Desafio Profissional
Artigo: Desafio Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 8/12/2014 • 2.666 Palavras (11 Páginas) • 3.628 Visualizações
1
DESAFIO PROFISSIONAL
CURSO: PEDAGOGIA
1ª SÉRIE
DISCIPLINAS NORTEADORAS: Leitura e Produção de Textos, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
Promover o estudo dirigido a distância.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.
Para atingir estes objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do Desafio Profissional ao longo do bimestre, sob a orientação do Tutor, considerando as disciplinas norteadoras.
A sua participação nesta proposta é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.
2
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir os passos propostos neste desafio profissional, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir:
Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, Língua Brasileira de Sinais, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.
Relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas do conhecimento.
Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.
Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.
OBJETIVO DO DESAFIO
Justificar o uso das tecnologias na educação em espaços escolares e não-escolares.
PRODUÇÃO ACADÊMICA
Elaborar uma proposta, em texto, para a implantação de novas tecnologias na educação e capacitação docente.
3
DESAFIO PROFISSIONAL
A ONG Esperança foi contemplada com recursos financeiros para investir em tecnologias voltadas para a educação e capacitação docente. A diretoria precisa justificar para a instituição financiadora como serão aplicados os recursos e para fazer isto solicitou a colaboração dos professores.
Na periferia das cidades onde o poder público frequentemente se mostra incapaz de resolver os problemas sociais dos moradores, surgem iniciativas de instituições religiosas e da comunidade civil organizada para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A ineficiência e muitas vezes desinteresse do Estado no atendimento às necessidades básicas da população é amenizada por iniciativas das chamadas Organizações do Terceiro Setor, também conhecidas como Organizações não Governamentais (ONGs).
Um bom exemplo de ONG que atua na área da educação é a Associação Beneficente de Assistência Social Esperança, que há mais de 20 anos desenvolve projetos de atendimento à comunidade carente em uma região periférica da capital do Estado. A ONG Esperança, como é conhecida na comunidade, desenvolve projetos com o objetivo de garantir um espaço seguro para a prática de esportes e atividades lúdicas, reforço escolar, oficinas de artesanato, música e cursos profissionalizantes no contraturno do período escolar.
Os recursos financeiros que garantem a manutenção da infraestrutura, mobiliário e recursos pedagógicos e humanos são oriundos de doações de pessoas físicas e jurídicas e convênios com o poder público e instituições internacionais de apoio a projetos sociais.
Recentemente a diretoria da ONG Esperança, encaminhou o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” para uma instituição internacional que financia relevantes projetos educacionais. Nesta semana a diretoria recebeu a boa notícia da aprovação do projeto, isto significa que recursos financeiros foram disponibilizados para serem aplicados em tecnologias voltadas para a educação e capacitação docente.
O projeto prevê a utilização das tecnologias tanto nas salas temáticas, onde são desenvolvidas atividades específicas como reforço escolar, aulas de música,
4
brinquedoteca e formação profissional, quanto em um amplo espaço que recentemente foi inaugurado para este fim. Esta sala, destinada ao uso de tecnologias na educação é ampla, nova, porém subutilizada. A ONG Esperança conta com apenas 3 computadores conectados a uma impressora e a internet. As crianças e adolescentes não tem acesso a estas tecnologias e a rede sem fio (Wi-Fi; IEEE 802.11) é bloqueada por senha, impedindo que naveguem na internet, através dos seus dispositivos móveis.
Os equipamentos são de uso restrito dos professores para a preparação de aulas, conferência de e-mails e pesquisas na internet. O objetivo do projeto “Esperança com tecnologias para a educação” é mudar esta realidade. Tanto a equipe de professores, composta por profissionais de diferentes áreas, quanto as quase 300 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, poderão utilizar estes novos espaços que contarão com variados recursos tecnológicos destinados ao ensino e aprendizagem.
Em reunião com professores a diretoria da ONG Esperança, levantou as fragilidades para a implantação do projeto “Esperança com tecnologias para a educação”. Estas fragilidades estão relacionadas principalmente à escolha dos equipamentos, definição das didáticas apropriadas para cada área do conhecimento, acessibilidade daqueles que possuem necessidades educacionais especiais e relativas ao aprimoramento das competências profissionais dos professores que atuam na ONG Esperança.
Como o projeto prevê a justificativa para os financiadores, de como serão utilizados os recursos, a diretoria da ONG Esperança propôs aos professores que contribuam com ideias e sugestões relacionadas a:
Definição dos recursos tecnológicos necessários voltados para o ensino e aprendizagem de crianças e/ou adolescentes nos ambientes temáticos (salas de música, brinquedoteca, sala de capacitação profissional, etc);
Definição dos recursos tecnológicos necessários voltados para o ensino e aprendizagem das crianças e/ou adolescentes na sala de tecnologias aplicadas à educação;
5
Definição dos objetivos e justificativas de uso das tecnologias sugeridas;
Sugestão de curso de capacitação profissional relacionada aos conhecimentos pertinentes à didática a partir das novas tecnologias da educação e da comunicação.
Após o levantamento dos dados apresentados pelos professores, a diretoria da ONG Esperança vai elaborar um relatório que será enviado à instituição financiadora do projeto com justificativas sobre a aplicação dos recursos. Este é um grande desafio para toda a equipe de colaboradores da ONG Esperança, e a partir de agora será o seu desafio profissional também.
Passo 01
A novas tecnologias aplicadas a área da educação devem ser utilizadas com objetivos específicos, considerar a capacidade cognitiva e a faixa etária dos usuários, as estratégias didáticas e a capacidade de operacionalização. A ONG Esperança conta com ambientes/salas temáticas, que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas das crianças e adolescentes e cabe a você propor como será este espaço. Visualize um ambiente/sala temática (brinquedoteca, sala de artes, oficina de música, etc), relacionada a sua área de formação profissional, defina quem serão os usuários, quais tecnologias devem compor este ambiente/sala temática. Justifique sua escolha, as estratégias de uso, os objetivos e especifique como as tecnologias assistivas devem ser utilizadas.
Exemplo: Ambiente/Sala Temática: Usuários: Recursos Tecnológicos Justificativa e estratégias de uso Objetivos Aplicação de tecnologias assistivas
6
Passo 02
A ONG Esperança possui uma espaço amplo especialmente destinado para a aplicação de tecnologias nas práticas educativas. Como este ambiente será de uso coletivo, todas as crianças, adolescentes, professores das diversas áreas do conhecimento e demais colaboradores terão acesso aos recursos tecnológicos disponibilizados. Considerando as especificidades de uso deste espaço, desenvolva um texto explicando as razões pelas quais o projeto “Esperança com tecnologias para a educação” vai contribuir para a formação das crianças e adolescentes atendidos pela ONG Esperança. O texto deve ser elaborado em no mínimo 5 mil e máximo de 10 mil caracteres, com espaço.
Passo 03
Para que os recursos tecnológicos sejam utilizados com eficiência e objetivos pedagógicos adequados, os docentes, precisam se aperfeiçoar constantemente, visto que as tecnologias se tornam obsoletas rapidamente. Uma das preocupações do projeto “Esperança com tecnologias para a educação” é capacitar os docentes para o uso dos recursos tecnológicos em práticas educativas, e você deve propor conteúdos virtuais que sejam relevantes para esta capacitação. Justifique suas escolhas e desenvolva uma sinopse do conteúdo sugerido. Indique pelo menos um curso, um vídeo, um texto e outro conteúdo de sua escolha (livro, software, aplicativo, game, palestra, blog, reportagem, etc.), e não se esqueça de apresentar o local onde é possível encontrar tais informações disponibilizadas na internet.
Exemplo 1:
Curso: Nome do Curso
Disponível em: www.endereco.do.curso.escolhido.com
Data de acesso: dia/mês/ano
Justificativa da escolha do Curso (entre 300 e 600 caracteres com espaço).
Sinopse do Curso (entre 300 e 600 caracteres com espaço)
7
Exemplo 2:
Vídeo: Título do Vídeo
Disponível em: www.endereco.do.video.escolhido.com
Data de acesso: dia/mês/ano
Justificativa da escolha do vídeo (entre 250 e 600 caracteres com espaço).
Sinopse do vídeo (entre 300 e 600 caracteres com espaço).
Exemplo 3:
Texto: Título do Texto
Disponível em: www.endereco.do.texto.escolhido.com
Data de acesso: dia/mês/ano
Justificativa da escolha do Texto (entre 300 e 600 caracteres com espaço).
Sinopse do Texto (entre 300 e 600 caracteres com espaço).
Exemplo 4:
Conteúdo indicado: Software
Disponível em: www.endereco.do.software.escolhido.com
Data de acesso: dia/mês/ano
Justificativa da escolha do Conteúdo (entre 300 e 600 caracteres com espaço).
Sinopse do Conteúdo (entre 300 e 600 caracteres com espaço).
Passo 04
Organize sua produção de acordo com a padronização exigida.
8
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA As organizações beneficentes, filantrópicas, de ajuda humanitária, que buscam suprir a necessidades de indivíduos ou grupos não são um fenômeno recente da vida em sociedade. Independentemente da cultura ou período histórico da humanidade é possível verificar que as pessoas sempre buscaram soluções para os problemas enfrentados, seja uma catástrofe, seca, escassez de alimento, entre outros. O sentimento de solidariedade, de ajuda e compaixão pela situação do outro sempre esteve presente na vida em sociedade. As chamadas Organizações Não Governamentais (ONGs) surgiram a partir das necessidades da população, desassistida pelo Estado e interesses da iniciativa privada. No Brasil estas organizações sem fins lucrativos, assim como as associações e fundações, são amparadas pela Lei nº 9.790/1999, que regulamenta as ações das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público e as parcerias estabelecidas com o poder público. As ONGs podem atuar em diversas áreas como educação, direitos humanos, diversidade sexual, meio ambiente, proteção dos animais, entre outras. Um exemplo de ONG que atua em projetos relacionados a educação, segurança e bem-estar de crianças e adolescentes é a AEBAS, que desenvolve parcerias com o poder público e privado, instituições religiosas e organismos internacionais que apoiam projetos de relevância social. Uma destas instituições financiadoras é a KHN que apoia projetos desenvolvidos por ONGs localizadas em países pobres e em desenvolvimento. Segundo dados apresentados pela KNH no Anuário 2012 os recursos são provenientes de doações de mais de 100 mil colaboradores, que em 2012 apoiaram 945 projetos, em 29 países, beneficiando mais de 1.5 milhões de crianças e jovens principalmente na Etiópia, Burundi, Uganda, Zâmbia, Índia, Brasil e Haiti. Os ONGs possuem liberdade para definir suas estratégias de ação, de acordo com a realidade que se apresenta. Os projetos precisam ter objetivos claros e coerentes com as demandas sociais, e contam com a ação de profissionais
9
contratados e voluntários. Um projeto de grande relevância social desenvolvido pela AEBAS é o “Som da Vida” que ensina crianças e adolescentes a tocar instrumentos musicais resgatando canções tradicionais, populares e folclóricas do Brasil e do Mundo. O ensino da música requer um ambiente com acústica adequada, livre dos ruídos externos, instrumentos afinados, partituras legíveis e uma série de outros elementos que contribuem para a aprendizagem. Quando o aluno se depara com um ambiente temático, motivador, que instiga a sua criatividade e imaginação a aprendizagem ocorre com mais facilidade. Uma sala de música, um laboratório de informática, uma brinquedoteca, e outros espaços destinados a uma finalidade específica são bons exemplos de ambientes que favorecem o processo de ensino-aprendizagem. Algumas instituições de ensino tem investido em salas ou ambientes temáticos como estratégia para melhorar o processo de ensino aprendizagem e o interesse dos alunos. Bons exemplos de instituições de ensino que utilizam as salas ambientes são a Escola Básica Nereu Ramos em Santo Amaro da Imperatriz – SC, o Colégio Divino Salvador em Itú – SP, e o Colégio de Aplicação da Universidade de Roraima. Implementar o uso de recursos tecnológicos na educação é um grande desafio para os professores e gestores escolares. Além dos recursos financeiros para a aquisição de novas tecnologias é importante que no projeto político curricular estejam claros quais os objetivos pedagógicos que devem ser atingidos. É importante ainda, que todo projeto implementado em instituições de ensino considere a educação inclusiva, conforme previsto em legislações nacionais e internacionais. Os projetos que envolvem tecnologias na educação requerem que os docentes tenham a consciência da necessidade de atualização constante, em cursos que o capacitem para o domínio das novas tecnologias. Atualmente uma série de cursos são disponibilizados na internet com este objetivo, e muitos são gratuitos. Universidades renomadas no mundo todo oferecem cursos nas mais variadas áreas do conhecimento, muitos tem o objetivo de capacitar pessoas para o uso de novas tecnologias aplicadas a educação. No portal da
10
Universia Brasil é possível encontrar a indicação de vários MOOCs (Massive Open Oline Course), que ofertam cursos relacionados a tecnologia e educação. Algumas das principais plataformas que ofertam gratuitamente cursos abertos online massivos (MOOCs) com conteúdos e materiais didáticos dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária são Coursera, Inversity, Udacity, edX, Unesp Aberta, entre outras. Infelizmente a oferta de cursos produzidos ou traduzidos em língua portuguesa ainda é pequeno, mas com grande potencial de crescimento. A capacitação docente não está condicionada apenas a instituições universitárias, na internet são disponibilizados muitos cursos livres, desenvolvidos por instituições públicas e privadas, e até mesmo por indivíduos que compartilham tutoriais e cursos em plataformas de vídeos como o Youtube, Vimeo, entre outros.
11
POSTAGEM DO DESAFIO PROFISSIONAL
Postar no Ambiente Virtual a versão final do Desafio Profissional em arquivo único no formato .doc / .docx, (Word), para a avaliação e do tutor.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Desafio Profissional: Nota de 0 a 4 pontos.
Observar a padronização, a organização e observância às orientações para a construção do Desafio Profissional.
PADRONIZAÇÃO
O Desafio Profissional elaborado em planilha de texto com no máximo 10 páginas, estruturado1 com o seguinte padrão:
Padronização geral:
Papel branco, formato A4.
Margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm.
Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 16 para título, 14 subtítulo, 12 para o texto, 10 para citações diretas superiores a 3 linhas e espaçamento simples.
1. Capa
Papel branco, formato A4
Adoção da logomarca da Universidade Anhanguera – Uniderp;
Local da Unidade de Ensino (Polo), Curso e Disciplinas Norteadoras;
Nome e RA do participante;
Título da atividade (se houver);
Nome do tutor;
Cidade e data da postagem.
2. Introdução (apresentar brevemente o desafio);
3. Desenvolvimento (abordar os passos desenvolvidos);
4. Considerações finais;
5. Referências bibliográficas.
1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.
12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AEBAS. Associação Evangélica Beneficente de Assistência Social. Florianópolis/SC. Disponível em: < http://www.aebas.org/>. Acesso em 05 de abril de 2014.
______. Grupo “Som da Vida”. Disponível em: <http://www.aebas.org/index.php/grupo-som-da-vida.html>. Acesso em 05 de abril de 2014.
ANUÁRIO 2012. Kindernothilfe: Juntos mudaremos o mundo. Disponível em: <http://br.kindernothilfe.org/multimedia/KNH/Downloads/Fremdsprache_+Portugiesisch/Anu%C3%A1rio+2012+%282_3+MB%29.pdf>. Acesso em 05 de abril de 2014.
ASSISTIVA. Legislação. Disponível em: <http://www.assistiva.com.br/legisl.html>. Acesso em 05 de abril de 2014.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.9394/1996. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1997. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 16 de fevereiro de 2014.
COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Salas Temáticas. Disponível em: <http://ufrr.br/cap/index.php/salas-tematicass>. Acesso em 05 de abril de 2014.
COURSERA. Disponível em: <https://www.coursera.org/>. Acesso em 05 de abril de 2014.
EDX. Disponível em: <https://www.edx.org/>. Acesso em 05 de abril de 2014.
HELPOUTS. Disponível em: <https://helpouts.google.com/>. Acesso em 05 de abril de 2014.
INVERSITY. Disponível em: < https://iversity.org/>. Acesso em 05 de abril de 2014.
KINDERNOTHILFE. Disponível em: <http://br.kindernothilfe.org/>. Acesso em 05 de abril de 2014.
PORTAL DO SENADO. Educação a Distância. Disponível em: <http://www12.senado.gov.br/senado/ilb/ead/cursos/cursos-a-distancia>. Acesso em 05 de abril de 2014.
UDACITY. Disponível em: <https://www.udacity.com/>. Acesso em 05 de abril de 2014.
13
UNESP ABERTA. Disponível em:< http://www.unesp.br/unespaberta>. Acesso em 05 de abril de 2014.
UNIVERSIA. Moocs que recomendamos. Disponível em: < http://noticias.universia.com.br/tag/MOOCs-que-recomendamos/>. Acesso em 05 de Abril de 2014.
VIMEO. Disponível em: < http://vimeo.com/>. Acesso em 05 de abril de 2014.
YOUTUBE. Sala ambiente de Geografia e Atualidades – Geography Room. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=VoRDUabWye8>. Acesso em 05 de abril de 2014.
______. Sala Ambiente – Escola Nereu Ramos. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=sOgf-wvV_i8>. Acesso em 05 de abril de 2014.
______. Disponível em: < http://youtube.com>. Acesso em 05 de abril de 2014.
COMO CITAR ESTE DESAFIO PROFISSIONAL
MARTELLI, Lindolfo A.; Desafio Profissional de Leitura e Produção de Textos, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional. [Online]. Valinhos, 2014, p. 01-13. Disponível em: <www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em fevereiro de 2014.
...