Di Cavalcante E As Mulatas Brasileiras
Monografias: Di Cavalcante E As Mulatas Brasileiras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: oliveirasah • 1/6/2013 • 3.593 Palavras (15 Páginas) • 2.142 Visualizações
Universidade Paulista
UNIP
Projeto Integrado Multidisciplinar ( Pim )
As Mulatas de Di Cavalcante e o Fetiche da Mulata Brasileira
Deborah Benedetti
Laise Azadinho
Natalia Kozakas
Samanta Oliveira
Thyla Rolim
Desembro-2012
São Paulo- SP
Conteúdo
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVO 4
DI CAVALCANTI 5
PRINCIPAIS OBRAS 6
FETICHE 7
MULATAS BRASILEIRAS 10
CARTELA DE CORES 16
PAINÉIS SEMÂNTICOS 17
FOTOS DO LOOK 20
COLEÇÃO 24
BIBLIOGRAFIA 53
INTRODUÇÃO
Trabalho desenvolvido por nós alunos do 2º semestre de Design de Moda que consiste na pesquisa sobre o pintor modernista Di Cavalcanti e suas obras e a relação dele com o Fetiche das Mulatas Brasileiras e a Moda, com a criação de uma coleção inspirada no quadro Mulheres com Frutas.
Iremos abordar quais os objetivos de ter escolhido o quadro para chegar até coleção. Desenvolvemos o estudo do fetiche, onde queríamos chegar para surpreender o público. O que é o fetiche e sua história.
Mostraremos também a cartela de cores, as que mais destacam, e as escolhidas sobre o quadro. Os painéis semânticos de segmento e público, do começo até o resultado final.
A produção fotográfica de moda com a peça criada, utilizamos fotos reais do desfile já apresentado.
E por fim, toda a coleção desenvolvida em 20 croquis.
OBJETIVO
Di Cavalcanti usava a estética que abordava a sensualidade tropical do Brasil enfatizando os diversos tipos femininos. As cores brasileiras em suas obras, em conjunto com toques de sentimentos e expressões marcantes dos personagens retratados ditavam o estilo artístico do pintor.
Mulheres com Frutas é um quadro da década de 30 e não foge desse estilo. Com uma certa leveza, utilizando tons alegres e que remetem a vaidade e delicadeza da mulher mulata brasileira, torna-se um método de mostrar os traços e aparência mais visível para a realidade vivida.
As frutas que chamam a atenção no quadro fez com que torna-se parte do "fetiche" da roupa criada. Como inspiração o tom do rosa e parte da meiguice chamada atenção, surgiu a ideia em desenvolvermos uma meia-saia com babados, delicada, sutil e ousada.
Quadro Mulheres com Frutas
DI CAVALCANTI
Di Cavalcanti (1857-1976) foi um artista, ilustrador e pintor brasileiro, um dos idealizadores da semana de Arte Moderna de 1922. Foi um dos primeiros artistas a pintar elementos da realidade brasileira, como favelas, festas populares, operários.
Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo era o seu nome de batismo. Nasceu no Rio de Janeiro e já com 17 anos, fazia ilustrações na revista Fon Fon. Em 1917, chegou a fazer o curso de Direito na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Casou-se com Maria, sua prima, em 1921.
Di Cavalcanti
Foi amigo de Oswald de Andrade e Mário de Andrade, mentores da Semana de Arte Moderna de São Paulo. O pintor adquiriu experiência expondo seus trabalhos em galerias de Bruxelas, Amsterdã, Paris, Londres. Na Europa, conheceu artistas como Picasso, Satie, Léger e Matisse.
Em 1932, fundou o Clube dos Artistas Modernos, com Flávio de Carvalho, Antonio Gomide e Carlos Prado.
Di Cavalcanti era simpatizante das idéias comunistas, por isso, foi perseguido pelo governo de Getúlio Vargas e acabou sendo preso, mas libertado no começo da segunda guerra, voltando para Paris.
Di Cavalcanti ilustrou livros de poetas e escritores famosos como Vinícius de Moraes e Jorge Amado. Em 1951, participou da Bienal de São Paulo e doou seus desenhos ao MAM- Museu de Arte Moderna da mesma cidade- Museu de Arte. Em 1954, O MAM do Rio de Janeiro fez uma retrospectiva de sua obra.
Em 1956, recebeu o prêmio da mostra Internacional de Arte Sacra de Trieste, na Itália. Em 1961, com a construção de Brasília, elaborou a tapeçaria para o palácio da Alvorada e pintou a Via-Sacra da catedral da cidade. Outros trabalhos seus conhecidos: Samba (1925), Mulata Sentada(1936) e Cenas da Bahia(1960).
Morreu no ano de 1976, no Rio de Janeiro.
PRINCIPAIS OBRAS
- Pierrete - 1922
- Pierrot - 1924
- Samba - 1925
- Samba - 1928
- Mangue - 1929
- Cinco moças de Guaratinguetá - 1930
- Mulheres com frutas - 1932
- Família na praia - 1935
- Vênus - 1938
- Ciganos - 1940
- Mulheres protestando - 1941
- Arlequins - 1943
- Gafieira - 1944
- Colonos - 1945
- Abigail - 1947
- Aldeia de Pescadores - 1950
- Nu e figuras - 1950
- Retrato de Beryl - 1955
- Tempos Modernos - 1961
- Tempestade - 1962
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