Diagnostico Organizacional
Artigos Científicos: Diagnostico Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricoramos34 • 6/9/2014 • 6.507 Palavras (27 Páginas) • 404 Visualizações
CAPÍTULO I
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
APRESENTAÇÃO
“Diagnóstico Organizacional procura avaliar a existência e a educação das estratégias vigentes na organização em relação ao andamento das transformações para a construção de seu futuro” (COSTA, 2004, p. 51).
São os levantamentos de dados a respeito de uma organização, para definir realmente quais são os problemas e fragilidades que ocorre, para que possam ser remediados e assim resolvidos.
Este trabalho consiste em apresentar a pesquisa organizacional realizada na SECRETARIA DE ESTADO DO TRABALHO – SETRAB. Onde foi feito um levantamento de suas atividades que são voltadas para intermediação de emprego, qualificação profissional, geração de renda e acesso ao seguro desemprego.
Para a coleta dessas informações foram utilizadas amostras de três colaboradores sendo: um da base, um da média e o outro da alta hierarquia, sendo somente para efeito de laboratório acadêmico, onde foram utilizadas três técnicas de pesquisa: a bibliográfica, a de campo e a documental. E os resultados obtidos dessas técnicas foram através de quatro instrumentos de pesquisa: O roteiro de entrevista, check list de observação direta, check list documental e o questionário.
A importância deste diagnóstico para a organização é de que a mesma ficará ciente das fragilidades dos seus ambientes: Interno e Externo. E assim podendo tomar as devidas providência quanto a sua melhoria, tornando-se satisfatória para sua demanda.
Temos como objetivo da pesquisa, diagnosticar toda estrutura física e administrativa e avaliar o conhecimento de seus colaboradores, referente aos procedimentos. Implantados perante o desenvolvimento da organização, que busca moderar o índice de desemprego no Estado do Amazonas, intermediando a mão-de-obra ao mercado de trabalho.
No primeiro capítulo trata-se em apresentar a entidade, onde mostrará sua missão, visão, valores e princípios, políticas organizacionais objetivos e metas. Apresentando sua razão social, endereço, nome fantasia, natureza do negócio e seu histórico.
No segundo capítulo é o perfil da entidade, onde mostrará seus produtos e serviços, porte da empresa e características das instalações, principais tecnologias, quadro funcional e o seu organograma.
No terceiro capítulo está a análise interna: pontos fortes, fracos e a melhorar, gráfico das áreas críticas. Análise externa: Stakeholders, principais clientes, principal diferencial competitivo, concorrência no mercado onde a empresa atua e principais fornecedores.
Este diagnóstico é resultado de um estudo de diversas fontes de pesquisas através de levantamento de informações adquiridas nas dependências da Secretaria. Diante do presente trabalho foi possível traçar um paralelo entre a prática e a teoria estudada em sala de aula, enriquecendo de forma positiva os conceitos aprendidos até então.
1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Esta apresentação mostrará detalhadamente os dados que a entidade possui e o que ela tem a oferecer.
1.1 RAZÃO SOCIAL
NOME: Secretaria de Estado do Trabalho - SETRAB.
CNPJ: 05.537.452/0001-20
1.2 ENDEREÇO
Avenida Joaquim Nabuco, 1919, Centro.
CEP: 69020-030
1.3 NATUREZA DO NEGÓCIO
Atendimento ao público e atendimento as políticas publicas em relação ao mercado do trabalho, geração de emprego, qualificação da mão de obra.
1.4 MISSÃO
É a razão de existência da organização, a abrangência por sua vez, pode ser descrita como a cobertura pretendida para as áreas de atuação da organização. (ELIEZER, 2007, p. 33).
Conforme o manual de qualidade, a referida entidade define sua missão como: “As políticas estaduais relativas ao emprego, mercado de trabalho e promoção do trabalhador é de responsabilidade da SETRAB, que formula, supervisiona, coordena, executa e avalia todas as ações correspondentes à área. Entre suas atividades principais estão: apoiar medidas para intermediação de emprego, qualificação profissional, geração de renda e acesso ao seguro desemprego, em articulação com órgãos e entidades das esferas Federais, Estadual, e Municipal.”
De acordo com o conceito acima, a empresa procura suprir suas expectativas como as necessidades dos clientes, demonstrando assim a preocupação em manter clara a sua real existência, para que se disponha ao mercado.
Recomenda-se que esta seja mantida, mas devendo ser transmitida de forma simples e objetiva, para que todos que a envolvam possuam conhecimento de sua verdadeira função e desejos no mercado que utiliza seus serviços.
1.5 VISÃO
Para o uso prático na nossa metodologia, adotaremos a seguinte definição. É um modelo mental de um estado ou situação altamente desejável, de uma realidade futura possível para a organização. A visão deve ser definida de maneira simples, objetiva, abrangente, mas compreensível para todos, tornando-se, assim, útil e funcional para os envolvidos com a organização. (ELIEZER, 2007, p. 35-36).
Com base nos documentos cedidos pela entidade como site da organização e Diário Oficial da União, sua visão é: “Ser reconhecida como modelo de gestão na implementação e incrementos de políticas públicas voltadas para a geração de trabalho, emprego e renda dos cidadãos do Estado do Amazonas”.
A visão da organização que nos foi definida possui coerência, pois, mostra aonde a empresa quer chegar, quando demonstra a “intenção de onde se deseja que a organização esteja amanhã em seu ambiente”, conforme conceito do autor. Compreende-se que para que a empresa possa ter sucesso a sua visão deve estar disponível de modo que os colaboradores possam ler e vêem em um local adequado.
Portanto
...