Desaparecimento De Crianças No Brasil
Artigo: Desaparecimento De Crianças No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aparecidacuri • 20/10/2014 • 330 Palavras (2 Páginas) • 286 Visualizações
No Brasil, uma criança a cada 15 minutos desaparece. Milhares de famílias são atingidas por esse mal e não há políticas públicas que ajudem a resolução desse terrível problema. As estatísticas não são precisas, as polícias não são integradas e não há delegacias especializadas, o cadastro nacional de desaparecidos está desativado. Há a necessidade de mudanças, a sociedade civil tenta se organizar por meio de Organizações não governamentais e campanhas realizadas por elas, para se alcançar visibilidade e mobilizar a sociedade sobre esse mal. um grave problema social que assola o país e “esconde” por trás deste drama, a questão do tráfico de crianças por quadrilhas que atuam em território nacional e internacional, aliciam ou sequestram crianças para fins de venda de órgãos, trabalho escravo infantil, prostituição infantil e adoção ilegal .São milhares de pessoas desaparecidas no Brasil, dentre elas muitas são crianças. A falta de preparo do governo e de políticas públicas são evidentes. Não há registro de números oficiais, pois a maior pesquisa realizada neste sentido foi feita em 1999, com o apoio do Ministério da Justiça que apontou naquela época, o desaparecimento de mais de 200.000 pessoas por ano no país. Os dados não refletem a situação real, pois a falta de informatização e de uma política de comunicação entre as polícias estaduais brasileiras, dificultam a apuração de dados estatísticos precisos, bem como as principais causas do problema e o perfil dos desaparecidos. O ministério da Justiça reconhece que não há como contabilizar esse número, mas arrisca dizer que são 10.000 desaparecimentos anuais envolvendo crianças e adolescentes.
São Paulo, o estado mais populoso do país lidera o ranking nacional de desaparecimento de pessoas. Segundo a Delegacia de Pessoas Desaparecidas do Estado de São Paulo, ligada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a média é de 60 casos registrados diariamente na capital paulista. Em todo o estado, anualmente é reportada 18.426 ocorrências de desaparecimentos (dados de 2001).
...