcionar conhecimentos relativos a realidade sociocultural.
Atualmente, a globalização, multiculturalismo, questões de gênero e de raça, novas formas de comunicação, manifestações culturais e religiosas, diversas formas de violência e exclusão social configuram um variado cenário social, político e cultural. Para que se efetive um avanço na formação docente, são imprescindíveis os estudos e o conhecimento do multiculturalismo e suas concepções, especialmente em relação aos negros, de modo a possibilitar ao professor e à escola uma visão de inclusão e de formação do aluno capaz de lhe valorizar a cultura e etnia como forma de afirmação e elevação da autoestima.
PASSO 1 _ Principais aspectos abordados na (LDBEN 9.394/96) a respeito ás diversidade e ao multiculturalismo.
A LDB já se inicia afirmando que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem em vários lugares, um dos quais é a escola.
Art. 1º - A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais...
Art. 4º. O dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram
acesso na idade própria;
II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;
III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino;
IV - atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade;
V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística,
segundo a capacidade de cada um;
VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;
VII - oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e
modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;
Resumindo os art. 1º ao 4º compreende-se no dever constitucional do estado com a educação, entre outras, as garantias de oferta gratuita de educação básica a adultos e de educação infantil as crianças até cinco anos, à partir dessa lei a escola deve se adequar ao aluno, e garantir o seu estudo.
– Principais aspectos abordados na (PCN) a respeito ás diversidade e ao multiculturalismo.
A PCN é o modelo de organização curricular, que propõe o básico a ser ensinado, não é igual a LDBEN que é obrigatório a ser seguido, Seu objetivo é garantir que crianças e jovens tenham acesso aos conhecimentos necessários para a integração na sociedade moderna como cidadãos conscientes, responsáveis e participantes.
Existem temas transversais que ajudam a escola a cumprir o papel de formar alunos cidadãos. Os alunos devem ter noções básicas de ética, noção de cidadania, responsabilidade e desenvolver o senso crítico.
O PCN, portanto, uma proposta do MEC para que a educação escolar brasileira tenha um caminho a seguir. São referências todas as escolas do país para que garantam aos estudantes uma educação básica de qualidade.
- Principais aspectos abordados na (DCN para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana) a respeito as diversidades e ao multiculturalismo.
A DCN para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana visa corrigir injustiças, eliminar discriminações e promover a inclusão social e a cidadania para todos no sistema educacional brasileiro, e estão em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que assegura o direito à igualdade de condições de vida e de cidadania, assim como garantem igual direito às histórias e culturas que compõem a nação brasileira.
As Diretrizes “constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática” (Art. 2), estando embasadas nos princípios de valorização da consciência política e histórica da diversidade, fortalecimento de identidades e de direitos, e
...