Desperdicio No Brasil
Projeto de pesquisa: Desperdicio No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: simonyacre • 22/5/2014 • Projeto de pesquisa • 832 Palavras (4 Páginas) • 212 Visualizações
INTRODUÇÃO
No dia 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água, não está longe o dia em que a água será reconhecida como o bem mais precioso da humanidade. O Brasil é um país privilegiado, pois nele encontra – se uma respeitável quantidade de água e a maior reserva de água doce potável do Planeta. A água doce utilizada para consumo humano é proveniente das represas, rios, lagos, açudes, reservas subterrâneas e em certos casos do mar.
Pesquisas mostram que, no início do século XXI, o mundo tem se conscientizado a respeito da falta de água e do desperdício, ou seja, da necessidade de se economizar, porém, o percentual do desperdício de água no Brasil está em níveis preocupante e alarmante. Apesar do país ser um dos campeões em existência de fonte de água potável no mundo, não podemos desperdiçar.
O consumo Mundial de água cresceu duas vezes mais rápido do que a população mundial no ultimo século, e no planeta terra temos apenas 1% de água potável, e esta, está distribuída desigualmente para a população mundial, o pouco que nos resta, ainda corre o risco de ser contaminada por nossos esgotos e lixos. Com isso a contaminação das águas superficiais (mares, rios, lagos, represas) vem crescendo de forma assustadora, principalmente nas zonas costeiras e grandes cidades em todo o mundo.
JUSTIFICATIVA
Com a educação ambiental incluída em todos os níveis da educação escolar, principalmente na educação infantil onde ocorre os primeiros passos que irá favorecer também o comportamento pessoal no sentido de incentivar atitudes e valor de cidadania para que o aprendiz possa viver em seu grupo social e seu meio ambiente conscientizado.
Com tudo isso o aluno passa a dar valor a atitudes simples, como não desperdiçar alimentos, água potável, entre outras coisas, onde todos esses assuntos poderão ser desenvolvidos em sala de aula nas ações de educação básica.
A escola como suposta extensão do lar é local de convivência e interação social devendo, portanto estimular o desenvolvimento de atitudes de cuidado com o desperdício de água potável e com o meio ambiente em que vivemos.
O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e o não desperdício e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
OBJETIVO
O presente estudo tem como objetivo avaliar e analisar o desperdício doméstico de alimentos, entre outros, e o armazenamento de água potável para o consumo em estudantes e familiares do mesmo.
A água para o consumo da população tem que esta armazenada em reservatórios de distribuição e depois enviada para grandes tanques e caixas d’água de casas e edifícios. Após o uso, a água segue pela rede de captação de esgotos, antes de
voltar à natureza, ela deve ser novamente tratada, para evitar a contaminação de rios e reservatórios, sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional.
A avaliação do projeto aponta casos interessantes com a inclusão da educação ambiental no ensino escolar, tendo em vista que ela
...