Desafio Profissional Restaurante Smak
Artigo: Desafio Profissional Restaurante Smak. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rdl112910 • 4/9/2014 • 1.095 Palavras (5 Páginas) • 829 Visualizações
Anhanguera Educacional Ltda
Administração
Empreendedorismo/Comportamento Organizacional
Rodrigo de Lima RA 8522937151
Soluções Problemas Restaurante Smak
Roque Filippi Tomé
Joinville,22/04/2014
Introdução
O objetivo deste trabalho é colocar todo conhecimento obtido através das aulas temas das matérias de empreendedorismo e comportamento organizacional, na analise da situação proposta no desafio profissional.
Fazendo assim todo um levantamento de falhas e soluções baseado na ferramenta Swot, relatando após os pontos fracos do negócio e possíveis soluções.
Mostrando que a não atualização e modernização dos diversos processos de uma empresa, leva a mesma a ficar obsoleta e perder espaço no mercado.
Estudo de Caso
O município Vale da Felicidade é povoado por descendentes de imigrantes poloneses que migraram em meados da década de 1950. A economia do município se sustenta principalmente pela agricultura familiar e a atividade turística, que explora os passeios semanais com a tradicional Maria Fumaça que outrora transportava trabalhadores da mineração. Hoje, o passeio de trem é uma ótima opção para aqueles que buscam a beleza das paisagens naturais e que desejam curtir ao lado da família e amigos a nostalgia de um passeio a moda antiga.
Os passeios ocorrem aos sábados e domingos e duram praticamente o dia inteiro, com pequenas paradas para observação dos vales, pequenas cachoeiras, da fauna e da flora que é amplamente preservada na região. O embarque dos passageiros ocorre na Estação Felicidade, localizada próximo a uma antiga mina de carvão desativada, distante três horas de trem do centro da cidade. Pontualmente as 11:30 os passageiros desembarcam no centro da cidade, para fotografar as casas de arquitetura típica e almoçar em um dos quatro restaurantes da cidade. Um destes estabelecimentos é de propriedade de Irena Partala, viúva, sem filhos e que vive na casa dos fundos do pequeno restaurante na companhia dos pais idosos.
Embora o restaurante da família Partala tenha uma excelente localização e tradição em comidas típicas polonesas, cujo prato principal é o pierogi, é o restaurante menos frequentado tanto por turistas quanto pelos habitantes locais. Os outros restaurantes da cidade servem comidas a quilo, churrasco e lanches prontos. A fachada do restaurante ostenta seu nome, Smak, entalhado em madeira, com arquitetura típica polonesa, mesas rústicas de cedro, cardápios escritos à mão em língua polonesa e interiormente decorado com as cores branco e vermelho, compondo a identidade do restaurante.
Infelizmente nos últimos anos Irena não tem conseguido bons ganhos com o negócios, e isto se deve aos novos restaurantes que surgiram logo que os passeios turísticos de Maria Fumaça iniciaram. Com o falecimento do seu esposo, que outrora assumia a cozinha e a gestão do local, Irena teve que contratar um cozinheiro e um garçom para auxiliá-la no atendimento aos clientes. Seu garçom, Lorival, é um antigo amigo da família que estava desempregado há bastante tempo devido um problema de saúde, e procurou por Irena para pedir uma oportunidade. Muito carinhosa, Irena não hesitou em contratá-lo. Seu cozinheiro, um rapaz bastante tímido, chamado Ademir, tem grande experiência na culinária, mas só pode fazer exatamente o que Irena determina no cardápio, já que ela faz questão de definir as refeições, desde o falecimento do seu esposo.
Durante os dias da semana o restaurante opera com um número reduzido de clientes. É quando Irena aproveita para realizar algumas atividades como compras, cotação e pagamento de fornecedores. Inclusive estas são atividades que Irena não se sente muito à vontade para realizar, pois acaba sempre esquecendo de fazer um pedido ou pagar um boleto. Já no final de semana, com o aumento de clientes, Irena tem que se desdobrar entre as atividades da cozinha, do caixa e da limpeza das mesas. Quase não há tempo para descansar.
A vida desta viúva não tem sido nada fácil. No entanto, mesmo diante de tantos desafios, Irena quer que seu negócio dê certo. Ela deseja que o restaurante Smak seja reconhecido como o melhor restaurante do Vale da Felicidade.
E você pode ajudá-la nisso!
FORÇAS
(Ambiente Interno)
FRAQUEZAS
(Ambiente Interno)
Agricultura Familiar
Cardápio Língua Polonesa
Boa localização
Falta Motivação Funcionários
Desejo de sucesso do negócio
Atendimento
Eco Turismo
Saxonalidade
Falta de delegação de funções
Falta de funcionários
Falta de divulgação
Falta de maiores opções no cardápio assim como a venda produtos de artesanato no estabelecimento
Falta Planejamento
Modernização Ambiente interno e externo
OPORTUNIDADES
(Ambiente Externo)
AMEAÇAS
(Ambiente Externo)
Explorar
...