Desafio Profissional
Trabalho Escolar: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MariaCal10 • 6/11/2014 • 1.738 Palavras (7 Páginas) • 412 Visualizações
1
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE UNIDADE:UNIDADE 1-BELO HORIZONTE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
Relatório Parcial Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos II (PROINTER II)
BELO HORIZONTE/MINAS GERAIS
2014
2
Tema: De que maneira as organizações através das Tecnologias de Gestão podem se anteciparem aos impactos causados no meio ambiente por meio da atividade fim da Organização. Como o Direito Empresarial atua em relação às responsabilidades da organização nesta área?
Projeto Interdisciplinar aplicado à Tecnologia em Recursos Humanos, apresentado como requisito do curso de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera UNIDERP, pólo Unidade 1 – Belo Horizonte, sob a orientação da tutora EaD Tania Maria Alves Capodifoglio.
Belo Horizonte/Minas Gerais
2014
3
RESUMO
Os assuntos abordados, é de extrema importância para sociedade mundial por se tratar da própria sobrevivência humano, em questões ambientais dentro de poucos anos em todo o planeta. Os relatos abaixo foram retirados de pesquisas feitos por estudiosos dos setores de Direito Empresarial, responsabilidade social e Meio ambiente junto a sociedade e Setor empresarial.
Apresentaremos o contexto sobre três temas que reunidos se torna a união do meio em que vivemos. Veremos a Responsabilidade social de umamaneira mais profunda, conscientizando a importância de atitudes e ações que realizadas de maneira certa no presente terá reflexo positivos no futuro. Tomaremos conhecimentos de responsabilidades determinas ao setor empresarial como obrigação social para com a população.
Como a sociedade recebe e reage em relação a mudanças para preservação do meio ambiente. O planejamento das organizações que almejam um diferencial no mercado, criando novas estratégias para conquistar novos clientes, sem perder o foco da responsabilidade social, que é o que está em evidencia. Como envolver o colaborador da Organização e compromete-lo com todo o processo para que ele se sinta peça chave para desenvolver com qualidade, mas com responsabilidade.
4
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 05-06
2. Corpo de ensaio 07
2.1. Desenvolvimento teórico08
2.2. Considerações do desafio profissional09
3. Considerações finais10
REFERENCIAS11
5
1.INTRODUÇAO
1.DE QUE MANEIRA AS ORGANIZAÇÕES ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DE GESTÃO PODEM SE ANTECIPAREM AO IMPACTOS CAUSADOS NO MEIO AMBIENTE POR MEIO DA ATIVIDADE AFIM DA ORGANIZAÇÃO.
Este artigo tem como objetivo conhecer como as empresas devem tratar a relação com o meio ambiente, desta forma será mostrado que grande parte das empresas hoje já trabalham com foco neste assunto, não podendo esquecer que mesmo que esta empresa tenham um aumento de custos, ainda assim obtém lucros consideráveis, e mostra ao consumidor final que a empresa tem uma responsabilidade com o meio ambiente.
A empresa que aplica o SGA(Sistema de Gestão Ambiental), mostra que está tendo o cuidado em preservar o meio ambiente e tenta com isso conscientizar também a sociedade.
Para explicar melhor o que é SGA é a forma de planejamento das atividades que podem minimizar e eliminar os processos industriais no meio ambiente, e esta pratica quando bem aplicada pode evitar desperdícios de matérias primas, fazendo com que os recursos naturais, sejam poupados.
“A contaminação do meio ambiente natural pelas industrias teve início com a Revolução Industrial no século XIX, e dessa época em diante, o problema teve um crescimento exponencial, provocando inúmeras catástrofes ambientais que tiveram repercussão local, regional e global.” (Dias, 2006 p.44).
Dentro do processo de desenvolvimento sustentável, as empresas teriam que tratar os recursos naturais como finitos, considerando que a má utilização dos mesmos pode levara um colapso global.
1.2-COMO O DIREITO EMPRESARIAL ATUA EM RELAÇÃO AS RESPONSABILIDADES DA ORGANIZAÇÃO NESTA AREA?
Segundo Antônio Inagê de Assis Oliveira “O licenciamento ambiental é o instrumento através do qual o órgão ou entidade ambiental competente avalia os projetos a ele submetidos, considerando os impactos positivos e negativos, para decidir se autoriza ou não a instalação, a ampliação ou o funcionamento do mesmo e, em autorizando, se faz ou não exigências para minorar os impactos ambientais negativos e maximizar os impactos ambientais positivos.”
Sendo assim, o licenciamento ambiental é o processo administrativo complexo que tramita perante ainstância administrativa responsável pela gestão ambiental, seja no âmbito federal, estadual ou municipal, e que tem como objetivo assegurar a qualidade de vida da população por meio de um controle prévio e de um continuado acompanhamento das atividades humanas capazes de gerar impactos sobre o meio ambiente.
6
A Lei nº 6.404/1976 que determina os direitos e deveres das organizações no Brasil deixa claro nos artigos 115 a 117 e 153 a 157, que “O acionista deve exercer o direito de voto no interesse da companhia e deve usar o poder de controle com o fim de fazer a companhia realizar o seu objetivo e cumprir sua função social, e tem deveres e responsabilidades para com os demais acionistas da empresa, os que nela trabalham e para com a comunidade em que atua, cujos direitos e interesses deve lealmente respeitar e atender.”
Portanto, as organizações e seus acionistas devem ter consciência do papel que exercem tanto interna, quanto externamente, de que modo podem colaborar e, principalmente, estarem comprometidos com esse papel. Toda empresa deve ter valores sociais firmados em suas raízes e em sua cultura organizacional, sendo assim o alto escalão administrativo tem que está consciente da responsabilidade social e de seus reflexos nesta sociedade.
7
QUAL A IMPORTANCIA DE
...