Descrição Da Carreira De Jornalismo
Artigos Científicos: Descrição Da Carreira De Jornalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: idanfreitas • 13/11/2014 • 789 Palavras (4 Páginas) • 170 Visualizações
Descrição
O mercado de trabalho para os profissionais de jornalismo está se tornando a cada dia mais amplo, em que os mesmos possuem a capacidade de atuar em diversos setores da área de comunicação, seja ela no campo televisivo, radiofônico, fotográfico, empresas de comunicação, e entre outras. O profissional tem sob responsabilidade analisar, investigar, redigir e transmitir as notícias ao público através dos meios de comunicação, como em redes sociais, portais, jornais, revistas, rádio ou televisão.
Com a evolução dos meios de comunicação, as funções que o jornalista pode assumir
Produtor
O produtor trabalha diretamente na redação, desempenhando seu trabalho via telefone, e-mail ou via software desenvolvido para integrar as informações jornalísticas. O mesmo é responsável pelas pautas, em que após o término do jornal, ou a publicação da notícia, deve-se pensar na pauta que fará no dia seguinte, o que torna a área um processo interminável.
A rotina do produtor começa elaborando as pautas das reuniões, em que depende do editor chefe do jornal a aprovação, em que após a positividade, deve-se realizar uma análise de fontes e personagens para a reportagem, em que para o profissional da área é fundamental manter a agenda atualizada, pois é o responsável por realizar os contatos.
Após o término das pautas, o produtor encaminha aos repórteres as pautas, para que possam dar seguimento à matéria.
Reportagem
O repórter é o responsável em coletar as informações apresentadas em diversos meios de comunicação para a divulgação na mídia contendo as últimas notícias, mantendo o público informado em tempo real. A profissão possui uma amplitude de sub-áreas, como por exemplo: repórter cinematográfico, repórter correspondente, repórter de área, repórter web, e repórter investigativo.
Cinegrafista
Ligado com a área de rádio e TV, o cinegrafista é o responsável pelo manuseio das câmeras de vídeo, em que no jornalismo, amplia-se a área para repórter cinematográfico, em que destaca-se ao jornalista as filmagens de documentários e assuntos ou fatos jornalísticos. O mesmo é considerado os olhos do repórter, pois coleta as imagens que serão exibidas.
Assessoria de imprensa
A área de Assessoria de imprensa tem a principal tarefa de gerenciar o relacionamento entre uma entidade, pessoa física, empresa ou órgão público, que possui o objetivo de construir um vínculo entre a mídia e o público-alvo, dando visibilidade ao seu nome junto com os meios de comunicação.
O assessor de imprensa elabora estratégias, releases, artigos, agendamento de entrevistas, convite para eventos, e entre outras atividades, desenvolvendo o relacionamento da marca em conjunto com os jornalistas.
Edição
O editor tem sob responsabilidade dar o formato final da exibição da notícia, pois o profissional da área é o que seleciona o tamanho da notícia que será exibida nos veículos de comunicação, as ilustrações e fotografias que circularão com a matéria, e o texto final que será publicado nos jornais, rádios, revistas, televisão e internet. O mesmo é o responsável por conferir o texto do repórter e prosseguir com o andamento da
...